...

Como desativar o Google Assistente do celular?

por Edson Pessoa
302 Visualizações
Imagem do Google Assistente

Photo by BENCE BOROS on Unsplash

O Google Assistente é uma ferramenta muito útil para os usuários com muitas tarefas diárias e que se beneficiam das diferentes formas de automatização inteligente que o aplicativo oferece.

Na maior parte das vezes o recurso vem instalado de fábrica no aparelhos com sistema Android mais recentes e também pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store.

Por outro lado, o Google Assistente pode ser um incômodo real para usuários que desejam uma experiência de uso mais simples e sem muitas conexões externas.

Portanto, se por algum motivo você quiser desativar os recursos do aplicativo Google Assistente não deixe de seguir este tutorial.

O processo de desativação é fácil e pode ser feito em apenas alguns minutos, mas, antes entenda o que é o “Google Assistente”.

O que é o Google Assistente?

O Google assistente é um assistente pessoal desenvolvido pela Google e foi lançado no ano de 2016.

O Google Assistente ajuda em algumas tarefas do dia-a-dia como realizar uma ligação para uma pessoa, enviar mensagens de texto, realizar pesquisas na internet e ainda conversar com o usuário. 

O Google Assistente possui aplicativos para celulares/smartphones/tablets, no entanto, possui suporte para diversos aparelhos de Smart Home, incluindo caixas de som e Smart TVs, e utiliza inteligência artificial para identificar e responder comandos de voz.

Como desativar o Google Assistente do Celular?

Para começar o processo de desativação do “Google” Assistente abra o aplicativo “Google” e selecione a aba ” Mais” que fica no canto inferior direito e, na sequencia, toque em “Configurações” e depois em “Google Assistente”.

Depois que acessar role a tela para cima até encontrar a opção “Geral” e desative a chave de “Google Assistente“. 

Desativando o Google Assistente

Telas de desativação do Google Assistente

Ao executar os procedimentos para desativar a chave do Google Assistente conforme descrito acima não desativa a presença dele por completo.

O assistente virtual continua na condição de “ativo” através de atalhos, geralmente acessados por teclas físicas ou pelo sistema de voz do celular .

Para resolver este problema acompanhe os passos logo abaixo.

Como desativar o atalho do Google Assistente?

Para desativar  o atalho para o Google assistente basta seguir alguns procedimentos simples. Para isso basta abrir o atalho de “Configurações ou Configurar” do aparelho (Em geral ícone de uma engrenagem), depois tocar na opção “Apps e notificações” >>  “Avançado” e, por fim, “Apps Padrão“.

Logo em seguida escolha a opção “Assistência e entrada por voz ou App assistência digital” e, depois “App assistido ou App assistente digital padrão“.

Ao chegar nesta seção, basta selecionar a opção “Nenhum“.

Telas de Configuração para desativar Google Assistente

Observe que na sessão onde foi marcada a opção “Nenhum” tem outras opções de assistente, não será o caso de quem está acompanhando este tutorial, mais escolhendo outra opção como por exemplo: Alexa, Firefox entre outros, este se tornará o seu assistente padrão do celular. 

No entanto, após realizar a desativação total do aplicativo Google Assistente ainda é possível deixar o aparelho mais limpo desativando também o aplicativo do Google.

Como desativar o aplicativo Google?

Como falei anteriormente se você deseja ter uma experiência ainda mais “clean” existe a possibilidade de desativar  o aplicativo do Google.

Para desativar o  aplicativo do Google basta acessar o ícone de  “Configurações ou Configurar“.

Acesse a aba “Apps e notificações” e escolha a opção “Google” em seguida toque no ícone de “três pontos” (localizado no canto superior direito) e selecione “Desinstalar atualizações“.

Depois de realizar o procedimento dito anteriormente, o aplicativo será restaurado para  versão original de fábrica, e neste caso vai liberar memória no dispositivo.

Depois para concluir o processo de desativação do aplicativo, toque em “Desativar“.

Conclusão

Em importante deixar claro que desativar o aplicativo “Google” pode de alguma forma afetar o funcionamento pleno de outros aplicativos.

No entanto, se você tiver algum problema, apenas repita os passos desse tutorial e volte as configurações como estavam antes.

Este tutorial  foi feito utilizando um aparelho Motorola Fusion, da Motorola, mas pode ser seguido por usuários de diversos outros aparelhos com sistema Android.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE