...

Cloudflare – O que é e quais seus benefícios?

por Edson Pessoa
86 Visualizações
O que é Cloudflare

Image by Mudassar Iqbal from Pixabay

O Cloudflare é um importante recurso que auxilia a garantir a segurança de um site, bem como viabiliza o carregamento rápido das páginas. Por essa razão, ele é ideal para quem tem um projeto online e quer torná-lo mais profissional e qualificado.

Como a velocidade e a segurança de um site são requisitos para uma boa Experiência de Usuário, é possível aferir que o Cloudflare hoje em dia ganha cada vez mais protagonismo.

Por isso, não é exagero afirmar que o Cloudflare contribui muito para que os visitantes retornem ao seu site. Ele é fundamental para proporcionar uma navegação agradável e segura.

Nesse artigo você vai ficar por dentro de mais detalhes acerca das funcionalidades e das características do Cloudflare. Confira mais nos tópicos a seguir.

O que é o Cloudflare?

CDN CloudFlare

Para entender da melhor maneira possível o que é esse tal Cloudflare, é pertinente compreender antes o que é um conceito muito importante hoje em dia no contexto da internet, o CDN.

CDN, na verdade, é a abreviação para o termo Content Delivery Network, que em bom português significa Rede de Distribuição de Conteúdo.

Ela é uma rede que armazena réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e mais tarde os entrega para os visitantes. Isso é realizado com base na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido.

Uma das vantagens disso é a redução do tempo de transferência dos dados, ou seja, da latência.

Posto isso, é possível afirmar que o Cloudflare consiste em um serviço de CDN que cria uma cópia em cache do site e a distribui para vários servidores espalhados pelo planeta, diminuindo a carga no servidor principal.

Desse modo, ele aumenta a velocidade de carregamento das suas páginas e as envia para os visitantes a partir do servidor mais perto dele. É possível dizer que com o Cloudflare ativo as páginas de um site podem abrir bem mais rápidas do que o normal, garantindo ainda que o seu site permaneça online, mesmo diante de alguma falha do servidor primário.

Quais são os benefícios que o Cloudflare oferece?

O Cloudflare proporciona alguns benefícios bem interessantes para qualquer projeto online, se tornando elemento essencial para garantir a tão sonhada boa Experiência do Usuário. Entre algumas das vantagens vale mencionar algumas abaixo.

Amplia a segurança

Ele também atua como uma eficiente barreira que impede ataques dos mais diversos ao seu site, como, por exemplo, exploits, redes zumbis e outras ameaças. Isso permite que o seu site permaneça muito mais tempo online.

Além disso, é possível afirmar que o Cloudflare funciona como uma espécie de filtro, assegurando que apenas bots amigáveis e usuários de confiança sejam capazes de interagir com as suas páginas.

Ainda falando em segurança, o Cloudflare atua interrompendo o tráfego inadequado antes de atingir o servidor web de origem.  Em outras palavras, ele analisa possíveis ameaças nas solicitações de visitantes tendo por base o endereço IP do visitante e as regras de firewall definidas pelo cliente.

Uma pesquisa ou ping de DNS de um subdomínio do Cloudflare em proxy retorna endereços IP do Cloudflare. O Cloudflare “disfarça” o seu endereço IP de origem para registros DNS em proxy, trazendo com isso mais segurança.

Melhora o acompanhamento 

Ele também permite que o dono do site tenha condições de monitorar informações, avaliar comportamentos e obter dados que podem beneficiar o bom funcionamento dos sites.

Cada elemento relevante pode ser visualizado em um painel que oferece uma visualização mais detalhada para facilitar a gestão do seu projeto, inclusive informações de variações de acesso, caso ocorram.

Além de acompanhar o tráfego, há também a possibilidade de analisar as variações de velocidade das páginas, possibilitando que o usuário possa sanar qualquer transtorno no tempo exato, caso algo esteja errado.

Tudo isso é possível devido ao painel extremamente intuitivo e com várias funcionalidades que o Cloudflare apresenta.

Pode se adaptar à LGPD

A Lei Geral de Proteção dos Dados chegou para esclarecer questões sobre a utilização dos dados dos usuários. Hoje em dia quem gerencia algum projeto online, site, blog ou e-commerce, deve estar atento para o que essa lei diz.

Para tratar os dados dos usuários com a devida segurança, o Cloudflare aparece como uma ferramenta bastante útil.

Quando o acesso é filtrado como o Cloudflare faz, os riscos de contatos com softwares e bots maliciosos é reduzido ao máximo, mantendo as informações protegidas. Isso é importante para assegurar a Experiência do Usuário.

Fideliza usuários 

Diante de uma boa Experiência do Usuário, é normal que mais visitantes apareçam com mais frequência em seu site, visto que o site garante velocidade e segurança, dois detalhes fundamentais no mundo online.

IsSo, de certo modo, auxilia nas técnicas de SEO e também a obter avaliações positivas e consolidar uma boa presença digital.

 

OFERTA EXCLUSIVA: >> Se você tem um site ou pretende iniciar um projeto web, conheça os planos da Hostinger com CloudFlare incluso para deixar seu site super rápido. [wwpbtn type=”success” text=”ACESSE AQUI” link=”https://www.hostg.xyz/SH4fT” newaba =”true”]

 

Entenda como é o funcionamento do Cloudflare

O Cloudflare atua como uma rede completa de suporte ao servidor. Com isso ele assegura um alcance mais amplo na sua potência de estabilidade e acesso aos sites.

Desse modo, os serviços atuam integrando o servidor de hospedagem original e o usuário, proporcionando mais velocidade e proteção contra ataques.

Para assegurar esse bom funcionamento, o Cloudflare realiza um filtro de todas as solicitações que são feitas ao servidor. Sendo assim, ele consegue replicar a rede para potencializar conexões e também evita a sobrecarga gerada por ataques digitais.

Caso seja preciso, o Cloudflare tem condições de bloquear tentativas de acesso suspeitas e que possam trazer prejuízos.

Além disso, o Cloudflare é recomendado para qualquer empresa ou usuário que deseja obter melhor desempenho e segurança no seu projeto online, tais como sites estáticos, lojas virtuais e blogs.

Porém, o Cloudflare irá atuar bem em sites construídos a partir do zero, em linguagem JavaScript, e que utilizam hospedagens em separado.

O Cloudflare apenas não é indicado para as plataformas de construção que já possuam hospedagem própria integrada, como, por exemplo, empresas como a Wix.

Uma ótima opção para aumentar o desempenho do seu site 

O Cloudflare aparece como uma excelente alternativa para assegurar a velocidade de carregamento e a segurança necessária.  

Esse software foi concebido para ser intuitivo e de fácil configuração, permitindo que qualquer usuário com um site e seu próprio domínio tenha condições de utilizá-lo, independentemente da plataforma utilizada.

Além do mais, o Cloudflare não exige hardware, software ou alterações adicionais no seu código.

Por causa disso, diante de tantas vantagens, ele se torna uma ferramenta essencial, que vale o investimento.

 

OFERTA EXCLUSIVA: >> Se você tem um site ou pretende iniciar um projeto web, conheça os planos da Hostinger com CloudFlare incluso para deixar seu site super rápido. [wwpbtn type=”success” text=”ACESSE AQUI” link=”https://www.hostg.xyz/SH4fT” newaba =”true”]

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE