...

5 dicas de segurança para você ficar mais protegido contra os hackers na internet

por Edson Pessoa
88 Visualizações

A cada dia que passa, a tecnologia se torna parte de nossas vidas e muitas de nossas informações pessoais estão cada dia mais disponíveis na internet.

Estando ciente desta crescente dependência pelos serviços online gostaria de nesta postagem trazer  5 dicas importantes e que você deve aplicar no seu dia a dia para melhorar a segurança online e prevenir contra ataques de hackers.

Lembre-se que pessoas mal-intencionadas não invadirão repentinamente, muito pelo contrário, os ataques ocorrem depois que os próprios usuários causam vulnerabilidades de segurança.

Para evitar que isso aconteça não deixe de ler esta postagem com 5 dicas de segurança.

1.Evite usar a mesma senha para várias redes sociais ou sites.

Muitos usuários cometem o erro de usar apenas uma senha porque temem que, se tiverem várias senhas, possam esquecer.
No caso do Google uma solução bem interessante e que vai te ajudar nesta tarefa Para resolver este problema é o  gerenciador de senhas.

Além de salvar as informações de senhas de acesso, esta ferramenta também permite que você verifique quantas contas usam a mesma senha, se a senha de acesso é uma senha forte e difícil de ser descoberta.

Se você ainda não conhece este serviço de gerenciador de senha do Google acesse agora pelo link: https://passwords.google.com/

2. Habilite a verificação em duas etapas

Um recurso muito interessante e que está disponível  em diversas redes sociais e em sistemas da internet  é a verificação em duas etapas.

A verificação em duas etapas é um recurso de segurança que evita que invasores entrem em sua conta e se passem por você ao descobrir sua senha.

E não se trata apenas de acessar sua conta, quando uma pessoa mal intencionada rouba sua senha, ela pode bloquear o seu acesso à sua conta e fazer outras coisas como:

  • Acessar e até mesmo excluir e-mails, contatos, fotos, etc.
  • Fingir que é você e enviar e-mails indesejados ou prejudiciais a seus contatos.
  • Usar sua conta para redefinir as senhas de outras contas (bancárias, de compras, etc.)

Já se você ativar a autenticação em duas etapas só a senha não será suficiente para logar em sua conta porque a entrada só é permitida após uma segunda validação que pode ser: um código enviado por e-mail/sms, uma ligação telefônica ou aplicativo autenticador.

Um exemplo de serviço que disponibilizam a verificação em duas etapas é a gigante da internet Google.

Para você que tem uma conta Google e deseja aplicar está camada de segurança acesse: https://www.google.com/landing/2step/

3. Cuidado com sites e links falsos

O cuidado com sites falsos e com links  deve ser redobrado tendo em vista que através destes meios é onde ocorrem os ataques de Phishing.

Phishing é um tipo de ataque em que hackers usam sites ou links falsos para solicitar dados pessoais.

Normalmente, esses ataques são realizados por meio de links enviados por e-mails ou mensagens que se fazem passar por empresas ou fornecem prêmios e presentes.

Por este motivo é muito importante sempre ficar atento antes de sair clicando em qualquer link principalmente os enviados seu seu consentimento ou de fontes que você não conhece.

4. Mantenha seu computador ou Smartphone bloqueado quando não estiver utilizando.

Um hábito que é extremamente importante, mas, que muitos ignoram é se lembrar de bloquear o dispositivo (seja smartphone ou notebook) quando não estiver em uso para evitar que terceiros acessem aplicativos e contas salvas.

Pode parecer bobagem, mas, um computador que fica desbloqueado enquanto você se ausenta é um alvo certeiro de pessoas mal intencionadas.

5. Só baixe aplicativos das respectivas lojas oficiais de aplicativos

Baixar aplicativos  que não sejam das respectivas lojas de aplicativos é um risco.

Inclusive  o Google que possui a loja de aplicativo Google Play Store orienta que os usuários de dispositivos mobiles  baixem os aplicativos disponibilizados na loja oficial porque só assim eles são verificados por um sistema de segurança antes de baixar e instalar em seu dispositivo.

Agora que você sabe a melhor maneira de se proteger contra hackers o que acha de se inscrever em nosso canal do Youtube? Para se inscrever e receber nossos conteúdos em vídeo acesse aqui.

 

 

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE