...

5 dicas para você se livrar de mensagens de Spam

por Edson Pessoa
36 Visualizações

Quem nunca recebeu mensagens indesejadas com conteúdo referentes a propagandas ou mesmo com informações publicitárias não é mesmo?

Bom, estas mensagens indesejadas sempre fizeram parte da vida dos usuários que utilizam e-mail, tanto, que empresas que oferecem serviços de e-mail sempre estão aperfeiçoando seus sistemas para combater este tipo de mensagem.

Afinal, as empresas estão se esforçando tanto para combater as mensagens de Spam que as vezes até mesmo mensagens que não são Spam são filtradas pelos sistemas de e-mail como tal.

Apesar de parecer inofensivas, as mensagens que recebemos classificadas como Spam podem trazer vírus, roubar dados, aplicar golpes com ofertas fraudulentas e lotar a sua caixa de entrada com mensagens e notificações inúteis.

Por este motivo, não deixe de ler esta postagem na integra com cinco dicas essenciais que vão lhe ajudar a se livrar deste tipo de mensagem em sua caixa de e-mail.

1.Classifique a mensagem como Spam

As maiores empresas que oferecem serviço de e-mail na internet como o Yahoo Mail, Gmail e Outlook por exemplo, sempre estão aperfeiçoando seus sistemas de receptação de mensagens para que identifiquem mensagem de Spam.

No entanto, em algumas mensagens o filtro não consegue identificar que se trata de uma mensagem Spam, sendo necessário que o usuário no momento que receber já sinalize para o próprio receptor de mensagem disponibilizado pelo seu provedor de e-mail que se trata de uma mensagem de Spam. 

Outra informação que poucas pessoas sabem é que além de denunciar mensagens de Spam no próprio serviço de e-mail é possível também relatar spam para um site de serviço de relatórios, onde a empresa que disparou as mensagens será reportada, evitando assim que spammers continuem enviando as mensagens para outras pessoas.

SpamCop, por exemplo, é um serviço gratuito de denúncia de spam, que permite às vítimas destes tipos de mensagens denunciar spammers aos seus provedores de serviços de internet e, às vezes, ao host.

2.Evite cancelar o recebimento 

Parece estranho pedir que não faça o cancelamento do recebimento através da própria caixa de e-mail não é mesmo?

No entanto, cancelar o recebimento de e-mails é uma tática usada por quem envia estas mensagens de Spam para entender que o seu endereço de e-mail está ativo e funcional.

Portanto, o que n alógica serviria para evitar o recebimento deste tipo de mensagens poderá servir como uma notificação para fonte que está fazendo os envios de Spam.

Mas eu imagino que você deve estar pensando: Sim! Então o que fazer para evitar este tipo de mensagem?

O mais indicado é sempre tentar seguir o primeiro passo desta postagem fazendo a denúncia e classificando a mensagem como Spam ao seu próprio servidor de e-mail. 

Outra dica importante é não responder de forma alguma qualquer e-mail que você ache suspeito.

Além disso, também vale a boa e velha exclusão. Envie diretamente para a lixeira e ponto final.

3.Evite deixar seu e-mail pessoal exposto em qualquer lugar na internet

Sabemos que as redes sociais deixaram margem para que pessoas que nem sequer conhecemos possam entrar em contato conosco através do e-mail.

No entanto, caso seja extremamente necessário ter um endereço de e-mail na internet para que as pessoas possam entrar em contato com você prefira criar um e-mail apenas para esse fim.

Evite colocar seu endereço pessoal na internet, caso você tenha algum site ou algum projeto específico na internet e que seja necessário manter um elo de contato obtenha um domínio personalizado e crie endereço de e-mail, no formato [email protected] por exemplo. 

Isso é interessante pois existem robôs que atuam na internet descobrindo endereços de e-mail para ficar fazendo envio de Spam, principalmente em redes sociais. 

Uma forma também de burlar estes robôs é escrevendo seu endereço de e-mail por extenso, por exemplo “contato [arroba] olhar digital [ponto] com [ponto] br”.

parece um pouco estranho, mas, sendo um texto, é mais fácil burlar os robôs.

4.Tenha um endereço de e-mail alternativo

Uma maneira de se livrar das mensagens de spam é ter uma conta alternativa apenas para utilizar em cadastros na internet e fazer compras em lojas virtuais. 

Por exemplo: Você poderia ter um e-mail do Gmail para realizar compras e outro do Yahoo Mail para fazer cadastros na internet e compras em lojas online por exemplo. 

Além de você conseguir despistar estes e-mails de Spam em sua conta de e-mail principal, ainda ficará concentrando e-mails com anúncios e ofertas da internet também na caixa de e-mail alternativa, ou seja, todos aqueles e-mails que você seria bombardeado diariamente não vai ser enviado para sua caixa de e-mail principal.

5.Utilize filtros adicionais de Filtragem de Spam

Uma maneira eficaz de barrar as mensagens de Spam no seu e-mail é utilizando recurso de filtragem de e-mail em seu computador.

Neste caso específico é necessário utilizar um antivírus e um cliente de e-mail como o Microsoft Outlook, Thunderbird entre outros.

Alguns antivírus disponibilizam este recurso de forma gratuita, já em outros é necessário adquirir uma aversão premium para utilizar serviços de filtragem de e-mail.

Em geral este tipo de filtragem é muito eficaz no que promete a fazer reduzindo em mais de 90% o recebimento de mensagens indesejadas. 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE