
Você sabia que o número de lojas virtuais aumentou mais de 40% entre os anos de 2019 e 2020?
O dado apresentado na 6ª edição do Perfil do E-commerce Brasileiro, realizado pelo PayPal em parceria com a Big Data Corp, demonstra o que muita gente já sabe: o cenário digital é muito próspero para quem quer estudar e investir nesse mercado.
Sim, é isso mesmo: para entrar no setor de vendas online é necessário se qualificar.
Se não fizer isso, a sua loja será só mais uma no meio da multidão… com poucas chances de crescer e de aparecer. Quer criar uma loja virtual profissional e fazer das vendas na internet o seu trabalho?
Aqui apresentaremos 6 passos para criar um e-commerce de sucesso!
Quem pode criar loja virtual profissional?
Se você quer criar loja virtual profissional, em primeiro lugar deve se qualificar e se preparar para oferecer tudo aquilo que o mercado digital demanda.
Ao mesmo tempo em que esse setor apresenta boas perspectivas para os investidores, também tem uma concorrência acirrada – o que exige estudo, planejamento e visão estratégia.
Por isso, podemos dizer que qualquer pessoa pode criar uma loja virtual profissional e investir no setor de vendas online.
Porém, quanto mais disposta ela estiver de estudar e de se aprofundar no segmento que está entrando, mais chances terá de criar uma empresa com verdadeira possibilidade de consolidação.
Vale a pena investir em uma criar loja virtual profissional?
Sempre vale a pena investir em um comércio eletrônico profissional, o que significa que o empreendedor deve fazer plano de negócios, escolher o produto com base em estudos, se aprofundar no segmento e conhecer profundamente o seu público-alvo.
Tudo isso contribui diretamente para o sucesso da loja que você está concebendo.
Tenha em mente que criar loja virtual profissional é levar a sério o seu novo trabalho.
Quanto mais você planejar antes de colocar sua loja no ar, mais erros conseguirá antecipar, o que tem muito valor para qualquer negócio.
O profissionalismo deve ser sempre a meta de todos os empreendedores, seja do mercado digital ou tradicional.
Como montar uma loja virtual profissional?
Quanto mais você investir no planejamento do seu comércio eletrônico, mais sólida será a empresa que estará criando.
Por isso, lembre-se sempre que estudo não é perda de tempo: é conhecimento que será essencial na execução das tarefas do dia a dia.
E pode ter certeza que o mundo digital tem muitas tarefas e desafios!
Mas como montar uma loja virtual profissional e começar a vender online com possibilidade de crescimento?
A seguir apresentaremos seis dicas simples e possíveis para que você coloque em prática no seu e-commerce. Veja aqui:
1. Escolha uma plataforma que ofereça recursos profissionais
A plataforma do comércio eletrônico engloba muitas funções: apresentar os produtos para os consumidores, conduzir os clientes pelo processo de venda, concretizar o pagamento e centralizar os dados de compra.
Pensando assim, fica fácil de entender por que essa escolha deve ser feita com tanta cautela, não é mesmo?
Quanto mais recursos profissionais a plataforma tiver, mais útil ela será para a sua rotina de administração do negócio.
Por isso, pesquise as alternativas do mercado e escolha uma plataforma completa, com integração, automatização, ERPs e facilidades que realmente ajudam a ter dados mais assertivos e a economizar tempo.
2. Desenvolva uma marca única
É claro que o mercado digital apresenta boas oportunidades para quem quer investir nele.
Mas, ao mesmo tempo, também atrai muitos empreendedores que se empolgam com a ideia de ganhar dinheiro trabalhando de casa.
Nesse cenário, a competição é muito acirrada, exigindo a diferenciação das marcas.
Sim, quanto mais segmentada uma empresa for, mais chances ela terá de cativar os seus clientes.
Sabendo disso, elimine aquela ideia de vender produtos genéricos e tentar atender todo perfil de clientes. Pelo contrário: desenvolva uma marca única, que seja lembrada pelos consumidores.
3. Invista em um domínio próprio
Algumas plataformas de comércio eletrônico oferecem planos gratuitos, o que parece uma boa ideia à primeira vista.
Contudo, podem ser uma roubada para os empreendedores, que logo terão que fazer a migração da loja virtual para uma outra plataforma mais completa, colocando em risco todos os dados que já foram cadastrados.
Da mesma forma, também é possível encontrar domínios gratuitos para loja virtual. Porém, a recomendação é você contrate um domínio pago com uma extensão que demonstre o profissionalismo do seu negócio, como, por exemplo, “.com” ou “.com.br”.
4. Invista em embalagens profissionais para a sua marca
A escolha da embalagem depende muito do tipo de produto e da forma como ele vai ser transportado.
No entanto, essa decisão não deve ser tomada pensando apenas no preço do fornecedor e sim no valor que gera para o consumidor. Sabendo disso, recomendamos o uso de embalagens personalizadas com o logotipo da sua marca.
Há empresas que usam a embalagem como forma de demonstrar seu posicionamento no mercado, o que é muito bacana de ser feito.
Algumas enviam os produtos sem plástico, contando apenas com papel, o que é mais ecológico. Outras aplicam frases bacanas nas caixas, tornando a experiência do cliente mais divertida.
5. Garanta a presença da sua marca nas redes sociais
Você já deve ter ouvido falar que uma empresa só existe quando está nas redes sociais, não é mesmo?
De fato, a presença no Facebook e no Instagram é muito importante para os negócios que querem se destacar.
Essa é uma boa estratégia para estar perto do seu público-alvo, podendo dialogar com ele de uma maneira leve e assertiva.
A presença nas redes deve ser pensada com estratégia. Ou seja, não basta criar um perfil e publicar qualquer coisa. É preciso criar algumas editorias de conteúdo.
Veja alguns exemplos de temas que você pode abordar nas suas redes sociais:
- Apresentação dos produtos
- Bastidores da marca
- História da empresa
- Feedback dos clientes
6. Desenvolva uma boa estratégia de marketing para sua loja
Preconceitos à parte, tenha em mente que o setor de marketing é tão importante quanto o setor financeiro.
Sim, uma empresa que queira vender na internet e crescer nesse cenário precisa investir em marketing. Isso significa que as decisões devem ser tomadas com base em estudo e estratégia, ok?
Existem muitas maneiras de aumentar a visibilidade de uma marca: presença nas redes sociais, e-mail marketing, anúncios em buscadores de conteúdo, SEO, etc.
Mas não basta sair usando todas elas de qualquer jeito: é necessário integrar essas ações de modo que dialoguem e que gerem resultados consistentes.
Qual a melhor plataforma para criar uma loja virtual?
Hoje temos diversas plataformas profissionais e seguras para criar lojas virtuais. Uma destas plataformas sem dúvidas é a Simplo 7.
A Simplo7 é uma excelente plataforma para criar loja virtual profissional com um dos melhores preços em relação a mensalidade do serviço.
A Plataforma da Simplo7 conta com uma série de recursos essenciais para empresas de todos os portes. Quer exemplos?
Nela é possível criar um e-commerce personalizado, com métodos de pagamento variados, diversos meios de entrega e otimizações que simplificam o trabalho do gestor.
Tudo isso a um preço justo e com a possibilidade de fazer upgrade para incluir mais produtos.
E já que é muito importante escolher bem a plataforma do e-commerce, sugerimos que leia esse texto sobre criação, recursos e adesão de plataforma para loja virtual. Boas vendas!
Faça um teste gratuito de 7 Dicas criando a sua loja virtual acessando o botão logo abaixo:
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?
Sobre o Autor
0 Comentários