...

Como forçar o encerramento de programas travados no Windows 10?

O programa que você estava utilizando travou inesperadamente e você não consegue fechar? Veja como você pode realizar o encerramento forçado no Sistema operacional Windows 10.

por Edson Pessoa
81 Visualizações
Tela de computador com o Sistema Windows 10

Photo by Piero Nigro on Unsplash

Este tutorial é para você que por algum motivo esta com um programa travado ou congelado na tela do computador e não esta conseguindo encerrar o mesmo de forma nenhuma. 

Sabemos que quando se trata de tecnologia, problemas inesperados podem acontecer. 

Felizmente para contornar estes tipos de problemas, é possível forçar o encerramento do mesmo.

Um dos atalhos mais conhecidos para isso é: selecionar a janela congelada e digitar a combinação “Alt + F4”.

No entanto, em alguns momentos  pode ser que mesmo o comendo “Alt+F$” não dê certo.

Neste caso é necessário forçar o encerramento da aplicação através de duas ferramentas nativas do Sistema Operacional Windows: o ‘Gerenciador de Tarefas’ e o ‘Prompt de Comando’.

Para saber como encerrar aplicações congeladas ou travadas no computador por estes dois recursos leia esta postagem até o final. 

Encerrando um programa pelo gerenciador de tarefas do Windows 

Em primeiro lugar é necessário acessar o recurso “Gerenciador de tarefas” do Windows.

  • Para ter acesso a este recurso basta digitar na barra de pesquisa pela palavra “Gerenciador de Tarefas” e clicar no ícone correspondente ou Pressionando  a combinação de teclas  ‘Control (ctrl) + Alt + Del’  e em seguida, clicando em ‘Gerenciador de Tarefas’ na lista de opções que surge na tela.
  • Depois será exibida uma tela com várias abas, na aba “Processos“, clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo que deseja encerrar e depois clique em “Finalizar Tarefa“. fechar programas windows 001
  • Depois de efetuar o procedimento acima descrito a aplicação será finalizada. 

Encerrando um programa pelo CMD (Prompt de Comando) do Windows 

Uma outra forma de realizar o encerramento de uma aplicação de forma forçada no Windows é através do Prompt de Comando (CMD).

Para abrir o CMD (Prompt de comando) digite na barra de pesquisa as palavras “cmd” e clique no ícone correspondente ao Prompt de comando ou se preferir acesse: Menu iniciar >  Sistema do Windows >  do Windows > Prompt de Comando.

Pesquisa do Prompt de comando do Windows

Prompt de Comando pelo menu Iniciar

 

tela com pesquisa do Prompt de comando pelo Windows

Prompt de Comando pela barra de pesquisa do Windows

Depois de abrir o Prompt de comando siga os procedimentos a seguir para forçar o encerramento de um programa.

  • Digite o comando “tasklist“, que, como o nome indica, lista todas as tarefas em execução no seu computador.Comando TaskList no Prompt de Comando
  • Digite o comando “taskkill /f /im (nome-do-programa).exe“. Substitua “nome-do-programa” pelo programa que você deseja forçar o fechamento.
  • Por exemplo, se o Navgeador de internet “Google Chrome” estiver travado, o comando correto para forçar o encerramento dele seria: “taskkill /f /im Google Chrome.exe“.Comando tasklist no Prompt de Comando
  • Depois de digitar o comando com o nome do programa  ‘Enter’ para finalizar o processo. Você deverá ver uma mensagem de confirmação depois que concluir as etapas.

Computador congelou a tela totalmente e não consigo acessar o Gerenciador de tarefas. O que fazer?

Se o seu computador congelou a tela por completo e não permite acionar nenhuma aplicação nem os recursos ensinados aqui neste tutorial é sinal de que algum componente não vai bem no seu computador.

Neste caso é necessário realizar um shutdown forçado (desligamento forçado), para isso, basta manter pressionado o botão de liga/desliga do computador por alguns segundos.

No entanto, vale a observação de que congelamentos de tela (tela travada) no computador é um problema que geralmente está relacionado a problemas no HD (disco rígido) ou na memória RAM do equipamento, porém o caso deverá ser analisado para ter certeza. 

Uma forma de obter informações sobre o que pode estar ocasionando o problema de travamentos no computador é executando um diagnóstico no computador para verificar qual hardware está com problemas e ocasionando o congelamento da tela (tela travada).

Para rodar o diagnóstico é necessário saber qual a tecla de atalho deve ser pressionada na inicialização do computador antes de carregar o sistema.

Por exemplo: nos computadores  da empresa Dell Computadores, em geral,  a tecla que direciona para a opção de diagnóstico é a tecla F12, no entanto, isso pode mudar a depender do fabricante ou modelo do computador.

Para saber como realizar o diagnóstico basta entrar em contato com o suporte do fabricante ou no manual de instruções.

Bom! Espero ter lhe ajudado nesta postagem e caso ainda tenha alguma dúvida deixe nos comentários que terei o maior prazer em lhe ajudar.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE