Este tutorial é para você que por algum motivo esta com um programa travado ou congelado na tela do computador e não esta conseguindo encerrar o mesmo de forma nenhuma.
Sabemos que quando se trata de tecnologia, problemas inesperados podem acontecer.
Felizmente para contornar estes tipos de problemas, é possível forçar o encerramento do mesmo.
Um dos atalhos mais conhecidos para isso é: selecionar a janela congelada e digitar a combinação “Alt + F4”.
No entanto, em alguns momentos pode ser que mesmo o comendo “Alt+F$” não dê certo.
Neste caso é necessário forçar o encerramento da aplicação através de duas ferramentas nativas do Sistema Operacional Windows: o ‘Gerenciador de Tarefas’ e o ‘Prompt de Comando’.
Para saber como encerrar aplicações congeladas ou travadas no computador por estes dois recursos leia esta postagem até o final.
Encerrando um programa pelo gerenciador de tarefas do Windows
Em primeiro lugar é necessário acessar o recurso “Gerenciador de tarefas” do Windows.
- Para ter acesso a este recurso basta digitar na barra de pesquisa pela palavra “Gerenciador de Tarefas” e clicar no ícone correspondente ou Pressionando a combinação de teclas ‘Control (ctrl) + Alt + Del’ e em seguida, clicando em ‘Gerenciador de Tarefas’ na lista de opções que surge na tela.
- Depois será exibida uma tela com várias abas, na aba “Processos“, clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo que deseja encerrar e depois clique em “Finalizar Tarefa“.
- Depois de efetuar o procedimento acima descrito a aplicação será finalizada.
Encerrando um programa pelo CMD (Prompt de Comando) do Windows
Uma outra forma de realizar o encerramento de uma aplicação de forma forçada no Windows é através do Prompt de Comando (CMD).
Para abrir o CMD (Prompt de comando) digite na barra de pesquisa as palavras “cmd” e clique no ícone correspondente ao Prompt de comando ou se preferir acesse: Menu iniciar > Sistema do Windows > do Windows > Prompt de Comando.
Depois de abrir o Prompt de comando siga os procedimentos a seguir para forçar o encerramento de um programa.
- Digite o comando “tasklist“, que, como o nome indica, lista todas as tarefas em execução no seu computador.
- Digite o comando “taskkill /f /im (nome-do-programa).exe“. Substitua “nome-do-programa” pelo programa que você deseja forçar o fechamento.
- Por exemplo, se o Navgeador de internet “Google Chrome” estiver travado, o comando correto para forçar o encerramento dele seria: “taskkill /f /im Google Chrome.exe“.
- Depois de digitar o comando com o nome do programa ‘Enter’ para finalizar o processo. Você deverá ver uma mensagem de confirmação depois que concluir as etapas.
Computador congelou a tela totalmente e não consigo acessar o Gerenciador de tarefas. O que fazer?
Se o seu computador congelou a tela por completo e não permite acionar nenhuma aplicação nem os recursos ensinados aqui neste tutorial é sinal de que algum componente não vai bem no seu computador.
Neste caso é necessário realizar um shutdown forçado (desligamento forçado), para isso, basta manter pressionado o botão de liga/desliga do computador por alguns segundos.
No entanto, vale a observação de que congelamentos de tela (tela travada) no computador é um problema que geralmente está relacionado a problemas no HD (disco rígido) ou na memória RAM do equipamento, porém o caso deverá ser analisado para ter certeza.
Uma forma de obter informações sobre o que pode estar ocasionando o problema de travamentos no computador é executando um diagnóstico no computador para verificar qual hardware está com problemas e ocasionando o congelamento da tela (tela travada).
Para rodar o diagnóstico é necessário saber qual a tecla de atalho deve ser pressionada na inicialização do computador antes de carregar o sistema.
Por exemplo: nos computadores da empresa Dell Computadores, em geral, a tecla que direciona para a opção de diagnóstico é a tecla F12, no entanto, isso pode mudar a depender do fabricante ou modelo do computador.
Para saber como realizar o diagnóstico basta entrar em contato com o suporte do fabricante ou no manual de instruções.
Bom! Espero ter lhe ajudado nesta postagem e caso ainda tenha alguma dúvida deixe nos comentários que terei o maior prazer em lhe ajudar.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?
Sobre o Autor
0 Comentários