...

5 dicas para melhorar o sinal Wi-Fi em sua casa

Se o sinal Wi-Fi da sua casa não for tão forte quanto você gostaria, há várias coisas que você pode fazer para melhorá-lo. Neste post, compartilharemos algumas dicas sobre como obter um sinal WiFi mais forte em toda a sua casa.

por Edson Pessoa
17 Visualizações

Se você estiver usando Wi-Fi para trabalhar, estudar ou jogar, uma boa conexão é essencial .

Por este motivo, para garantir que você esteja obtendo o melhor sinal Wi-Fi possível em sua casa, separei 5  dicas importantes para você que está passando por problemas com o sinal Wi-Fi em sua casa.

De uma coisa eu tenho certeza, estas 5 dicas com certeza vão te ajudar.

Vamos então saber quais são elas?

Dica 01 – Verifique a posição do seu roteador

A primeira dica é você posicionar seu roteador e suas antenas externas corretamente.

A maioria dos roteadores enviam o sinal horizontalmente, o que significa que as antenas devem ser posicionadas perpendicularmente ao roteador.

Também é importante garantir que seu roteador esteja em uma posição mais central na casa, na altura de uma mesa ou um pouco mais, para garantir a máxima cobertura.

Se sua casa tiver mais de um andar, você pode melhorar o alcance e a intensidade do sinal colocando o equipamento próximo a abertura da escada,  em teoria, isso deveria funcionar melhor do que manter o roteador em um local mais central.

No entanto, você precisará testar e verificar se colocando o mesmo na abertura da escada garante um sinal melhor no andar de cima. 

Também é interessante verificar se não tem nenhuma barreira física que possa estar bloqueando o sinal Wi-Fi do seu roteador. Isso inclui portas e paredes. 

O ideia mesmo em uma casa que possua dois andares em colocar um roteador na parte de baixo e outro na parte de cima para garantir um sinal mais estável. 

Dica 02 – Mantenha seu roteador longe de equipamento que causem interferência no sinal Wi-Fi

Reduzir o nível de interferências em seu roteador Wi-Fi é crucial para uma ótima propagação do sinal em sua casa. 

Portanto, mantenha seu roteador longe de dispositivos como fornos micro-ondas, portões eletrônicos, telefones sem fio e afins que possam atrapalhar o correto funcionamento do Roteador. 

Outro detalhe importante, principalmente se você mora em apartamento, é que o sinal dos roteadores vizinhos também pode causar interferência, inclusive se seu roteador trabalha na rede de frequência de  2,4 GHz é a mais suscetível a problemas que roteadores que funcionem na frequência de 5 GHz.

Dica 03 – Mantenha seu roteador com o Firmware Atualizado

Outro detalhe muito importante, mas, que em geral as pessoas não se preocupam ou em sua maior parte desconhecem é a sobre a atualização do firmware do seu roteador. 

Firmware é um conjunto de instruções de operação que são programadas diretamente no Roteador.

Deixando mais claro, O firmware é um programa que controla todas as configurações da sua internet, desde o recebimento por seu fornecedor até a distribuição entre seus dispositivos (celulares e computadores da sua casa).

O bom funcionamento deste programa (Firmware) é crucial para que  seu sinal Wi-Fi e a velocidade da sua internet seja processada corretamente.

Um Firmware desatualizado pode ocasionar baixo desempenho, quedas de Wi-Fi e até mesmo possibilitar que sua rede seja invadida.

 Felizmente, muitos fabricantes já viabilizam a opção de atualização automática de Firmware. Recomendamos ativá-la, se a encontrar.

Porém, se você não se sentir seguro em fazer isso, entre em contato com o suporte do Fabricante do seu roteador para que que possam lhe ajudar com esta atualização ou procure um técnico de sua confiança.

Saco o roteador tenha sido disponibilizado pelo fornecedor de internet entre em contato com o suporte para que lhe ajudem. 

Dica 04 – Altere a senha de sua Wi-Fi de tempos em tempos

Você pode em um primeiro momento pensar: O que tem haver senha com a velocidade e sinal de minha Wi-Fi?

Bom! Alterar a senha do seu roteador é importante, pois, de alguma forma pode ter ocorrido algum vazamento de senha e pessoas não autorizadas podem estar utilizando sua internet. 

Dependendo do numero de pessoas que estejam sabendo a sua senha da Wi-Fi, mesmo que o sinal esteja bom o acesso poderá ficar muito lento. 

Outra dica importante é verificar qual o padrão de criptografia usado pelo seu roteador.

O WPA3 é o padrão mais recente e seguro. Se o seu roteador suportar, selecione pelo menos WPA2/WPA3.

Se o sue roteador dispõe da função WPS se certifique de que esteja desativada, tendo em  vista que este padrão de segurança possui uma grande falha de segurança  que pode ser permitir que terceiros invadam a sua rede Wi-Fi.

Dica 05 – Opte por fornecedores de internet que utilizem Fibra Óptica

Se você já tentou todas as dicas anteriores e o seu problema ainda persiste, existem possibilidades que o problema seja na estrutura que leve internet a sua casa. 

Se você recebe a internet em sua casa através de um cabo de rede UTP  (aqueles cabos roliços geralmente na cor preta e azul) veja com seu fornecedor a possibilidade de lhe atender através de Fibra Óptica. 

No entanto, é importante entender que para que uma internet funcione corretamente é necessário que um conjunto de equipamentos estejam funcionando corretamente, inclusive os seus equipamentos que se conectam a esta rede. 

Portanto, nunca se pode declarar que o problema é o fornecedor ou é o equipamento, antes é necessário que sejam realizados testes inclusive com outros dispositivos que não seja o seu para avaliar se o problema é na estrutura da rede ou no dispositivo seja ele computador ou celular que esteja se conectando a rede.

Se o seu fornecedor não tiver como te atender por meio de uma fibra cabe a você verificar se existem outros fornecedores que possam lhe atender. 

Você também poderá gostar de: Entenda o que tem por trás de uma conexão de rede e internet:  O que é DHCP

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE