...

5 dicas essenciais para deixar suas senhas protegidas

Nesta postagem você vai ficar sabendo 5 dicas incríveis de como manter suas senhas de serviços da internet e de serviços bancários protegidas.

por Edson Pessoa
52 Visualizações

Sem sombra de dúvidas as senhas são cruciais no que diz respeito a segurança das pessoas que utilizam a internet para realizar transações bancárias ou mesmo realizar uma compra em uma loja online. 

Por este motivo, gostaria de compartilhar 5 dicas essenciais e que vão lhe ajudar a manter as senhas mais protegidas.

1.Não utilize senhas óbvias

Ao criar uma senha tenha o cuidado de não utilizar  combinações muito óbvias e simples que possam ser facilmente descobertas por uma pessoa mal intencionada ou mesmo por softwares utilizados por crackers que realizam a quebra de senhas.

Uma maneira de criar uma senha segura é utilizando caracteres especiais.

caracteres especiais são aqueles caracteres mais exóticos ou incomuns, tais como: símbolos, figuras, sinais, etc e que de fato vai tornar uma senha mais segura e difícil de ser interpretada por softwares robôs.

2.Guarde as suas senhas na mente

Manter a senha memorizada é uma das maneiras mais seguras de se manter uma senha. Portanto, já fica de cara a primeira dica.

Evite escrever sua senha em pedaços de papel, em agendas ou mesmo em arquivos eletrônicos desprotegidos ou em qualquer meio que possa ser acessado por outra pessoa.

No entanto, memorizar todas as senhas poderá ser difícil para grande parte das pessoas, se este for seu caso, faça da seguinte forma:  escreva a senha em um papel ou em um meio eletrônico de sua confiança, mas, não informe o que aquela combinação significa ou de que serviço ela é.

Desta forma conseguirá ao menos manter esta informação sem sentido para uma pessoa que não sabe do que se trata a informação.

3.Não use a opção de “lembrar senha” em computadores públicos

Com a popularização da internet e dos computadores muitas pessoas já conseguem utilizar seus próprios computadores para realizar suas transações ou mesmo através dos aplicativos disponíveis. 

No entanto, muita gente utiliza computadores das conhecidas Lan-Houses ou mesmo do trabalho para realizar algum tipo de transação.

Portanto, é importante que em computadores públicos ou do escritório, não utilize a opção de “inserir senhas automaticamente”, “lembrar senha” ou equivalente que muitos sites e navegadores oferecerem.

Saiba que o computador do seu trabalho ou de uma Lan House não é seu, e as chances de outra pessoa acessar este computador e obter acesso as suas informações caso estejam salvas são grandes. 

Evite fazer isso inclusive em seu notebook, caso você costume utilizá-lo fora de casa com frequência.

4.Sempre clique em Sair, Logoff ou equivalente

Um hábito que muitas não tem e que deveriam fazer sempre que acessassem algum site na internet é o de clicar sobre as opções que permitem sair do sistema em uso. 

O fato de fechar apenas a aba do navegador de internet é um procedimento seguro na maioria das vezes, no entanto, em alguns casos, a simples reabertura da página pode fazer com que o conteúdo seja acessado novamente sem a necessidade de digitar a senha.

Isso acontece porque alguns sistemas (principalmente sistemas web e de e-mail) armazenam a senha de acesso em cache (um tipo de memória temporária) por um certo tempo que permite fácil acesso caso precise voltar a acessar novamente. 

No acesso ao e-mail é onde este cuidado deve ser bem maior, pois, no e-mail é onde temos informações sigilosas e de caráter importante onde um vazamento pode ser um problema sério.

Um jeito de garantir que isso não aconteça é clicando nos links ou botões com os dizeres “Sair”, “Logoff”, “Sign out” ou equivalente. Sempre.

5.Mude sua senha periodicamente

Por último eu gostaria de deixar uma dica que muitas pessoas acham chata, que é a recomendação de alterar a senha de tempos em tempos.

Sei que realmente é chato ter que memorizar uma nova senha de tempos em tempos, no entanto, é muito importante que você mude as suas senhas periodicamente, pelo menos a cada três meses.

Fazendo isso, você impede, por exemplo, que uma pessoa que capturou a sua senha e esteja acessando discretamente uma conta sua em um serviço qualquer continue a fazê-lo.

Conclusão

Espero ter lhe ajudado com estas dicas que com certeza vão garantir mais segurança para as suas senhas.

Lembre-se que prevenir é o melhor remédio, principalmente para quem utiliza os serviços através da internet.

São hábitos simples que vão garantir sua navegabilidade na internet e em suas transações na rede.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre este assunto deixe logo abaixo nos comentários. Será um grande prazer lhe ajudar. 

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE