Como montar uma loja virtual do zero?

Ter um negócio funcionando na internet tem sido visto por muitos empreendedores como um caminho promissor nos últimos anos.

Um negócio que tem crescido bastante quando falamos de negócio online são as lojas virtuais.

O crescimento no mercado de e-commerce tem chamado a atenção de muitos empreendedores pelo fato de poder vender para pessoas do mundo todo, independentemente dos grupos sociais que elas estejam.

Creio que se você está aqui é porque já tem um bom plano de loja virtual em mente, mas simplesmente não saber como executar.

Afinal, ter uma loja virtual não é tão simples quanto parece, e envolve muito estudo e principalmente a escolha da plataforma que vai utilizar para criar a sua loja virtual.

Lógico que tudo isso é necessário para quem deseja ter uma empresa devidamente regularizada e que funcione dentro dos termos da lei que creio que seja seu propósito.

Muitos podem até achar que isso é algo secundário, mas acredite, começar com o negócio dentro dos termos e sem infringir nenhuma lei é primordial para o seu sucesso.

Por este motivo, nesta postagem gostaria de lhe ajudar a montar sua loja virtual totalmente do zero.

O que é necessário para montar uma loja virtual?

Antes de começar a criar a sua loja virtual é importante que se façam algumas escolhas. Estas escolhas serão importantes para a estabilização de sua marca e na construção de uma estrutura de clientes que vão ajudar o crescimento do seu negócio.

Logo abaixo deixarei alguns pontos necessários e que devem ser observados no início do seu projeto de loja virtual.

1.Escolha da área de atuação de sua loja virtual

O segmento de mercado do seu negócio vai influenciar muitas das escolhas que você fará daqui em diante. Portanto, o primeiro passo é definir qual será seu mercado. Há ótimas alternativas que podem gerar, além de bom lucro, um cenário em que você tem muitos clientes recorrentes. Alguns dos principais mercados são:

  • eletrônicos;
  • produtos para gamers;
  • petshop;
  • moda feminina e masculina;
  • acessórios
  • cosméticos;
  • artigos esportivos;
  • eletrodomésticos;
  • casa e lazer.

Aqui, você deve considerar quais desses setores melhor se comunica com quem você é.

Ter familiaridade e gostar do que faz permite que você entenda seu público, saiba mais sobre os produtos e, dessa forma, conduza o negócio melhor.

2.Escolha da marca de sua loja virtual

Depois de escolher sua área de atuação chegou a hora de escolha da marca. A escolha da marca é um ponto muito importante e deve ser uma preocupação de quem está querendo abrir qualquer negócio, independente se será no meio digital ou físico.

Por este motivo, é muito importante que escolha um nome para sua marca e se possível já faça também uma consulta no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) se alguém já não tem os direitos de uso da marca que você escolheu para sua loja.

Lembre-se que sua marca tem que ter relação direta com a área de atuação do seu negócio e de fácil memorização, afinal, você não quer que as pessoas tenham dificuldades em lembrar de sua marca não é mesmo?

Se você preferir pode contratar uma empresa para criar esta identidade para você, na internet é possível encontrar diversas empresas que fazem este tipo de serviço como a: We do Logos e a Get Ninja.

3.Escolha e compra do domínio de sua loja virtual

Depois da escolha de sua marca e elaboração do seu logotipo, é a hora de comprar o seu nome de domínio (esta etapa será a parte bem mais fácil pois aqui você já possui a identificação de sua marca).

Mas, o que é um nome de domínio?

O nome de domínio será o endereço de sua loja, ou seja, nada mais é que o endereço físico de sua loja na internet, simplificando, é o endereço que você digita no espaço em branco superior dos navegadores de internet para acessar um site.

O domínio é de grande importância pois é ele que vai levar seus potenciais clientes a sua loja na internet.

Para adquirir um nome de domínio você precisa escolher entre as diversas empresas de hospedagem de sites que temos no mercado. Para conhecer as principais empresas de hospedagem de sites do Brasil na internet acesse aqui.

No caso de domínios com final.com.br a compra pode ser realizada também através do site Registro.br.

Em geral para se ter um site na internet é necessário também contratar um serviço de hospedagem, no entanto, para este caso específico não será preciso pois neste caso específico iremos te indicar uma plataforma de loja virtual que já vai ter a hospedagem inclusa para você. No final da postagem deixarei mais detalhes sobre esta plataforma de e-commerce.

4.Escolha uma plataforma de loja virtual confiável 

Toda loja virtual precisa de uma plataforma de vendas confiável, que gere uma experiência de navegação agradável e que ofereça recursos que ajudem a otimizar as vendas.

No mercado existem inúmeras plataformas de e-commerce, no entanto, gostaria de indicar a plataforma de e-commerce da Simplo7.

A Simplo7 é uma plataforma de e-commerce simples, com layout responsivo, recursos pré-instalados e que possui um suporte especializado que vai te ajudar a deixar sua loja totalmente pronta para vender.

E o legal de tudo é que ela te cobra a mensalidade pelo número de produtos cadastrados o que de fato vai otimizar os seus custos no início de sua operação e quando o número de vendas e produtos for aumentando basta ir solicitando upgrades.

O plano inicial da Simplo7 lhe oferece suporte ao cadastro de 50 produtos com todas as ferramentas necessárias para começar a vender em sua loja virtual.

Se quiser fazer um teste totalmente gratuito sem compromisso da plataforma de loja virtual da Sinplo7 acesse aqui.

Conclusão

Como vimos ter uma loja virtual é algo bem promissor mais que ao mesmo tempo exige planejamento.

Depois de ter a loja virtual funcionando e com uma plataforma que cubra as necessidades do negócio ainda é preciso trabalhar muito a marca para que comece a ser reconhecida na internet.

Estes esforços se relacionam diretamente com o Marketing e uso das redes sociais para divulgar sua marca levando-a aos seus potenciais clientes.

No entanto, se você chegou até aqui é prova de que já conseguiu avançar bastante no processo e agora é só continuar trabalhando para aumentar o reconhecimento da sua marca e consequentemente aumentar as vendas em sua loja virtual. 

Espero ter tem ajudado e caso ainda tenha dúvidas deixa aqui embaixo nos comentários, através de nossa página de contato ou em nosso Chat Online.

 

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Sobre o Autor

Edson Silva
Edson Silva

Edson Silva é Especialista em Tecnologia e Tecnólogo em Marketing Digital. No seu tempo disponível se dedica a criação de conteúdo que educa, informa e gera valor para as pessoas.

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