
Photo by Lagos Techie on Unsplash
O GrassHopper foi criado por uma equipe de programadores dedicados do workshop do Google para produtos experimentais, a Area 120.
O Google informa em sua página oficial do GrassHopper que programar está se tornando uma habilidade essencial, e queremos que todos possam aprender sobre isso, mesmo quando a vida estiver corrida.
Por este motivo, eles criaram o Grasshopper para ajudar pessoas a entrar no mundo da programação de uma maneira fácil e divertida.
Além disso, també, tomaram o cuidado de desenvolver o Grasshopper para smartphones, diversificando o uso do aplicativo durante seu deslocamento diário ou quando espera em uma fila.
O programa, que é uma ferramenta visual de aprendizado de linguagens de programação para web, mostra, com exemplos curtos, como criar elementos básicos para páginas de internet.

Imagem: Google / App GrassHopper
“O Grasshopper é a melhor maneira de começar sua aventura na programação, com jogos divertidos e rápidos em seu celular que te ensinam a escrever JavaScript.
Passe por níveis progressivamente desafiadores à medida que desenvolve suas habilidades e, em seguida, gradue-se com habilidades de programação fundamentais para sua próxima etapa como programador”, informa o texto que apresenta o app em lojas digitais.
Segundo a Google, o aplicativo mostra os fundamentos das linguagens de programação utilizadas para a internet e ensina as terminologias básicas para a compreensão do trabalho de um programador, como funções, variáveis, condicionantes, operadores e objetos.
O Grasshopper também traz troféus e conquistas que mostram a evolução do aprendizado de cada pessoa.
O conteúdo das lições, que foi totalmente traduzido para português brasileiro, é apresentado como uma série de quebra-cabeças e questionários que ficam gradativamente mais complexos, explica Laura Holmes, gerente sênior de projetos da Google.
“Cada quebra-cabeça de código faz o estudante escrever JavaScript de verdade usando um ambiente de edição personalizado.
É dado um desafio ao estudante, e ele tem que resolver usando o código, mas precisa apenas de alguns toques na tela para escrever”, afirma a engenheira em uma postagem na página oficial do aplicativo.
O Grasshopper está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, e pode ser usado por crianças de todas as idades.
Edição: Nádia Franco Adaptação: Edson Pessoa
Fonte: Agência Brasil