Criando um Blog Poderoso

Você quer aprender como criar um blog poderoso na internet? Então você está no lugar correto pra aprender tudo de uma maneira simples!

Nesta postagem você vai aprender o seguinte:

  • Como escolher o nome e segmento do seu blog.
  • Como comprar um domínio.
  • Escolher entre um serviço de hospedagem gratuito ou pago.
  • Como escolher a plataforma onde você criará o seu blog.
  • Como criar a identidade que é a cara do seu blog.
  • Como escrever o seu primeiro post.

Mais não se preocupe em meio a tanta coisa importante que deve ser observada durante o processo de criação de um Blog, mesmo para quem não conhece muito sobre o assunto os passos são fáceis de entender e vou te explicar detalhadamente sobre cada um.

E aproveitando,  se você tiver interesse em aprender mais sobre assuntos de tecnologia com conteúdos em vídeo, basta visitar e se inscrever em nosso canal do youtube clicando aqui!

Mas, continuando nosso assunto sobre blogs deixa eu te fazer uma pergunta:

Você se lembra dos diários que eram muito usados antigamente?  Nele era possível escrever os acontecimentos do dia-a-dia, conflitos,
paixões, emoções e expectativas que vivíamos.

Normalmente eram como um relato para narrar inúmeras histórias, mas, também podia escrever um poema, um pensamento, lembrete, desenhar uma imagem,
ou seja,  desenvolver qualquer tipo de texto além disso os textos eram escritos para um único leitor o próprio autor daí o caráter íntimo.

Bom! Os blogs são mais ou menos iguais aos antigos diários usados principalmente pelas jovens da época.

Embora tenha surgido nos anos 90 foi no começo dos anos 2000 que os blogs se tornaram populares.

Um Blog é uma página na internet composta por publicações em texto às vezes com imagem e outros tipos
de conteúdo.

Da mesma forma que nos diários a característica de um blog é a freqüência das publicações que em alguns casos, de acordo com o objetivo ou
público a que se dirige o conteúdo é possível ter mais de um texto  publicado por dia.

A diferença entre o diário e os blogs é que o autor de um blog não se limita mais a escrever para si mesmo
e sim compartilhar suas idéias com o mundo.

As  idéias são diversas e podem ser sobre:  conhecimentos e histórias fictícias que sejam de interesse pessoal ou dos seus leitores.

Inclusive as empresas também começaram a criar esse tipo de página na internet com o objetivo de se aproximar dos seus consumidores e oferecer a eles não
apenas seus produtos mas também informações e conhecimentos, ou seja, entregando valores relevantes para o consumidor.

Portanto, os blogs reforçam a marca junto a esses consumidores ou clientes em potencial.

Viu como os blog são importantes e não estão mortos como muito dizem por ai?

E ai vamos ao que importa?

1. Como escolher o nome e segmento do seu blog?

O Nome e o segmento de um Blog e a primeira coisa que você fará para isso basta responder às seguintes perguntas sobre o
que você vai falar.

Por exemplo: pode ser sobre viagens, tecnologia, receitas, música, moda e etc.

Neste momento também é importante você definir para quem você vai falar se é para amigos, familiares ou  qualquer um que tem interesse no assunto.

Com isso você vai dar a sua contribuição para as pessoas e vai divulgar sua marca e mostrar sua autoridade no assunto.

Vejamos um exemplo:

Imagine que você é um professor de educação física e deseja lançar um curso digital com dicas
práticas de exercícios para fazer dentro de casa.

Aqui o primeiro desafio é se tornar conhecido entre seu público alvo, então, criar um blog  sobre atividade física em casa ou ao ar livre é uma forma de você entregar a conhecimento que ajudar as
pessoas.

Portanto,  enquanto você  divulga o seu trabalho , terá também a oportunidade de construir a sua imagem como uma autoridade no assunto.

Na escolha do seguimento você sempre deverá levar em consideração que você deve escolher algo que você gosta ou o que você sabe fazer e que te faça
bem.

Fazendo isso você se aproxima do seu público, gera uma admiração e fica mais fácil convertê-los em clientes no futuro.

Mas, lembre se sempre de que suas postagens devem  ser relevante para o leitor e realmente entregar algum valor para ele só assim você conseguirá verdadeiros fãs.

Definido o segmento chegou a hora de  escolher o nome do blog.

Um bom nome é aquele que quando seu segmento verificar o nome já saiba  imediatamente do que se refere e também deve ser fácil e
simples de escrever e memorizar para que os usuários tenham facilidade tanto para encontrar o blog quanto para recomendar aos seus
amigos.

Por isso é muito importante na escolha do nome evitar nomes genéricos como por exemplo: “saude.com” ou com números e referenciando a algo temporal como:” saude10.com.br” ou “saude2020.com.br”.

2. Como comprar um domínio?

Como comprar um dominio

Depois de escolher o nome é chegada a hora de adquirir um nome de domínio.

Um domínio é o endereço onde as pessoas vão acessar o seu blog na internet e é importante registrar para garantir que outras pessoas não
possam comprar posteriormente e você ter que mudar toda sua estrutura.

Sugerimos que você primeiro procure domínios “pontocom”, porque eles geralmente aparecem primeiro nos mecanismos de busca.

A compra de um domínio pode ser realizada através do Registro.BR ou de uma empresa de hospedagem como a HostGator, KingHost, Hostinger entre outras empresas de hospedagens de sites disponíveis no mercado.

Se você se interessar temos uma postagem onde falamos sobre as melhores hospedagens de sites do Brasil para ler na integra basta clicar aqui.

Mais adiante vamos falar sobre uso de hospedagem gratuita e paga, caso você vá optar por uma hospedagem de site paga, o domínio na maioria das vezes sai gratuitamente no primeiro ano, caso opte por utilizar uma hospedagem gratuita a compra do domínio pode variar entre R$ 30 e R$50 reais ao ano a depende do tipo de domínio escolhido.

3. Escolher entre um serviço de hospedagem gratuito ou pago

Hospedagem de sites

Depois de comprar o domínio (que inclusive pode ser comprado junto desta etapa) agora é a hora que você tem que escolher entre o serviço de hospedagem gratuito ou pago.

O servidor de hospedagem é uma empresa que colocará seu blog no ar com todas as páginas e recursos necessários para seu correto funcionamento 24 horas por dia.

E são diversas opções de empresas que oferecem o serviço de hospedagem paga como as que já citamos aqui como a: HostGator, KingHost, Hostinger.

Geralmente estas empresas oferecem o domínio gratuito mas fique à vontade para escolher qualquer serviço que seja seguro e fácil de gerenciar.

Já se for optar por hospedar seu conteúdo gratuitamente temos a possibilidade de utilizar os recursos gratuitos de plataformas como:
wordpress.org ou o Blogger que é do Google.

No entanto,  começar nestas plataformas gratuitas trazem alguns inconvenientes como por exemplo: você não poderá escolher o nome do seu domínio de inicio pois ele sempre virá acompanhado pelo nome da plataforma onde está hospedado por exemplo: “meusite.blogger.com” ou “meusite.blogger.com” ( posteriormente no blogger ou no wordpress.org  é possível  configurar um domínio próprio, No entanto, o conteúdo ainda estará sendo hospedado no servidor do wordpress.org e do Blogger).

Apesar de serem opções seguras, eu penso que é sempre bom ter uma estrutura própria onde você pode escalar a capacidade aumentando o desempenho quando necessário ou mesmo para preservar suas informações em ambiente que é seu.

Sem falar que um dia sua página poderá desaparecer sem aviso prévio (sei que posso esta exagerando, mais é uma possibilidade que pode acontecer).

4. Qual plataforma escolher para o Blog?

Sistema CMS

Depois de escolher o nome, domínio e hospedagem, chegou a hora de escolher a plataforma, a plataforma é o tipo de programa uma espécie de editor de texto que permitirá que você crie as páginas do blog.

Neste quesito vou  deixar a imparcialidade de lado e dizer com toda certeza do mundo que use como plataforma do seu blog ou site o WordPress.

Para você ter ideia, de acordo com a w3techs 35,7% dos sites no mundo todo utilizam Wordpres. Isso representa uma fatia de 62.5% de todos sites que usam gerenciador de conteúdo no mundo todo.

A popularidade do WordPress se dá por conta de sua facilidade no uso e por ter muitos temas e Plugins compatíveis com ele. Isso faz dele a melhor opção para construir qualquer Blog.

Sem falar que a instalação do WordPress é muito simples e você pode instalar automaticamente no serviço de hospedagem que contratou. A maioria das empresas de hospedagens  já possuem a opção de instalação rápida do WordPress.

No entanto, se você quiser optar por outros gerenciador temos também os bem conhecidos: Joomla e o Drupal.

5. Como criar a Identidade do Blog?

Como criar identidade do Blog

Depois de escolhida a plataforma (que imagino que você optou pelo wordpress) é o momento de criar a identidade de seu blog.

Para isso você precisa escolher um tema para aplicar na sua instalação do wordpress e analisar quais as cores  você vai utilizar no seu projeto.

Os temas são muito fáceis de instalar e você poderá obter vários deles gratuitamente através do repositório do WordPress ou realizando a compra de um tema premium, caso queria algo mais elaborado, customizável e com suporte.

Um tema muito legal que  indico para quem quer ter um site com estilo profissional é um valor super barato é o Tema Wolf WP, No entanto, existem outros diversos temas que podem ser encontrados em lojas como: ThemeForest, Elegant Themes entre outros.

Sempre leve em consideração que um bom tema deve ser simples para atrair novos leitores, ser responsivo o que significa que ele deve ser facilmente ajustado para diferentes tamanhos de tela e dispositivos móveis e rápido no carregamento das páginas.

Outro cuidado não menos importante é quais as cores que vão compor teu site.Como falei as cores elas são super importantes  para seu blog e para isso deve ser levado em consideração o seu publico.

Um site que pode te ajudar bastante a escolher as cores para o teu blog é o Color Hunter.  Para entender melhor sobre esta ferramenta leia a postagem aqui de nosso Blog: [Paleta de cor com o site Color Hunt – Obtenha centenas de paletas gratuitas para seu projeto].

6. Escrevendo o sua primeira postagem

Como escrever o primeiro post

Finalmente chegou o momento de colocar a mão na massa.Com tudo pronto agora é só escrever o seu primeiro post.

Mas, não pense que seu trabalho se resumirá apenas a escrever posts desordenadamente. Existem algumas dicas importantes a seguir daqui pra frente e não são dicas que devem ser aplicadas apenas no primeiro post mas para todos eles.

A primeira coisa a e fazer é planejar bem o conteúdo, pensando nisso é importante criar um calendário editorial onde você escreverá o melhor conteúdo para
seu público e definirá as datas de cada publicação.

Será necessário também definir a palavra chave de cada texto que você vai escrever que é basicamente o termo que o usuário usou ou usaria na pesquisa do Google para tirar a sua dúvida.

Para identificar as palavras-chave para os seus textos você pode usar plataformas como o UbberSuggest e o KeyWordPlanner da Google (Eu sugiro que use o UbberSuggest, pois é bem mais pratico de usar) o Google trends também pode ser utilizado para analisar tendencias de palavras que estão sendo mais pesquisadas.

Ouro detalhe importante e na hora de criar um conteúdo de qualidade sempre buscar entender o que seus concorrentes oferecem e pensar em formas de criar algo ainda melhor e mais completo.

Os títulos também não podem ficar de fora, um bom título e uma meta descrição são basicamente o que prezam as boas práticas de SEO e que vão deixar seu conteúdo otimizado dentro das ferramentas de buscas.

E ai? O que esta esperando pra começar a escrever as postagens do seu blog e ganhar muitos e muito seguidores?

Espero que tenha te ajudado a montar realmente um Blog super poderoso e receba milhares e milhares de visitas muito em breve.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?

Sobre o Autor

Edson Silva
Edson Silva

Edson Silva é Especialista em Tecnologia e Tecnólogo em Marketing Digital. No seu tempo disponível se dedica a criação de conteúdo que educa, informa e gera valor para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

Maquininha de Cartão que Imprime o Comprovante 10 Melhores Bancos de Imagens Gratuitos Conheça 9 sites para ganhar dinheiro como Freelancer Celular não conecta no Wi-fi? Veja como pode resolver! Como viver de Youtube? Quem são os astronautas que vão a lua em 2024? Se vai trocar de telefone não pode ignorar estas dicas Se você vai trocar de computador não deve ignorar estas dicas 7 Mitos e verdades sobre a bateria do celular Aplicativos que consomem bateria do celular