...

Chip não esta sendo reconhecido pelo celular? Veja 7 dicas que podem resolver.

por Edson Pessoa
89 Visualizações

Sabe quando todo mundo esta tentando entrar em contato com você e só vem aquela mensagem de que esta desligado ou fora de área?

Bom, se você esta passando por este problema e o chip não esta sendo reconhecido pelo celular fique sabendo que isso pode ser um sinal que existe algum problema com o seu chip.

No entanto, Não precisa jogar seu celular fora, A solução pode ser mais simples do que você imagina.

Logo abaixo vou descrever 7 dicas de como você poderá resolver este problema e conseguir  receber, realizar ligações e acessar a internet novamente.

O que é um Chip (Sim Card)?

Antes de deixar as dicas para você que esta com o chip sem funcionar ocasionando ausência do sinal da sua operadora no seu aparelho celular é importante entender como funciona e o que é um chip de celular também conhecido como Sim Card.

O Chip ou cartão SIM é a sigla que siginifica “subscriber identity module”, ou seja, é módulo de identificação do assinante.

Portanto, Módulo  de identificação de Assinante é o nome técnico do chip (Cartão Sim) do seu celular e sem ele não é possível fazer chamadas, enviar mensagens SMS ou acessar a internet por seu celular.

No chip (Sim Card) é onde ficam as informações exclusivas que identificam uma pessoa em uma rede móvel de telefonia.

No chip existe uma pequena quantidade de memoria onde é possível armazenar entre 200 e 250 números de contatos.

Tivemos evolução no tamanho dos chips de telefonia com o passar dos anos e hoje temos os padrões denominados: Mini Sim, Micro Sim e os atuais Nano Sim.

 

Bom, agora que você entendeu o que um chip vamos então as dicas?

1.Reinicie seu aparelho celular

Essa já é bem conhecida no meio tecnológico, se alguma coisa não esta funcionando bem, a primeira escolha deve ser reiniciar.

Portanto,  seguindo esta premissa se o seu chip parou de funcionar reinicie o seu celular seja android ou iOS e ligue-o novamente.

Se você acabou de inserir um novo chip, o ideal é que esta troca seja feita com o equipamento desligado, porém, se inseriu um novo chip com ele ligado pode ser que alguns telefones não o reconhecerão até que você reinicie o dispositivo.

Esta é  a maneira mais simples de você resolver este tipo de problema.

2. Teste o chip em outro aparelho

Uma maneira de verificar se o problema não esta no slot do chip do seu aparelho é conseguindo um smartphone emprestado e testando seu chip neste outro aparelho.

Fazer este teste é crucial, pois, com este teste você poderá descobrir se o problema está no seu aparelho ou no seu chip.

Você também poderá gostar de: Celular – 4 Dicas que você precisa saber antes de comprar um

3.Retire bateria e chip do aparelho

Se depois de reiniciar o aparelho o chip não esta sendo reconhecido pelo celular e o sinal de sua operadora ainda não esta disponível, é hora de verificar se o chip esta bem conectado no seu aparelho.

Para isso, desligue seu aparelho, desconecte a bateria do seu celular (caso ela seja do tipo que pode ser retirada do aparelho) e remova o chip (cartão SIM).

Caso sua bateria não seja removível apenas retire o chip com o aparelho desligado e recoloque novamente com cuidado e tenha a certeza de que ele esteja bem encaixado e alinhado no slot do SIM Card (slot do chip).

Seria interessante aproveitar este momento pra realizar o que esta descrito na dica número 3 logo abaixo.

Depois de realizar a dica número 3 volte a ligar o aparelho novamente.

4. Verifique a integridade do Chip

Creio que você já tenha realizado a dica número 2 e já vai aproveitar para realizar a dica a seguir, então, mãos a obra.

Verifique se os contatos  do seu chip está sujo,  talvez seja alguma sujeira nos contatos que esteja causando o problema.

Limpe os contatos do cartão SIM  com um pano macio e seco.

Algo interessante que deve ser avaliado é verificar se o problema ocorreu após corte do chip para adapta-lo pare micro chip ou nano chip.

Cortar o chip de forma manual pode danificar o mesmo, e a solução neste caso é a apenas a troca na loja de sua operadora por um novo chip.

5.Verifique junto a operadora se sua linha esta ativa

Se você já tentou as dicas acima e ainda não solucionou o seu problema chegou a hora de tentar obter algum retorno de sua operadora de telefonia.

Para isso entre em contato com o atendimento e solicite informações se sua linha esta ativa.

Muitas das vezes podemos ter esquecido e passado muito tempo sem colocar créditos e a operadora pode ter cancelado ou suspendido a sua linha.

Para te ajudar a entrar em contato logo abaixo deixo o número de atendimento das maiores empresas de telefonia do Brasil.

  • Claro: 1052
  • Tim: 1056
  • OI: 1057
  • Vivo: 1058

6. Restauração de Fábrica

Se você já seguiu todas as dicas aqui desta postagem, inclusive ligando para a operadora e obtendo a informação que sua linha esta ativa e ainda assim permanece sem o sinal da operadora.

Chegou a hora de verificar se o problema não é o sistema operacional do seu aparelho celular.

Vale lembrar que antes de você restaurar o seu aparelho a modo de fabrica, deverá fazer um backup de todos os seus arquivos pois a restauração apagará tudo do seu celular, e ele voltará aos padrões de fábrica.

Para realizar a restauração do seu aparelho a modo de fabrica no Android deverá ir em: Configurações > Backup e Redefinir > Restauração de fábrica.

Em alguns aparelhos o processo deverá ser um pouco diferente, nestes casos obtenha o manual do seu aparelho ou ligue no suporte da fabricante do seu aparelho para obter informações de como realizar a restauração a modo de fábrica.

7. Leve seu aparelho a uma assistência técnica

Se já fez todos os procedimentos descritos nas dicas anteriores e o chip não esta sendo reconhecido pelo celular chegou o momento de recorrer a uma assistência técnica especializada.

Se você esta com seu aparelho em garantia deverá entrar em contato com a empresa para que lhe direcione a uma assistência parceira ou da própria empresa.

Se não estiver mais na garantia, talvez seja necessário levar seu aparelho até uma assistência técnica autorizada, onde será realizada uma avaliação e emissão de uma proposta de manutenção para o mesmo.

Lembrando que para o caso de o aparelho não esta em período de garantia o valor será pago exclusivamente pelo cliente.

Você também poderá gostar de:  Bateria do Celular – 5 erros que detonam com ela . Conheça agora!

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE