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Cartão Cidadão – Quem precisa ter? Como solicitar?

O Cartão cidadão facilita seu acesso aos benefícios sociais e trabalhistas da Caixa Econômica Social, no entanto, algumas pessoas não possuem o cartão. Veja nesta postagem como solicitar e quem realmente precisa ter o cartão cidadão.

por Edson Pessoa
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Cartão Cidadão - Imagem: Entrada de Agencia da Caixa Econômica

Imagem: Tânia Rego – Agência Brasil

O Cartão do Cidadão é um direito de todo brasileiro que possua benefícios trabalhistas e/ou sociais disponíveis para saque, como por exemplo:  FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Auxílio Brasil, e não possui nenhum tipo de conta aberta na Caixa Econômica Federal.

No entanto, se você não possui o cartão cidadão e não tem nenhum tipo de conta aberta na Caixa Econômica Federal é interessante você solicitar o seu cartão. 

Vale lembrar que para solicitar o cartão é necessário que você esteja elegível a receber algum benefício social ou trabalhista na Caixa Econômica Social. 

Como solicitar o cartão cidadão?

Se você não possui conta digital social (Caixa Tem), conta poupança ou conta corrente na Caixa Econômica Federal e está elegível a receber algum benefício trabalhista ou social eu vou logo abaixo descrever como você pode solicitar o seu cartão cidadão. 

Vale lembrar que o Cartão Cidadão é totalmente gratuito e poda você solicitar basta ligar no telefone 0800 726 0207 ou através de qualquer agência da Caixa Econômica Federal. 

No ato da solicitação será necessário você informar o número do NIS (Número de inscrição do trabalhador) ou cartão do PIS/PASEP.

Também será necessário apresentar um documento com foto que poderá ser o RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e junto um comprovante de residência que poderá ser uma conta de luz, água ou telefone de até 90 dias (3 meses) da data do pedido do cartão. 

Qual o prazo para recebimento do Cartão Cidadão?

O prazo para recebimento do cartão cidadão varia de acordo com a localidade, mas, o prazo médio de entrega é de 15 a 20 dias.

Para que este prazo não seja extrapolado é muito importante que você mantenha seu endereço e telefone sempre atualizados no cadastro que foi realizado na Caixa Econômica Federal.

Ao receber o cartão, é preciso criar uma senha, que poderá ser feita em uma lotérica, pela central de atendimento da Caixa ou no próprio banco, tendo em mãos um documento oficial com foto. 

Como cadastrar a senha para habilitar o uso do cartão cidadão?

A Senha do cartão cidadão é a que habilita o cartão para a realização de saque de benefícios trabalhistas e/ou sociais administrados pela Caixa Econômica Federal, de forma prática e segura, por meio de caixas eletrônicos, unidades lotéricas, Correspondentes bancários da Caixa Aqui, Agências ou em pontos de atendimento. 

Para fazer a Senha e habilitar o seu cartão cidadão é necessário ir em uma Unidade Lotérica ou ligar para o atendimento ao cidadão através do telefone 0800 726 0207 – e comparecer à uma lotérica, portando seu cartão do cidadão e um documento oficial, que pode ser:

  • Carteira de identidade;
    • Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
    • Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM etc.);
    • CTPS – modelo informatizado;
    • Carteira funcional;
    • Identidade militar;
    • Carteira de identidade de estrangeiros;
    • Passaporte etc.

Para fazer a senha do seu cartão cidadão em uma agência da Caixa Econômica Federal, não é obrigatória a apresentação do cartão do cidadão, basta apresentar algum dos documentos oficiais exemplificados acima.

Quando não é necessário me preocupar com a emissão do Cartão Cidadão?

A Caixa Econômica tem desprendidos esforços para facilitar o saque de benefícios sociais e trabalhistas com total segurança, garantindo a disponibilização dos recursos direto nas contas dos titulares dos benefícios, seja ele social ou trabalhista. 

Portanto, se você possui conta individual, como Poupança e/ou conta corrente, Conta social digital (Caixa Tem) na Caixa Econômica Social , poderá ter seu benefício creditado diretamente na conta, não sendo necessária a emissão do Cartão do Cidadão.

Inclusive se você quiser consultar saldos e extratos, como FGTS, cotas ou rendimentos do PIS, ou se você tem direito ao abono salarial e ao seguro-desemprego, basta acessar o site da caixa e se cadastrar no seu internet banking ou através dos aplicativos disponíveis  para celular.  

Você poderá gostar de ler: Open Banking – O que é? Como funciona?

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