...

Como caprichar no design de sua loja virtual?

por Edson Pessoa
140 Visualizações

Em um ambiente virtual, o produto é intangível para o cliente. Basicamente, estamos falando de um ambiente puramente visual.

Nesse sentido, escolher o design para sua loja online pode ser um fator decisivo no seu e-commerce e nos resultados de vendas.

Ao contrário do que muitos imaginam, considerar o layout de uma loja virtual não é apenas uma questão estética.

Vários fatores podem influenciar as decisões de compra com base em estímulos visuais.

Portanto, se você deseja obter ajuda em como trabalhar o design de sua loja virtual como uma ferramenta para melhorar os resultados de vendas, continue lendo este artigo para aprender a criar um layout de vendas de sucesso.

Como caprichar no design de sua loja virtual?

O reconhecimento visual é muito importante para qualquer projeto da internet, principalmente, quando estamos falando de uma loja virtual.

Como falei anteriormente, a comunicação na Internet é puramente visual. Como os clientes não podem tocar pessoalmente no produto, sentir sua textura e ver sua cor, este display digital deve ser perfeito e atrair sua atenção para atraí-los a comprar.

Além das fotos dos produtos, seu e-commerce também deve estar em uma plataforma que proporcione aos usuários uma experiência de navegação confortável e, o mais importante: linda!

Se a sua loja online é visualmente desagradável para os consumidores, é inútil ter a melhor oferta, as melhores condições ou os melhores produtos.

Uma loja bem projetada transmite visualmente confiança e segurança a quem a visita e convida a comprar.

Mas se sim, como criar um bom design para uma loja virtual? Para empreendedores iniciantes, preparamos um guia passo a passo com dicas importantes.

1.Escolha o visual geral da loja virtual

Em Primeiro lugar, você precisa se basear no formato usado por outras lojas do mesmo nicho que o seu para que possa então idealizar um layout de sucesso para sua loja virtual.

Tente imaginar qual cor é a melhor para sua marca ou área de especialização, como deseja exibir seu produto na página, qual estilo de fonte é melhor para sua empresa e outras questões gerais.

O processo de escolha do design de sua loja virtual é semelhante à escolha do mobiliário e da decoração de uma loja física, por isso deve ser cuidadosamente pensado.

2.Defina o melhor esquema de navegação de sua loja virtual respeitando o Design de Experiência do Usuário (UX Designer)

Ao visitar sua loja virtual, os usuários precisam seguir um caminho especifico até finalizar a compra.

Por sua vez, esse caminho deve ser intuitivo e norteado por uma navegação fácil, em outras palavra, uma navegação que otimize a experiência  do usuário (UX Designer) que também faz parte da estratégia de design de uma loja virtual.

Em outras palavras, os usuários precisam ser guiados por cores, comandos e frases de chamariz.

Por exemplo, ao visualizar um produto de um catálogo, deve haver um botão piscando ao lado de sua descrição, levando você a finalizar a compra ou optar por colocá-lo no carrinho de compras.

Os clientes não se perderão em seu site ou precisarão pesquisar ou considerar como comprar o produto.

Todas essas informações devem ser fornecidas aos usuários de sua  loja virtual de forma clara e intuitiva.

Esta é a base principal para um bom design de uma loja virtual, assim como uma estratégia pata aumentar a retenção dos usuários dentro de sua loja virtual (tempo em que os mesmo ficam navegando em sua loja virtual).

3. Personalize os textos e as imagens utilizadas em sua loja virtual

Personalize sua loja virtual ao máximo possível, pois a comunicação com os seus possíveis clientes abrange várias áreas visuais como: cores, imagens, fontes utilizadas nos textos e a elaboração do texto em si.

Com base nessas informações, você pode começar a desenvolver uma estratégia de design mais confiável para a loja online. Procure desenvolver uma linguagem direta de diálogo com o público-alvo, incluindo o texto descritivo da marca e do produto, bem como as imagens e cores utilizadas para descrever a página.

4. Crie uma logomarca que gere conexão com seu publico

A logomarca é um item fundamental quando estamos falando de identidade visual. Lógico que se trata de uma integração entre os pontos que devem ser considerados.

Obviamente que só a logomarca em si não vai definir o sucesso de uma loja virtual de sucesso, mais posso considerar que a logomarca cria um grande vinculo com os visitantes de sua loja virtual.

A logomarca é o que vai criar a identidade de seu negócio com os seus potenciais clientes. 

O ideal, nesta etapa, seria pensar na possibilidade de contratação de um bom designer gráfico para que desenvolva este projeto.

No entanto, caso você  ainda não tenha recursos para este investimento inicial, existem alguns sites gratuitos que permitem a criação de logotipos através de inteligência artificial como os sites: TailorBrands e Logaster entre outros.

Estes sites, em geral, são de simples utilização e também podem gerar bons resultados.

5.Escolha da plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce que você vai contratar para realizar a gestão de sua loja virtual é fundamental na personalização de sua loja virtual.

Portanto, é interessante que você contrate o serviço de uma plataforma segura e que ao mesmo tempo lhe proporcione a personalização de sua loja de uma maneira fácil que não lhe gere perdas de tempo.

Hoje no mercado temos diversas plataformas de loja virtual no mercado (também conhecida como plataformas de e-commerce), faça uma pesquisa e encontre uma plataforma que seja acessível e de fácil configuração.

Algumas plataformas até mesmo lhe permite criar uma loja por um tempo determinado para que você possa testar os recursos.

Uma plataforma bem interessante que permite criar uma loja de teste apenas em alguns minutos é a Simplo7.

A Simplo 7 é uma empresa que já tem vários anos de experiência no mercado de e-commerce atuando com lojas virtuais e possui uma equipe de suporte que pode te ajudar em todas as etapas.

Para você criar sua loja e testar a plataforma da Simplo7 por 7 dias acesse aqui.

Conclusão

Como vimos o designer de sua loja virtual é fundamental para seu sucesso em meio a uma concorrência arrasadora que temos hoje na internet neste seguimento.

No entanto, isso não significa que você não vai ter sucesso em seu projeto de loja virtual. Com muita paciência, persistência e com um pouco de estudo sobre EX Designer e técnicas de SEO é possível se destacar e realizar muitas vendas.

Espero que tenha lhe ajudado e caso ainda tenha alguma dúvida com relação a este assunto deixe nos comentários logo abaixo e terei o maior prazer em lhe ajudar.

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE