Aliexpress-Cupom
Otimização de sites
Imagem de Mudassar Iqbal por Pixabay

Para manter um site de sucesso e que seja bem ranqueado nos mecanismos de buscas exige muito trabalho de SEO e otimização o que de fato é a unica maneira de ter um site rápido com alto desempenho.

No WordPress exitem algumas formas de você otimizar o seu site e deixar ele bem visto nas ferramentas de buscas, alcançando ótimos níveis de desempenho.

Nesta postagem eu vou abordar 3 dicas que julgo essencial para quem quer ter um site otimizado.

Por que otimizar o site é fundamental?

Otimizar o site como já falei anteriormente é algo de suma importância e fundamental para quem almeja ter um bom ranqueamento nas ferramentas de buscas como o  Google por exemplo.

Ao mesmo tempo, quando otimizamos um site isto acaba também  trazendo uma boa experiência de navegação por parte dos usuários e tudo isso por incrível que pareça conta e muito para o Google.

Outro ponto que deve ser levado em consideração para manter um site sempre otimizado é que os usuários da internet estão ficando cada vez mais impacientes à medida que a internet se torna mais rápida e abrangente.

Portanto, quando se trata de retenção de novos usuários cada milissegundo no carregamento da página por exemplo é muito importante.

Veja algumas estatísticas reais de desempenho na internet:

  • Um atraso de um segundo no tempo de carregamento de uma página pode acarretar  a queda de 7% nas conversões. Já imaginou uma loja online por exemplo?
  • Mais da metade (53%)dos sites acessados via celular são abandonados após apenas três segundos quando a pagina fica carregando.
  • O AliExpress teve um aumento significativo de 10,5% nos pedidos e obteve um aumento de  27% (por cento) nas conversões  (vendas)após reduzir o tempo de carregamento da sua página inicial em aproximadamente 36%.

Então pode ter certeza que que qualquer otimização que seja feita em seu site vale ouro e evita alguns contratempos como: redução do trafego dos seu site, impressão negativa para quem esta visitando seu site pela primeira vez,  redução significativa de conversões e problemas no seu ranqueamento perante as ferramentas de busca e em especial o Google.

Vamos então agora conhecer as 3 dicas primordiais para manter seu site otimizado?

Você também pode gostar de ler: Como instalar o WordPress Manualmente em uma hospedagem?

1.Cuidado no tamanho das imagens

Utilizar imagens nas postagens e para ilustrar partes do site é algo que ajuda muito na leitura e harmonia dos textos, no entanto, é interessante que sempre reduza as imagens o máximo que puder através de ferramentas como os disponibilizados pelos sites: compressnow.com e tiny.com.

No entanto, sempre mantenha cuidado também com a qualidade das imagens, é importante reduzir mais também é necessário manter a qualidade e nitidez das imagens.

Afinal, ninguém gosta de visualizar imagens sem definição e sem nitidez.

2. Use uma rede de distribuição de conteúdo (CDN)

Uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) é uma rede de servidores estrategicamente posicionados em diversos lugares do mundo que realizam a entrega de uma forma mais rápida dos recursos de internet no mundo.

Ou seja, estes servidores hospedam versões em cache de seus conteúdos para serem entregues a usuários que estão geograficamente distantes do servidor host. sendo assim, as CDNs reduzem a latência reduzindo o tempo que os dados levam para trafegar pela internet.

A utilização de uma CDN também oferece vantagens em termos de SEO pois o buscador do Google adora sites que tenham uma ótima velocidade de carregamento.

Outro ponto positivo da utilização de uma CDN é que ela facilita o rastreamento de imagens e outros arquivos de mídia disponíveis em seu site e aumentando a chance de que essas imagens sejam ranqueadas  nas pesquisas de imagens do Google.

Entre os serviços de CDN mais conhecidos na  internet temos o: CDN do Google, CloudFlare e CDN da Amazon.

3. Desinstale Temas e Plugins que estejam desativados

Temas e Plugins desativados além de afetar a segurança da instalação, também podem ocasionar em lentidão no carregamento do site.

Por este motivo, para otimizar o seu site é importante que seja feita uma varredura dos Plugins que realmente são necessários em seu WordPress.

4.Mantenha Plugins e temas atualizados

Sempre tenha o cuidado de manter seus temas e Plugins atualizados, pois, tecnologia sempre esta se renovando e na internet não é diferente.

Se você possui um tema pago sempre fique atento se alguma atualização não esta pendente, e caso seja necessário pagar renovação de suporte para obter estas atualizações o recomendado é que seja renovado.

Manter a estrutura do Tema utilizado em seu WordPress e dos Plugins sempre atualizados é super importante para evitar brechas que possam ser usadas por hackers e ao mesmo tempo manter o site bem otimizado.

5. Mantenha a versão do WordPress sempre atualizada

Sempre busque manter a sua versão do WordPress a mais atualizada possível, mas, sempre tendo o cuidado de entrar em contato com o suporte do desenvolvedor do seu tema para que não tenha problemas de compatibilidade.

Muitas das vezes as atualizações podem causar erros em alguns Plugins ou Temas, no entanto, é interessante que pelo menos utilize uma versão antes da atual para evitar transtornos.

Mas, em geral sempre que sai uma nova atualização do WordPress os desenvolvedores liberam atualizações para os Temas e Plugins quando necessário.

6. Contrate uma empresa de hospedagem segura e de confiança

Contratar uma empresa de hospedagem de sites é o passo mais importante na hora de colocar um site no ar, pois é lá onde os arquivos ficarão armazenados.

Fazer a escolha da hospedagem envolve muitos fatores pois ter um serviço de qualidade garante segurança para a sua empresa ou blog pessoal e velocidade no acesso ao site.

Por este motivo sempre fique atento para contratar uma empresa confiável e com alto desempenho, o que vai interferir direto na velocidade de carregamento do seu site.

Caso queira pegar um pente fino feito exclusivamente pelo nosso site leia nossa página com as 10 maiores empresas de hospedagem de sites do Brasil.

Conclusão

Espero que tenha te ajudado com estas dicas e lembre-se manter um site otimizado é uma necessidade real e que vai influenciar diretamente no desempenho e alcance de seu conteúdo.

Como citei anteriormente cada ação de melhoria é super importante para o sucesso e ranqueamento do site na internet.

Afinal, imagino que você queira ter sucesso com seu site ou blog na internet não é mesmo?

Caso tenha alguma dúvida de como otimizar seu site deixe nos comentários e terei o maior prazer em te ajudar.

 

Você também pode gostar de ler: 8 Plugins WordPress Gratuitos e essenciais para seu site

 

 

 

 

 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.