Aliexpress-Cupom

Discos Rígidos sobre uma mesa.

Você realizou a instalação de um HD do tipo SSD ou mesmo um HD tradicional e o mesmo está sendo reconhecido pela Bios do computador, mas, ao iniciar o Windows não está sendo reconhecido? 

Bom! Este problema pode está ocorrendo por está zerado de fabrica (de uma maneira mais simples de entender: o HD não está formatado).

Pelo fato de o HD não está formatado o mesmo não está com um sistema de arquivo que possibilita o reconhecimento pelo sistema operacional.

Mas,  a pergunta que fica é: como fazer a formatação se o disco  SSD/HD não está sendo reconhecido pelo sistema operacional? 

Neste caso tem alguns passos que devem ser realizados para conseguir realizar a formatação do mesmo e que vou descrever passo a passo logo a seguir.

Formatando disco SSD/HD não reconhecido pelo sistema

Passo 1 –  Com o botão direito do mouse clique sobre o “Menu Iniciar” e escolha a opção “Gerenciamento de Disco“;

Gerenciamento de disco

Passo 2 –  Ao clicar em “Gerenciamento de disco”  uma janela será exibida. Na parte inferior dela, será exibida uma lista de unidades de disco instaladas em seu computador. O SSD / HD que você instalou com certeza será exibido nesta opção. 

Gerenciamento de disco do Windows

Passo 3 –  Ao identificar a unidade de disco SSD/HD que você instalou o mesmo estará com a informação de “Não alocado”. Para você validar que realmente é o SSD / HD que você acabou de instalar, clique com o botão direito do mouse sobre a área da esquerda (onde tem as informações “Disco 1” ou “Disco 2”) e escolha a opção “Propriedades“. O nome ou o modelo do disco vai aparecer na aba Geral da janela que surgir. Observe se a informação exibida corresponde ao SSD / HD que você instalou.

Passo 4 – Depois de confirmar que realmente é o SSD/HD que você instalou clique com o botão direito do mouse sobre a área “Não alocado” e escolha a opção Novo Volume Simples. Clique em Avançar. Na etapa seguinte, uma janela perguntará o tamanho em megabytes (MB) a ser ocupado pela unidade. A não ser que você queira criar mais de uma partição, aceite o número sugerido e clique novamente em Avançar.

Passo 5 – Na próxima etapa  na tela que será exibida, escolha uma letra para identificar o novo SSD / HD no Windows. No entanto, você pode simplesmente deixar a letra sugerida pelo próprio sistema e clicar em “Avançar“.

Passo 7 – Depois de clicar em Avançar será exibida uma nova tela com a opção “Formatar este volume com as seguintes configurações marcada“. Nesta ocasião o campo Sistema de arquivos deve estar preenchido com “NTFS” se caso for o sistema operacional Windows. No campo Rótulo do volume, pode ser inserido um nome que você quiser para identificação da unidade. Como a unidade de disco é recém instalada, pode deixar a opção “Executar uma formatação rápida” marcada.

Passo 7. Clique na opção “Avançar” e, depois, em “Concluir“. A formatação será iniciada.

O processo costuma ser rápido, mas, dependendo da capacidade de armazenamento da unidade, pode levar alguns minutos para ser concluído.

Pronto! Depois de executar os procedimentos acima o seu SSD ou HD será reconhecido normalmente pelo sistema Windows 10.

Seja um afiliado GearBest e Ganhe Dinheiro em Casa
Ofertas de Livros da Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.