Aliexpress-Cupom
5 Formas de ter um player de áudio no WordPress
Mídia social vetor criado por stories – br.freepik.com

Se você é criador de conteúdo ou mesmo um musico, pode precisar em algum momento incluir um reprodutor de áudio ao seu site WordPress para reproduzir o áudio de sua postagem ou do seu podcast.

Nesta postagem, vou te mostrar como usar o recurso de player de áudio do próprio WordPress e ainda vou te indicar 4 Plugins WordPress que você pode usar para colocar um player em seu site ou blog para reproduzir os áudios em suas postagens.

1.Player integrado do WordPress

O WordPress possui um player de áudio integrado que permite que você exiba e reproduza arquivos de áudio em seu site. Ele pode ser incluído em postagens ou transformado num Widget para ser posicionado em qualquer lugar de seu website.

E para usar ele basta seguir alguns passos que vou descrever logo abaixo. Confira!

O passo a passo abaixo e para a versão do wordpress em inglês e português.

Passo 01 – Clique no botão Add Media (Adicionar Mídia) no topo de sua página de nova publicação.

Adicionar áudio no wordpress

Passo 02 – Clique na opção Send Files (enviar arquivos) e depois em “Selecionar arquivos” para fazer upload de seu arquivo de áudio.

Como enviar arquivo de áudio no wordpress

Passo 03 –  Depois de adicionar o seu arquivo de áudio, informe os detalhes do Anexo e então clique em Insert Into Post (Inserir no Post).

Usar o reprodutor do WordPress é uma das formas mais simples de adicionar um player de áudio em suas postagens, no entanto, se quiser mais opções de personalização poderá usar Plugins que oferecem mais customizações.

Logo abaixo veremos alguns Plugins que pode te ajudar a incluir players customizáveis em seu site ou blog.

2.Plugin WordPress Compact WP Audio Player 

O Compact WP Audio Player é um player de áudio compacto e muito fácil de usar e o melhor de tudo, é gratuito.

Você pode usar o player em qualquer lugar de sua postagem apenas posicionando o Shortcode do plugin. Quando inserido ele apresenta um botão de reprodução

O Compact WP Audio Player é compatível com arquivos do formato .mpe e .ogg e o player funciona bem em qualquer dispositivo, sendo totalmente responsivo a tela.

Entre as possibilidade de configuração do plugin, existe a opção de o áudio ser reproduzido automaticamente e fazer reprodução em Loop se repetindo determinada faixa automaticamente.

O Shortcode gerado pelo plugin pode também ser alterado, se quiser entender basta acessar o guia de customização disponibilizado pelo desenvolvedor.

Para baixar o plugin em seu WordPress, poderá ir na opção: “Plugins > Adicionar novo > e pesquisar pelo “Compact WP Audio Player” ou  na  página oficial  do Plugin.

3. Plugin AudioIgniter

O AudioIgniter é mais um plugin simples para você usar em seu blog ou site.

Com ele você pode criar players com  áudios individuais ou atém mesmo disponibilizar listas de reprodução de áudios em suas postagens.

O plugin permite personalizar o estilo do player e adicionar faixas de áudios sem muita complicações.

Apesar de o plugin ter uma versão PRO que precisa pagar em torno de $34 Dólares por ano, a maioria dos seus recursos estão em sua versão gratuita.

Entre os principais recursos do plugin posso citar:

  • Possibilidade de  número ilimitado de listas de reprodução e de faixas de áudio.
  • possibilidade de inserir várias musicas ao player.
  • Botão de venda do áudio.
  • Possibilidade de personalização de dimensões, números de faixas, listagens entre outras.
  • Player responsivo para dispositivos mobile.

Para baixar o plugin em seu WordPress, poderá ir na opção: “Plugins > Adicionar novo > e pesquisar pelo “AudioIgniter” ou  baixando o plugin em sua  página oficial.

4. Plugin WordPress Simple Audio Player

O Plugin Simple Audio Player é um player de áudio altamente configurável e leve. Com ele você poderá ter várias opções de customizações que permitem facilmente alterar a aparência do player.

Entre estas características posso citar:

  • Player personalizável e compatível com temas em HTML 5.
  • Personalização da aparência do Player como cor e tamanho.
  • Controles padrão de um reprodutor de áudio.
  • Sua implantação pode ser feita em sua postagem ou página com a inclusão de um Shortcode o que torna a inclusão do Player algo super simples.

Para baixar o plugin em seu WordPress, poderá ir na opção: “Plugins > Adicionar novo > e pesquisar pelo “AudioIgniter” ou  baixando o plugin em sua  página oficial.

Você também poderá gostar: Conheça os 3 melhores temas WordPress e totalmente responsivos.

5. Plugin WordPress Blubrry PowerPress

O Plugin Blibrry PowerPress é um plugin de player de áudio que além de ser gratuito possui diversos recursos para podcasters amadores e profissionais.

Inclusive com o plugin é possível integrar com os Podcasts da Google e da Apple.

Usando o modo simples do plugin você consegue configurar um áudio com apenas os recursos essenciais, no entanto, o plugin possui um modo avançado que tem tantas opções que é possível ter dificuldades na configuração.

O Plugin possui também recursos para otimizar o SEO como meta descrição e Title para trazer relevância aos áudios nos mecanismos de pesquisa.

Apesar de ser um Plugin espetacular fiquei um pouco confuso em usar o plugin no nível avançado, no entanto,  não deixa de ser uma ótima opção de plugin.

Para baixar o plugin em seu WordPress, poderá ir na opção: “Plugins > Adicionar novo > e pesquisar pelo “AudioIgniter” ou  baixando o plugin em sua  página oficial.

6. Conclusão

O uso de áudios nos blogs e sites tem crescido bastante e posso afirmar que poderá ser um critério mais intenso para criação de relevância nos mecanismos de buscas em um futuro bem próximo. 

Então, nada custa já ir implementando isso em seu projeto, pois, além de lhe deixar preparado para o futuro, ainda será uma maneira de disponibilizar seus conteúdos para seu publico mesmo quando  não estiverem em um ambiente que podem ler suas postagens ou assistir aos seus videos.

Portanto, teste todos os Plugins que destaquei aqui nesta postagem e escolha o que mais for adequado ao seu projeto.

No entanto, se você ainda tiver alguma dúvida a sobre os Plugins deixe nos comentários e terei o maior prazer em responder e ajudar no que for possível.

 

Você também poderá gostar: Qual as diferenças entre site e blog?

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.