...

Banco Central do Brasil – Como registrar reclamação contra uma Instituição financeira?

O Banco Central do Brasil é o órgão que fiscaliza as instituições financeiras que possuem autorização de funcionar no pais, no entanto, o que muitas pessoas não sabem é que podem abrir reclamações através do site do Banco Central para solucionar problemas de relação de consumo. Se você se identifica com está postagem leia até o final e entenda como abrir sua reclamação do inicio ao fim.

por Edson Pessoa
5 Visualizações
Banco central do Brasil - Como abrir uma reclamação

Imagem: Wikimedia

Está com algum problema em uma instituição financeira e não sabe a quem recorrer? Quem nunca teve problemas com o banco não é mesmo?

E o pior é que muita gente não sabe a quem recorrer quando não consegue resolver o problema direto com a instituição não é mesmo? 

Se você está passando por algum problema desta natureza saiba que é possível recorrer a um órgão regulador dos bancos que é o Banco Central do Brasil ou como também é conhecido BCBACEN ou BCB. 

O Banco Central do Brasil é a instituição bancária central do país, responsável pela gestão da política monetária do país e  criada no ano de 1964 através da  Lei nº 4.595 com sua sede na cidade de Brasília.

O BCB é um dos quatro maiores bancos centrais do mundo, juntamente com o Federal Reserve dos EUA, Banco Central Europeu e o Banco do Japão.

O Banco Central do Brasil é o responsável por criar as normas que regulamentam as instituições financeiras e as supervisionam , é o emissor de moeda do governo e é a autarquia que executa a politica monetária e cambial do Brasil.

Sendo assim, se alguma instituição financeira não está agindo de forma correta é possível abrir uma reclamação junto ao Banco Central do Brasil através da internet. 

Portanto, se você quer saber como abrir uma reclamação no site do Banco Central do Brasil contra alguma instituição financeira (Bancos, Corretoras e Financeiras) acompanhe o passo a passo a seguir. 

Só lembrando que antes de abrir a reclamação você tem que ter um número de protocolo de atendimento da instituição em questão para comprovar que já tentou resolver o problema diretamente. 

Vamos então ver como abrir uma reclamação no Banco Central do Brasil?

Como abrir um reclamação no site do Banco Central do Brasil?

Para iniciar o processo de abertura de reclamação é necessário que  você informe os seguintes dados: seu CPF (ou CNPJ), o nome da instituição financeira envolvida no caso, um assunto e um resumo da ocorrência. 

Um endereço de e-mail válido também é necessário para que possa acompanhar o andamento do processo.

Passo 01 – Com as informações em mãos acesse o site do Banco Central do Brasil na página de abertura de reclamação e clique na opção “Registrar Reclamação“. Nesta etapa é possível continuar o processo usando as suas credenciais do gov.br ou por meio de uma conta registrada no Bacen.

Abrir Reclamação no Banco central

Imagem: Reprodução – banco Central (2022)

Login para abrir reclamação no Bacen

Imagem: Reprodução do Site do Banco Central do Brasil.

Passo 02 – Após realizar o login no site do Banco Central  você será direcionado a uma tela onde deverá informar se a reclamação será em seu nome ou em nome de uma empresa. Na maioria das vezes como se trata de pessoas comuns deixe a opção “Registrar em meu nome” marcada e clique sobre o botão “Entrar” para prosseguir. (verifique a tela abaixo).

Abertura de reclamação Bancen

Imagem: Reprodução Site Banco Central do Brasil

Passo 03 –  Nesta próxima etapa informe a instituição a qual você quer abrir a reclamação no campo “Instituição“; No campo “Mensagem” explique qual é o seu problema e no campo “Protocolo da Instituição” Informe o protocolo do seu atendimento junto a instituição reclamada assim como a Data em que o protocolo foi gerado no campo ” Data do protocolo“. Obs: Para que prossiga com a reclamação junto ao Banco Central do Brasil é necessário que já tenha buscado resolver o problema diretamente com a instituição, por este motivo o protocolo é necessário. 

Abrir reclamação no Banco Central do Brasil

Imagem: Reprodução do site do Banco Central do Brasil.

Passo 04 – Na próxima etapa informe e confirme se endereço de e-mail para acompanhamento da reclamação e telefone fixo/celular para qualquer contato que seja necessário.  

Banco Central do Brasil - Tela de contato - Cadastro de reclamação.

Imagem : Reprodução site Banco Central do Brasil

Passo 05 –  Nesta ultima etapa informe se deseja utilizar o endereço cadastrado na Receita Federal do Brasil para registrar a demanda de reclamação e digite os códigos que são exibidos via Captcha e clique na opção “Finalizar“;

Abertura de reclamação Banco Central do Brasil

Imagem: Reprodução site do Banco Central do Brasil.

Agora que você chegou até  aqui considere que a sua reclamação será remetida ao banco, que terá até 10 dias úteis para apresentar uma resposta ao Banco Central do Brasil.

Se achar interessante, o mesmo procedimento que foi mostrado aqui anteriormente neste tutorial passo a passo também  pode ser feito ligando para o número 145.

Você também poderá gostar de ler: O que é Open Banking e como funciona?

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE