...

4 dicas para você deixar a inicialização do computador mais rápida

por Edson Pessoa
283 Visualizações
4 dicas para você deixar a inicialização do computador mais rápida

Imagem de Lukas Bieri por Pixabay

Se você está com seu computador ou notebook demorando muito para iniciar, ao ponto de passar muito tempo para apresentar a tela para colocar as informações de Login ou carregar a área de trabalho eu sugiro que você não deixe de ler esta postagem até o final.

Nesta postagem eu vou deixar 4 dicas importantes e que com certeza podem lhe ajudar a resolver este problema de inicialização lenta do seu computador deixando ele um pouco mais rápido.

Antes de passar para as dicas gostaria de deixar uma observação que para executar alguns procedimentos especificados aqui nesta postagem é necessário ter direitos de usuário administrador.

1.Evite deixar muitos arquivos na área de trabalho

Os atalhos e arquivos que ficam na área de trabalho (primeira tela onde ficam os atalhos e arquivos logo que o computador é iniciado) podem acarretar lentidão durante a inicialização do computador (principalmente se os arquivos que estiverem na área de trabalho for arquivos grandes).

Portanto, sempre opte em salvar seus arquivos nas pastas especificas do computador como: Documentos, Imagens, Vídeos, Músicas entre outras.

Mantendo esta prática de não salvar todo tipo de arquivo na área de trabalho com certeza vai interferir bastante na velocidade de inicialização do sistema.

2.Limpe arquivos desnecessários do computador

Com o passar do tempo o computador começa a acumular arquivos nos setores do HD e isso interfere diretamente na inicialização do computador.

Para contornar esta situação é indicado que você apague arquivos que você não precisa mais ou execute o desfragmentador de disco sempre que possível.

Para usar o desfragmentador de disco basta acessar o “Menu Iniciar > Ferramentas Administrativa do Windows> Desfragmentar e otimizar unidades“.

Depois que abrir a tela do Desfragmentador clique em “Analisar” e depois que concluir a análise clique em “Otimizar“.

Vale salientar que este procedimento pode demorar um pouco, portanto, tente executar em um momento preferencialmente que não esteja utilizando o computador.

3.Desinstale programas que não esteja utilizando

Quando fazemos a instalação de programas no computador, a depender do tipo de programa pode acontecer de durante a instalação o programa se inicializar automaticamente. 

Isso não é nada de anormal, pois é uma forma de quando precisarmos deste programa ele já responder em um tempo hábil melhor.

No entanto, acontece que as vezes estão iniciando junto com o sistema programas que não utilizamos mais ou utilizamos com muita frequência.

Neste caso é interessante desinstalar os programas que não se utiliza mais e os programas que se usa esporadicamente desativar a sua inicialização automática.

Para desinstalar qualquer programa no Windows basta acessar o menu “Iniciar > Sistema do Windows > Painel de Controle > Programas e Recursos“, depois basta escolher o programa e clicar em um programa que se deseja desinstalar e clicar na opção “Desinstalar“.

Para desativar um programa que está iniciando automaticamente no Windows basta seguir os seguintes passos: “Digite na busca ao lado do botão Iniciar “Gerenciador de Tarefas” > Clique no Ícone do gerenciador de tarefas > Ao abrir a nova janela clique na Aba “Inicializar” Clique sobre os programas que são exibidos e clique no botão “Desabilitar“.

Depois de realizar estes ajustes com certeza a inicialização do sistema Windows será otimizada.

4.Mantenha o sistema operacional e drivers atualizados

Manter o sistema operacional sempre atualizado também é um fator de grande importância e que com certeza vai tornar a fluidez do sistema.

Sabemos que as vezes alguns problemas surgem por conta de atualizações, no entanto, mesmo com estes impasses é importante manter o sistema operacional atualizado.

Pois nas atualizações é onde são corrigidas as brechas de segurança e falhas em alguns recursos.

Outro ponto muito importante é manter os drives do computador atualizados. Geralmente para atualizar os drivers basta acessar o site do fabricante do seu equipamento e baixar os arquivos atualizados.

Se você não sabe como atualizar os drives de seu computador ou não sente segurança em fazer uma dica é ligar para o suporte da marca de seu computador.

Estas informações são fáceis de serem encontradas na internet ou mesmo no manual que veio junto com o seu computador.

Aplicou todas as dicas anteriores e o problema persiste?

Se você já aplicou todas as dicas que descrevi nesta postagem e ainda permanece a lentidão na inicialização do seu computador pode ser que o problema seja outros.

Muitas vezes problemas relacionados a lentidão podem ter relação direta com falhas no disco rígido ou podem indicar algum problema no sistema operacional em si.

Neste caso o ideal a se fazer é realizar um teste de diagnostico em seu computador para verificar se existe problema em algum hardware (Hd, memória RAM, Placa mãe).

Este teste de diagnostico muda de um fabricante para outro, mas, caso tenha dúvidas basta buscar ajuda no suporte do fabricante ou no manual do produto.

Espero ter lhe ajudado com este tema e se você ainda possui alguma dúvida com relação a este assunto não se esqueça de deixar aqui nos comentários.

Terei o maior prazer em lhe ajudar.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE