...

Como fazer o Windows 10 reconhecer um SSD ou HD?

por Edson Pessoa
90 Visualizações

Discos Rígidos sobre uma mesa.

Você realizou a instalação de um HD do tipo SSD ou mesmo um HD tradicional e o mesmo está sendo reconhecido pela Bios do computador, mas, ao iniciar o Windows não está sendo reconhecido? 

Bom! Este problema pode está ocorrendo por está zerado de fabrica (de uma maneira mais simples de entender: o HD não está formatado).

Pelo fato de o HD não está formatado o mesmo não está com um sistema de arquivo que possibilita o reconhecimento pelo sistema operacional.

Mas,  a pergunta que fica é: como fazer a formatação se o disco  SSD/HD não está sendo reconhecido pelo sistema operacional? 

Neste caso tem alguns passos que devem ser realizados para conseguir realizar a formatação do mesmo e que vou descrever passo a passo logo a seguir.

Formatando disco SSD/HD não reconhecido pelo sistema

Passo 1 –  Com o botão direito do mouse clique sobre o “Menu Iniciar” e escolha a opção “Gerenciamento de Disco“;

Gerenciamento de disco

Passo 2 –  Ao clicar em “Gerenciamento de disco”  uma janela será exibida. Na parte inferior dela, será exibida uma lista de unidades de disco instaladas em seu computador. O SSD / HD que você instalou com certeza será exibido nesta opção. 

Gerenciamento de disco do Windows

Passo 3 –  Ao identificar a unidade de disco SSD/HD que você instalou o mesmo estará com a informação de “Não alocado”. Para você validar que realmente é o SSD / HD que você acabou de instalar, clique com o botão direito do mouse sobre a área da esquerda (onde tem as informações “Disco 1” ou “Disco 2”) e escolha a opção “Propriedades“. O nome ou o modelo do disco vai aparecer na aba Geral da janela que surgir. Observe se a informação exibida corresponde ao SSD / HD que você instalou.

Passo 4 – Depois de confirmar que realmente é o SSD/HD que você instalou clique com o botão direito do mouse sobre a área “Não alocado” e escolha a opção Novo Volume Simples. Clique em Avançar. Na etapa seguinte, uma janela perguntará o tamanho em megabytes (MB) a ser ocupado pela unidade. A não ser que você queira criar mais de uma partição, aceite o número sugerido e clique novamente em Avançar.

Passo 5 – Na próxima etapa  na tela que será exibida, escolha uma letra para identificar o novo SSD / HD no Windows. No entanto, você pode simplesmente deixar a letra sugerida pelo próprio sistema e clicar em “Avançar“.

Passo 7 – Depois de clicar em Avançar será exibida uma nova tela com a opção “Formatar este volume com as seguintes configurações marcada“. Nesta ocasião o campo Sistema de arquivos deve estar preenchido com “NTFS” se caso for o sistema operacional Windows. No campo Rótulo do volume, pode ser inserido um nome que você quiser para identificação da unidade. Como a unidade de disco é recém instalada, pode deixar a opção “Executar uma formatação rápida” marcada.

Passo 7. Clique na opção “Avançar” e, depois, em “Concluir“. A formatação será iniciada.

O processo costuma ser rápido, mas, dependendo da capacidade de armazenamento da unidade, pode levar alguns minutos para ser concluído.

Pronto! Depois de executar os procedimentos acima o seu SSD ou HD será reconhecido normalmente pelo sistema Windows 10.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE