...

Como criar uma loja virtual profissional em 6 passos

por Edson Pessoa
58 Visualizações

Você sabia que o número de lojas virtuais aumentou mais de 40% entre os anos de 2019 e 2020?

O dado apresentado na 6ª edição do Perfil do E-commerce Brasileiro, realizado pelo PayPal em parceria com a Big Data Corp, demonstra o que muita gente já sabe: o cenário digital é muito próspero para quem quer estudar e investir nesse mercado. 

Sim, é isso mesmo: para entrar no setor de vendas online é necessário se qualificar.

Se não fizer isso, a sua loja será só mais uma no meio da multidão… com poucas chances de crescer e de aparecer. Quer criar uma loja virtual profissional e fazer das vendas na internet o seu trabalho?

Aqui apresentaremos 6 passos para criar um e-commerce de sucesso! 

Quem pode criar loja virtual profissional?

Se você quer criar loja virtual profissional, em primeiro lugar deve se qualificar e se preparar para oferecer tudo aquilo que o mercado digital demanda.

Ao mesmo tempo em que esse setor apresenta boas perspectivas para os investidores, também tem uma concorrência acirrada – o que exige estudo, planejamento e visão estratégia.

Por isso, podemos dizer que qualquer pessoa pode criar uma loja virtual profissional e investir no setor de vendas online.

Porém, quanto mais disposta ela estiver de estudar e de se aprofundar no segmento que está entrando, mais chances terá de criar uma empresa com verdadeira possibilidade de consolidação. 

Vale a pena investir em uma criar loja virtual profissional?

Sempre vale a pena investir em um comércio eletrônico profissional, o que significa que o empreendedor deve fazer plano de negócios, escolher o produto com base em estudos, se aprofundar no segmento e conhecer profundamente o seu público-alvo.

Tudo isso contribui diretamente para o sucesso da loja que você está concebendo.

Tenha em mente que criar loja virtual profissional é levar a sério o seu novo trabalho.

Quanto mais você planejar antes de colocar sua loja no ar, mais erros conseguirá antecipar, o que tem muito valor para qualquer negócio.

O profissionalismo deve ser sempre a meta de todos os empreendedores, seja do mercado digital ou tradicional.

Como montar uma loja virtual profissional?

Quanto mais você investir no planejamento do seu comércio eletrônico, mais sólida será a empresa que estará criando.

Por isso, lembre-se sempre que estudo não é perda de tempo: é conhecimento que será essencial na execução das tarefas do dia a dia.

E pode ter certeza que o mundo digital tem muitas tarefas e desafios! 

Mas como montar uma loja virtual profissional e começar a vender online com possibilidade de crescimento?

A seguir apresentaremos seis dicas simples e possíveis para que você coloque em prática no seu e-commerce. Veja aqui:

1. Escolha uma plataforma que ofereça recursos profissionais

A plataforma do comércio eletrônico engloba muitas funções: apresentar os produtos para os consumidores, conduzir os clientes pelo processo de venda, concretizar o pagamento e centralizar os dados de compra.

Pensando assim, fica fácil de entender por que essa escolha deve ser feita com tanta cautela, não é mesmo?

Quanto mais recursos profissionais a plataforma tiver, mais útil ela será para a sua rotina de administração do negócio.

Por isso, pesquise as alternativas do mercado e escolha uma plataforma completa, com integração, automatização, ERPs e facilidades que realmente ajudam a ter dados mais assertivos e a economizar tempo.

2. Desenvolva uma marca única

É claro que o mercado digital apresenta boas oportunidades para quem quer investir nele.

Mas, ao mesmo tempo, também atrai muitos empreendedores que se empolgam com a ideia de ganhar dinheiro trabalhando de casa.

Nesse cenário, a competição é muito acirrada, exigindo a diferenciação das marcas. 

Sim, quanto mais segmentada uma empresa for, mais chances ela terá de cativar os seus clientes.

Sabendo disso, elimine aquela ideia de vender produtos genéricos e tentar atender todo perfil de clientes. Pelo contrário: desenvolva uma marca única, que seja lembrada pelos consumidores.

3. Invista em um domínio próprio

Algumas plataformas de comércio eletrônico oferecem planos gratuitos, o que parece uma boa ideia à primeira vista.

Contudo, podem ser uma roubada para os empreendedores, que logo terão que fazer a migração da loja virtual para uma outra plataforma mais completa, colocando em risco todos os dados que já foram cadastrados.

Da mesma forma, também é possível encontrar domínios gratuitos para loja virtual. Porém, a recomendação é você contrate um domínio pago com uma extensão que demonstre o profissionalismo do seu negócio, como, por exemplo, “.com” ou “.com.br”. 

4. Invista em embalagens profissionais para a sua marca

A escolha da embalagem depende muito do tipo de produto e da forma como ele vai ser transportado.

No entanto, essa decisão não deve ser tomada pensando apenas no preço do fornecedor e sim no valor que gera para o consumidor. Sabendo disso, recomendamos o uso de embalagens personalizadas com o logotipo da sua marca.

Há empresas que usam a embalagem como forma de demonstrar seu posicionamento no mercado, o que é muito bacana de ser feito.

Algumas enviam os produtos sem plástico, contando apenas com papel, o que é mais ecológico. Outras aplicam frases bacanas nas caixas, tornando a experiência do cliente mais divertida. 

5. Garanta a presença da sua marca nas redes sociais

Você já deve ter ouvido falar que uma empresa só existe quando está nas redes sociais, não é mesmo?

De fato, a presença no Facebook e no Instagram é muito importante para os negócios que querem se destacar.

Essa é uma boa estratégia para estar perto do seu público-alvo, podendo dialogar com ele de uma maneira leve e assertiva.

A presença nas redes deve ser pensada com estratégia. Ou seja, não basta criar um perfil e publicar qualquer coisa. É preciso criar algumas editorias de conteúdo.

Veja alguns exemplos de temas que você pode abordar nas suas redes sociais:

  • Apresentação dos produtos
  • Bastidores da marca
  • História da empresa
  • Feedback dos clientes

6. Desenvolva uma boa estratégia de marketing para sua loja

Preconceitos à parte, tenha em mente que o setor de marketing é tão importante quanto o setor financeiro.

Sim, uma empresa que queira vender na internet e crescer nesse cenário precisa investir em marketing. Isso significa que as decisões devem ser tomadas com base em estudo e estratégia, ok?

Existem muitas maneiras de aumentar a visibilidade de uma marca: presença nas redes sociais, e-mail marketing, anúncios em buscadores de conteúdo, SEO, etc.

Mas não basta sair usando todas elas de qualquer jeito: é necessário integrar essas ações de modo que dialoguem e que gerem resultados consistentes. 

Qual a melhor plataforma para criar uma loja virtual?

Hoje temos diversas plataformas profissionais e seguras para criar lojas virtuais. Uma destas plataformas sem dúvidas é a Simplo 7.

A Simplo7 é uma excelente plataforma para criar loja virtual profissional com um dos melhores preços em relação a mensalidade do serviço. 

A Plataforma da Simplo7  conta com uma série de recursos essenciais para empresas de todos os portes. Quer exemplos?

Nela é possível criar um e-commerce personalizado, com métodos de pagamento variados, diversos meios de entrega e otimizações que simplificam o trabalho do gestor. 

Tudo isso a um preço justo e com a possibilidade de fazer upgrade para incluir mais produtos.

E já que é muito importante escolher bem a plataforma do e-commerce, sugerimos que leia esse texto sobre criação, recursos e adesão de plataforma para loja virtual. Boas vendas!

Faça um teste gratuito de 7 Dicas criando a sua loja virtual acessando o botão logo abaixo:

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE