Aliexpress-Cupom
Liberar Espaço no Smartphone
Image by Pexels from Pixabay

Você já está a um certo tempo com seu smartphone e tem percebido que a câmera não está funcionando e o aparelho trava a todo momento até mesmo para uso de recursos simples como por exemplo fazer uma ligação?

Sabia que isso pode estar ocorrendo por falta de espaço de armazenamento em seu Smartphone? 

Portanto, se você quer saber como resolver problemas de lentidão e falta de espaço do seu smartphone não deixe de ler esta postagem até o final onde você encontrará 4 dicas incríveis para te ajudar. 

1.Realizar backup/exclusão das fotos armazenadas no Google Fotos

Geralmente a maioria dos smartphones já vem com o aplicativo Google Fotos instalado por padrão (O Google Fotos é um aplicativo que armazena suas fotos e vídeos em uma nuvem do Google).

No entanto, se o seu aparelho não está com o Google Fotos instalado, faça a instalação acessando a página do aplicativo na loja oficial da Google Play (Para smartphones sistema Android que é o foco desta postagem).

Depois que você instalar o aplicativo Google Fotos ele começará a fazer o backup de todas as suas fotos e vídeos na nuvem em sua conta Google configurada em seu aparelho.

Não sei se você já percebeu, mas todo aparelho smartphone precisa de uma conta do Google que é solicitada logo que você liga seu aparelho pela primeira vez.

Na conta do Google configurada em seu smartphone é onde serão armazenadas todas as suas informações referentes aos serviços do Google como: Google Contacts, Youtube, Google Drive e Google Fotos e outros serviços do Google.

O fato é que muitas pessoas não sabem que o Google Fotos armazena suas imagens em nuvem e que não precisa manter as fotos ocupando espaço em seu aparelho.

Portanto, sempre que você entrar no aplicativo Google Fotos e verificar que suas últimas fotos e vídeos foram salvos em seu perfil uma boa prática é apagar as que estão no aparelho ou fazer um backup das fotos em um HD externo ou em um computador caso queira mantê-las em outro lugar.

2.Faça a limpeza do cache do Google Chrome e de aplicativos

Arquivos de caches são arquivos temporários que são utilizados por navegadores de internet, sistemas operacionais e por aplicativos com o objetivo de tornar a navegação mais rápida ou armazenar informações.

O cache utilizado por navegadores de internet como o Google Chrome por exemplo, possuem o objetivo principal de garantir uma navegação mais rápida e com menos consumo de banda de rede, tendo em vista que ele armazena os arquivos abertos recentemente para não precisar baixar novamente como imagens, textos e parte de vídeos.

No caso de cache armazenado por aplicativos e sistemas o objetivo é armazenar informações pessoais, de Login ou de configurações para não precisar o usuário ficar inserindo as mesmas informações toda vez que for acessar o aplicativo.

Obvio que isso não se aplica a aplicativos seguros como os que realizam transações bancárias ou outro tipo de operação sensível, onde de fato o usuário tem que entra com as informações necessárias sempre que acessar o aplicativo.

Portanto, o cache ele desempenha um grande papel na experiência de uso, mas, podem ocupar um grande espaço na memória do PC ou smartphone que podem comprometer o espaço de armazenamento interno.

Inclusive é possível que aplicativos como o Google Chrome e TikTok possam ter arquivos de caches com mais de 10 GB a depender do uso.

Para resolver este problema basta realizar a limpeza de cache do navegador de internet ou se for cache de aplicativos acessando as configurações de aplicativo de seu smartphone.

Se você não sabe como fazer isso em seu aparelho deixe aqui nos comentários que irei te ajudar com todo prazer.

3.Gerencie os arquivos do seu smartphone com o app Files do Google

Uma forma de gerenciar melhor o espaço do seu aparelho smartphone é utilizando o aplicativo Files do Google.

Geralmente este aplicativo não vem instalado por padrão na maioria dos aparelhos, no entanto, é possível baixar o aplicativo na loja de Apps da Google Play.

No Google Files é possível utilizar uma função chamada “Limpar”, que, como o próprio nome sugere, pode localizar arquivos desnecessários como arquivos de cache e fotos e arquivos duplicados.

4.Limpe os arquivos da pasta WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens muito utilizado pelas pessoas e onde é bastante comum principalmente em grupos o recebimento de muitas fotos, vídeos e áudios.

Dependendo da quantidade de imagens, vídeos e áudios que são recebidos e enviados diariamente isso pode significar a ocupação de muito espaço interno em seu smartphone.

Algo que é negativo no aplicativo WhatsApp é que quando você apaga um arquivo no aplicativo ele não é apagado na pasta utilizada pelo App para armazenar os arquivos.

Por este motivo, para realmente os arquivos do WhatsApp sejam apagados é necessário acessar:  Gerenciador de arquivos > Armazenamento interno >  WhatsApp> Media e verificar os arquivos que deseja apagar. 

Se desejar apagar todos os arquivos do WhatsApp poderá apagar completamente os arquivos acessando: Gerenciador de arquivos > Armazenamento interno > WhatsApp > Media. 

Não se preocupe em apagar a pasta pois ao abrir o WhatsApp e receber ou enviar algum arquivo ele a recria novamente de forma automática. 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.