
Imagem de Luisella Planeta Leoni por Pixabay
Desde o dia 14 de Março que começou o calendário de atualização cadastral do aplicativo Caixa Tem.
A atualização será necessária para a analise do pagamento do Auxilio emergencial 2021 e para outros benefícios do Governo Federal como: Abono PIS e FGTS.
Para ajudar as pessoas que precisarão realizar esta atualização cadastral, preparei um tutorial passo a passo de como fazer a atualização cadastral no aplicativo Caixa Tem.
O que fazer antes de iniciar a atualização do cadastro no aplicativo Caixa Tem?
Antes de realizar o cadastro é importante ficar atento a alguns detalhes:
- Verifique se o aplicativo Caixa Tem está atualizado. (Para verificar basta acessar as lojas de aplicativos). Aplicativo Caixa tem para Android acesse aqui | Aplicativo Caixa tem para Sistema iOS acesse aqui.
- Verifique se a opção de atualização já está disponível para você. Para consultar a tabela de quando será liberado para você acesse aqui.
- Em alguns testes verificamos que em links de internet com velocidade de Upload muito baixa (entre 500kbps) ocorreram problemas no envio das fotos dos documentos e Selfie. O mais indicado é que seja utilizada uma internet com velocidade de Upload de 1Mbps ou uso da rede móvel do celular. No entanto, esta é uma analise isolada do blog PessoaTech. Para verificar a velocidade de Upload de sua internet faça um teste em nosso medidor de velocidade acessando aqui.
Realizando a atualização cadastral no Caixa Tem
Passo 01 – Abra seu aplicativo Caixa Tem e coloque seu CPF, Depois clique em “Não sou Robô“, logo em seguida coloque sua senha e clique em “Entrar“.
Passo 02 – Depois de fazer o acesso ao aplicativo Caixa Tem, será exibida a tela abaixo, clique sobre a opção: “Atualize seu cadastro“.

Reprodução: Aplicativo Caixa Tem
Passo 03 – Depois de escolher a opção ” Atualize seu Cadastro” serão exibidas 3 telas. Na primeira tela marque a opção “Li e concordo com” e depois clique em “Quero ser um cliente Top“. Na demais tela clique apenas na opção ” Próximo“.

Imagem: Reprodução Aplicativo Caixa Tem

Imagem: Reprodução Aplicativo Caixa Tem

Imagem: Reprodução Aplicativo Caixa Tem
Passo 04 – Nesta etapa será exibida uma tela com suas informações de endereço cadastradas no Caixa Tem. Verifique se as informações de endereço estão corretas. Caso seja seu endereço atual clique em “Sim está correto” caso não seja mais o seu endereço clique sobre o botão ” Meu Endereço Mudou” e informe qual é o seu novo endereço.

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem
Passo 05 – Após a tela de confirmação de endereço será exibida uma nova tela para informações adicionais como o “Número da casa” e “Complemento“. Preencha com as informações solicitadas e clique em “Próximo“.

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem
Passo 06 – Depois de complementar as informações do seu endereço, será exibida a tela a seguir perguntando se você nasceu no Brasil, responda a pergunta marcando umas das opções e clique em “Próximo“.

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem
Passo 07 – Nestas próximas telas serão solicitadas informações sobre seu “Patrimônio e Renda” clique na opção “Entendi” e nas Telas seguintes responda as perguntas que serão feitas pelo aplicativo sempre depois de responder clicando em “Próximo“. No final das perguntas ele vai exibir uma tela onde você poderá conferir um resumo de suas respostas, Clique em “Próximo” após conferir as informações ou caso queira editar alguma informação, basta clicar sobre o nome “Editar” e corrigir. Segue as telas que serão exibidas nesta etapa logo abaixo.

Imagem: Reprodução -Aplicativo Caixa Tem

Imagem: Reprodução Aplicativo Caixa Tem

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem
Passo 08 – Depois de confirmar as informações de Renda e Patrimônio será solicitado uma Foto da Frente e Verso de um documento (Que Poderá ser o RG e Carteira de Habilitação) e uma foto (Selfie) com você segurando o documento em sua mão ao lado do seu rosto. Fique atento para que as imagens sejam registradas em um ambiente bem iluminado e que as imagens sejam nítidas e legíveis. Segue sequência para o processo de envio de foto do documento e da Selfie nas imagens abaixo. Na primeira tela clique em “Continuar para fotos“, Depois coloque seu documento se possível sobre uma folha de papel branca e clique em “Tirar foto” logo depois visualize se sua foto ficou visível e clique em “Sim, tudo certo“. Depois de enviar a foto da frente do documento o mesmo procedimento deverá ser feito para envio da Foto do verso do documento.

Imagem: Reprodução -Caixa Tem

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem

Imagem: Reprodução – Caixa Tem

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem
Passo 09 – Depois de enviar a foto de seu documento, deverá seguir o mesmo procedimento para enviar a Selfie segurando o documento. Abaixo veja a sequencia de telas. Na primeira tela clique em “Tirar Foto“, Veja as instruções para a foto ficar bem visível Clique em “Entendi” e na sequencia se sua foto ficou visível clique em “Sim, tudo certo“. Depois de enviar as imagens o aplicativo exibirá uma mensagem de que suas fotos foram recebidas com sucesso, nesta mesma tela clique em “Continuar“.

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem

Imagem : Reprodução – Aplicativo Caixa Tem

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem
Passo 10 – Agora que foram preenchidas as informações e o envio das imagens solicitadas, será apresentadas duas telas de confirmação agradecendo pelo cadastro das informações conforme as imagens abaixo. Depois deste processo considere a atualização do cadastro finalizada e apenas aguarde o retorno que será dado no próprio aplicativo Caixa Tem. Em ambas as telas clique na opção “Entendi“.

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa.

Imagem: Reprodução – Aplicativo Caixa Tem
Conclusão
Espero ter lhe ajudado a realizar a atualização cadastral no aplicativo Caixa Tem e em caso de problemas durante o processo de cadastramento lhe aconselho a procurar uma Agência da Caixa Econômica Federal para que verifiquem o que ocorre.
No entanto, a agência só deve ser procurada em último caso e se realmente não conseguir efetuar o cadastro em hipótese alguma.
Para erros de comunicação como os que apresentem mensagem de ” Server Not Found” Ou Erro com o código: “404” aguarde mais um tempo e tente novamente, pode ser que com o número de pessoas acessando o servidor simultaneamente o aplicativo fique indisponível em alguns momentos.
Caso tenha alguma mensagem sendo apresentada em sua tela e não citei aqui, escreva nos comentários e irei te orientar se o caso é para procurar uma agência da Caixa ou se trata de problemas de indisponibilidade do servidor o que não necessariamente é necessário ir a uma agência.