Aliexpress-Cupom

Certificado SSL na internet

Você possui um site ou blog na internet mais ainda esta sem certificado SSL? Sabia que isso pode prejudicar o ranqueamento do seu site nas ferramentas de busca em especial a do Google?

Na verdade, ter um certificado SSL se faz cada vez mais necessário em sites, blogs, lojas virtuais e todo tipo de aplicação na internet.

Algumas empresas de hospedagem como a Hostgator, Hostinger  e KingHost por exemplo, oferecem gratuitamente este recurso de certificado SSL para seus novos clientes, no entanto você pode não ter tido esta sorte ou mesmo por esta em uma empresa de hospedagem que não ofereça este recurso.

Por este motivo, aqui nesta postagem eu quero te mostrar como conseguir um certificado SSL Gratuitamente para seu site.

Mas não precisa se preocupar em como ativar o mesmo em seu site, prometo que o processo para conseguir o SSL é bem simples e fácil na maioria das vezes.

 

Mas antes de tudo, Por que ter um certificado SSL em meu site ou blog?

Um certificado SSL é necessário para proteger as informações que são enviadas e recebidas entre o seu site/blog e os usuários que estão visitando a mesma.

Mas não é apenas por este motivo. Um certificado SSL como já te falei no inicio da postagem vai beneficiar o seu posicionamento nos resultados de busca.

No entanto, não é apenas o SSL em si que vai te garantir isso, existem outras coisas a serem trabalhadas como o SEO e velocidade de carregamento do site.

Além também de passar credibilidade ao seu blog ou site evitando os avisos de “site inseguro” do navegador, que fazem com que as pessoas deixem de visitar o seu site.

É possível saber se um site  usa um certificado SSL observando se no inicio do endereço da página possui a sigla “HTTPS”.

Se estiver tudo em ordem com o certificado SSL da página, os navegadores também exibem um cadeado fechado ao lado na barra de endereço, como no exemplo abaixo.

Certificado SSL

Agora que você entendeu qual a importância de manter um certificado SSL no seu site, chegou o momento de te mostrar algumas formas de você obter este certificado e ativar no seu site ou blog.

 

1. Certificado SSL através de uma plataforma como Blogger ou WordPress.com

No caso de Plataformas de criadores de sites como o Wix e o WordPress.com (não confundir com o WordPress instalado em sua hospedagem) estes já vem como o certificado SSL no próprio serviço.

No caso de você utilizar a plataforma do Blogger por exemplo o certificado SSL estará  disponível no seu blog apenas ativando o recurso através da área administrativa.

 

Você também pode gostar de: [ Conheça as 4 melhores empresas de hospedagem de sites do Brasil]

 

2. Através de uma empresa de hospedagem que disponibilize o certificado SSL gratuitamente.

Como já tínhamos falado anteriormente algumas empresas de hospedagem como a Hostgator, Hostinger  e KingHost por exemplo, oferecem gratuitamente o certificado SSL para  novos clientes.

Então se você esta começando agora seria uma boa ideia acessar o site destas empresas e verificar se os planos de hospedagem estão dentro do seu orçamento e quais estão oferecendo o certificado SSL gratuitamente.

Até um certo tempo as empresas de hospedagem disponibilizavam o certificado SSL como um recurso a parte onde você tinha que pagar por ele anualmente. Felizmente esta pratica mudou e você hoje tem a possibilidade de ter um certificado totalmente de graça dependendo da empresa de hospedagem que você for contratar.

No entanto, Algumas empresas, ainda resistem em oferecer o SSL gratuitamente para todos os planos de hospedagem. O motivo para isso pode ser o fato de que a venda de certificados SSL sempre foi responsável por uma parte do lucro dessas empresas.

Apesar disso, acredito que seja apenas uma questão de tempo para que todas as empresas passem a oferecer o certificado gratuitamente.

Se quiser conhecer um ajuda pra saber qual empresa de hospedagem você pode obter este certificado gratuitamente eu te dou uma ajuda.

Basta entrar em contato comigo pelo WhatsApp clicando aqui.

 

2.1 Se já tiver hospedagem em outra empresa que não oferece o SSL Gratuito?

Se você atualmente  possui um site hospedado em uma empresa que ainda não oferece o certificado SSL gratuitamente, entre em contato com a empresa informando que você esta precisando de u, certificado SSL e que esta pensando em migrar seu site.

Quem sabe com uma boa conversa a empresa não disponibilize este serviço para você gratuitamente. Seria uma forma inteligente de a empresa manter um bom relacionamento com você como cliente.

Agora caso não se tenha um acordo quanto ao assunto, você só terá duas possibilidades: Comprar o certificado e continuar com a atual empresa ou buscar uma empresa que ofereça o serviço para realizar a migração de hospedagem.

 

3. Obtendo o certificado Digital da Let`s Encrypt

Página Inicial da Lets Encrypt
Reprodução: Site do Lets Encrypt

O Let’s Encrypt é gratuito e pode ser obtido por qualquer pessoa com um domínio e uma hospedagem que preencha os requisitos.

No entanto se faz necessário ter um pouco de habilidade técnica par ativar este certificado em sua hospedagem.

Como exemplo de empresas que aceitam este certificado temos a: KingHost, Hostgator e Hostinger, no entanto, estas empresas já oferecem este serviço de certificado SSL gratuitamente e não faria sentido instalar o da Let´s Encrypt, apesar que em caso de preferencia não teria nenhum problema.

Então, neste caso esta solução seria aplicada e mais viável para quem possui hospedagem que não oferecem o certificado digital de graça, e possuam os requisitos para que o certificado SSL funcione.

Apesar da gratuidade, o certificado é confiável, porque foi desenvolvido em conjunto por membros de grandes empresas de tecnologia, como a Google, Cisco, Facebook, Mozilla, entre muitas outras.

Para consultar uma lista de todas empresas de hospedagem de sites compatíveis com os certificados da Let´s Encrypt clique aqui.

 

Deixe seu site hospedado na Umbler com planos super atrativos a partir de R$8,00 Reais ao mês, com migração gratuita pela Equipe de Suporte.

 

4. O certificado SSL Gratuito pode ser usado em qualquer site?

Os certificados gratuitos são excelentes e essenciais para quem quer ter um site ou blog na internet.

No entanto, existem mais de uma categoria especifica de certificado SSL, e em algumas situações o certificado oferecido gratuitamente por sua empresa de hospedagem pode não ser o mais indicado para você ou sua empresa.

para que você entenda melhor veja as categorias de certificado SSL existentes:

  • Certificado de Validação de domínio (DV) – Certifica a propriedade do domínio em questão e seu apontamento para o servidor. neste tipo ele exibe um cadeado na barra do navegador de internet.
  • Certificado de Validação de uma Organização: Este tipo de certificado além de certificar o domínio ele certifica dados da empresa que possui o domínio (Muito utilizado por Bancos).
  • Certificado de Validação estendida: Neste caso o certificado abrange a empresa detentora do domínio. Neste caso ela exibe o nome da empresa junto ao cadeado na barra do navegador.

Existem também outros certificados como os de multidomínio e o curinga(ou wildcard.) Se trata de certificados que podem ser usados em múltiplos domínios ou subdomínios.

Portanto, eles podem fazer parte de uma das categorias que citamos logo acima, porém, com capacidade e suporte para ser instalado em vários domínios ou subdomínios.

 

4.1 Em quais situações o certificado SSL gratuito (Validação de domínio) não é indicado?

Um certificado de validação de domínio (certificado gratuito) pode não cobrir todas as necessidades caso se trate de sites de:  lojas online ou ambientes bancários.

No caso de lojas (e-commerce) online ou em sites de bancos a validação de outras informações podem ser necessárias. Para esses casos, o administrador do site não terá alternativa a não ser usar um certificado SSL superior, emitido por uma certificadora especializada e que de fato terá que ser paga uma quantia no ato da emissão, assim como realizar algumas comprovações documentais da empresa  em questão.

 

5.  Em qual categoria se encaixam os certificados gratuitos?

Os certificados SSL gratuitos na maior parte das vezes é apenas do tipo de validação de domínio.

Isso significa dizer que apenas confirmam que um determinado domínio (endereço da internet) é propriedade do administrador do site.

No entanto, como já falei anteriormente este tipo de certificado já é o bastante para a maioria dos sites, pois o certificado de validação de domínio  já garante a criptografia das informações trocadas entre o site e os visitantes.

 

6. Empresas de Hospedagem de sites que oferecem certificado SSL Gratuitamente.

Hospedagem de Sites com SSL Grátis

  • Hostgator Uma das maiores empresas de hospedagem de sites do Brasil e a pioneira na disponibilização de certificado SSL Grátis. Planos com domínio gratuito no primeiro ano. Ver Planos ===>
  • DreamHost -A DreamHost é uma empresa reconhecida no mercado de hospedagens de sites e também possui planos que oferecem certificado SSL Grátis. A Partir de 2,59 dólares. Ver Planos ===>
  • KingHost – A KingHost possui servidores no Brasil e em outras partes do mundo e oferece certificado SSL Gratuito e com suporte também aos certificados da Let´s Encrypt. Sendo uma das pioneiras em oferecer suporte aos certificados disponibilizados pela Let´s Encrypt. Ver Planos ===>
  • Umbler – A Umbler possui servidores no Brasil e possui preços super competitivos no Mercado. No entanto, a Umbler é voltada a um publico mais técnico. Na Umbler é possível encontrar planos a partir de R$8,00 Reais ao mês. Ver Planos ===>

As empresas que cito logo acima não significa que sejam únicas na entrega de serviços de hospedagem de qualidade, existem muitas outras no mercado.

No entanto, as empresas que relacionei acima se destacam pela facilidade com que disponibilizam o certificado SSL aos seus clientes e pela estrutura robusta que garantem com excelência o funcionamento de um site em 99% do tempo contratado.

 

7. Conclusão

A cada dia que se passa a necessidade de se manter seguro na internet aumenta, principalmente quando falamos em grandes empresas.

A utilização de um certificado SSL, que permite o uso do protocolo de navegação HTTPS é condição obrigatória para quem quer ter um bom posicionamento na internet.

Se sua hospedagem atual não disponibilizou o certificado SSL gratuitamente para você, chegou a hora de você procurar outra empresa de hospedagem ou tentar negociar isso com a empresa de hospedagem atual, negociando a compra do certificado SSL por um preço acessível.

Só assim você vai garantir que seu conteúdo será criptografado garantindo maior segurança nos acessos dos seus visitantes.

Espero ter te ajudado a entender a importância e como obter um certificado SSL no seu site.

Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito deixe um comentário, será um prazer poder te ajudar!

Se preferir me envie uma mensagem diretamente em meu  WhatsApp.

 

Sugiro que você leia a postagem: [4 Empresas de Hospedagem de Sites que oferecem Certificado SSL Gratuitamente]

 

Seja um afiliado GearBest e Ganhe Dinheiro em Casa
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.