
Como melhorar o sinal do wifi em seu smartphone Android?
Bom! Os smartphones revolucionaram o mundo no século 21. Constantemente conectados à internet, e com acesso fácil aos apps de comunicação, redes sociais, bancos e trabalho, esses dispositivos permitem um universo de informações em nossos bolsos.
Por isso, problemas com a conectividade, estabilidade e velocidade da internet em nosso celular Android podem ser extremamente frustrantes, muitas vezes limitando nossa satisfação com o aparelho.
Se você tem sofrido com lentidão ou erros de conexão em seu smartphone, este artigo irá te ensinar como otimizar a rede Wi-Fi e garantir a melhor experiência de navegação portátil.
Primeiro Passo: VPN
Aprender como usar VPN é uma das principais melhorias para a conectividade de aparelhos Android. Esse aplicativo é capaz de criptografar a conexão, impedindo que hackers ou operadoras interfiram na rede, além de otimizar o acesso escolhendo automaticamente os servidores com caminho mais curto.
Em sistemas Android, o aplicativo pode rodar em segundo plano, garantindo que todas as conexões de entrada e saída estejam otimizadas e protegidas.
Essa dica é em especial útil para gamers, já que jogos de Android costumam ter servidores nos Estados Unidos ou Coréia do Sul, apresentando lentidão em muitas redes do Brasil.
Segundo passo: Wi-Fi de 5GHz
As tecnologias para rede Wi-Fi avançam constantemente, e uma das principais diferenças entre uma rede moderna e as redes antigas é a possibilidade de utilizar a banda de 5GHz.
Nas opções de seu roteador, inclusive nos roteadores fornecidos por operadoras, verifique se sua rede oferece o canal de 5GHz e habilite essa opção.
Depois, em seu Android, esqueça a rede padrão e adicione a rede de 5GHz primeiro, conectando à rede antiga de 2.4GHz depois. As redes de 5GHz são mais rápidas e estáveis, ideais para apps de streaming como o Netflix, porém possuem alcance menor.
Com seu Android configurado, o sistema conecta automaticamente na rede 5GHz mais rápida quando disponível, e quando estiver longe do roteador, automaticamente retorna para a rede de 2.4GHz com sinal superior.
Terceiro passo: DNS privado
Em versões mais recentes do Android, é possível navegar para o aplicativo de Configurações, depois a aba Conexões, Mais Configurações, e por fim DNS Privado.
O DNS é o mecanismo que permite que seu dispositivo encontre os sites desejados na internet, associando os links e domínios aos servidores.
Por padrão, sua rede utiliza o DNS local de sua operadora, mas opções mais rápidas e estáveis como o Google DNS e CloudFlare podem aumentar significativamente o desempenho da conexão Wi-Fi, portanto, é interessante habilitar o DNS privado.
Quarto passo: Adware, apps em segundo plano e malware
Se suas configurações de conexão estão boas, e outros dispositivos tem performance aceitável, mas seu Android está lento, há uma grande possibilidade de que aplicativos de adware (anúncios indesejados) ou apps em segundo plano estejam consumindo recursos de rede de forma exagerada.
Para remoção de adware, o ideal é navegar pela lista de aplicativos e remover todos oriundos de fontes piratas ou suspeitos.
Além disso, pode ser interessante executar uma limpeza com um software de antivírus, como o Malwarebytes, para garantir que não há app de malware oculto em execução.
Já para limitar aplicativos úteis, mas que estão exageradamente consumindo dados em segundo plano, o modo “suspensão profunda” encontrado em versões mais recentes do Android é uma boa medida.
O ideal é adicionar todos os apps que não precisam funcionar em segundo plano na lista de suspensão, exemplos de aplicativos que consomem internet sem necessidade incluem o Snapchat e Facebook.
Em aparelhos com versões antigas, sem a suspensão profunda, apps de terceiros como o Greenify oferecem o mesmo recurso.
Essas dicas já são suficientes para melhorar bastante a conexão em seu celular, mas também é interessante navegar para a página de ajustes do roteador e garantir que tudo está configurado corretamente, habilitando opções de desempenho como multicast, padrões novos de Wi-Fi como 802.11AC, e garantindo a segurança da rede.
Para saber ainda mais, entenda o que tem por trás de uma conexão de rede.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?
Sobre o Autor
0 Comentários