Como saber o noem do computador no Windows?
Imagem de Gabriel por Pixabay

Como Saber o nome do computador no Windows 10? Bom! Saber esta informação é importante para realizar diversas tarefas relacionadas a redes, compartilhamento de arquivos, solução de problemas e acesso remoto no Windows 10.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como encontrar essa informação no sistema operacional.

Nesta postagem, vamos mostrar algumas maneiras simples e rápidas de descobrir o nome do computador no Windows 10.

Se você está precisando dessa informação ou quer se familiarizar mais com o sistema operacional, continue lendo e descubra como saber o nome do seu computador!

Em quais situações é útil saber o nome do computador?

Saber o nome do computador pode ser útil em diversas situações, como:

  1. Conectar-se a uma rede: Ao se conectar a uma rede, seja ela doméstica ou corporativa, muitas vezes é necessário saber o nome do computador para configurar as permissões de acesso.
  2. Compartilhar arquivos: Se você precisa compartilhar arquivos entre computadores em uma rede, é importante saber o nome do computador para identificá-lo e permitir o acesso aos arquivos.
  3. Solucionar problemas técnicos: Quando você precisa de suporte técnico ou está tentando resolver um problema por conta própria, o nome do computador pode ser útil para identificar o sistema em questão e buscar soluções específicas.
  4. Configurar impressoras: Para instalar uma impressora em um computador, muitas vezes é necessário saber o nome do computador para configurar corretamente a conexão com a impressora.
  5. Acesso remoto: Se você precisa acessar seu computador remotamente, seja por meio de um software de acesso remoto ou de um serviço em nuvem, é necessário saber o nome do computador para se conectar a ele.

Identificando o Nome do computador pelo Painel de Controle

Para identificar o nome do computador no Windows 10 pelo Painel de Controle, siga os seguintes passos:

  1. Abra o menu Iniciar e digite “Painel de Controle” na barra de pesquisa. Clique no resultado que aparece.
  2. No Painel de Controle, selecione a opção “Sistema e Segurança”.
  3. Clique em “Sistema”.
  4. Na janela que abrir, você verá uma seção chamada “Configurações de Computador”. O nome do computador será exibido abaixo do título “Nome do Computador, Domínio e Grupo de Trabalho”.

Para te exemplificar melhor segue o turorial detalhado abaixo:

Clique no  iniciar do Windows > Sistema do Windows > Painel de Controle;

Imagem: Reprodução

A. Se o Painel de controle estiver sendo exibido como: “Ícones grandes” deverá escolher as seguintes opções: Sistema > Nome do computador, domínio e configurações de grupos de trabalho > Nome do Computador.

B. Se o Painel de controle estiver sendo exibido como: “Categoria” deverá escolher as seguintes opções: Sistema e Segurança > Sistema > Nome do computador, domínio e configurações de grupos de trabalho > Nome do Computador.

Acessar Painel de controle pela barra de pesquisa do Windows

Para acessar o Painel de controle acessando a barra de pesquisa basta digitar  o nome “Painel de Controle” na barra de pesquisa conforme ilustra a imagem abaixo;

Imagem: Reprodução

O Windows vai carregar o ícone do Painel de controle, bastando clicar sobre ele e seguir os mesmos passo anteriores do paragrafo A ou B.

Identificando o nome do computador pelo Prompt de Comando DOS

Para identificar o nome do computador no Windows 10 pelo Prompt de Comando, siga os seguintes passos:

  1. Abra o menu Iniciar e digite “Prompt de Comando” na barra de pesquisa. Clique com o botão direito do mouse no resultado e selecione “Executar como administrador”.
  2. Na janela do Prompt de Comando, digite o seguinte comando: hostname e pressione Enter.
  3. O nome do seu computador será exibido na linha abaixo do comando digitado.

Para te exemplificar melhor segue o turorial detalhado abaixo:

Abrindo o Prompt pela barra de pesquisa do Windows

Para abrir o Prompt de comando pela barra de pesquisa, digite “CMD” ou “Prompt de comando” na barra de pesquisa;

Imagem: Reprodução

 

O Windows vai carregar o aplicativo “Prompt de comando“. Clique sobre ele e após abrir digite “hostname” e tecle enter,  na sequência ele vai informar qual é o nome do computador, conforme pode verificar na imagem abaixo.

Imagem: Reprodução

 

2.2 Abrindo o Prompt de comando pelo menu iniciar

Para abrir o Prompt de comando pelo menu iniciar, clique sobre o botão iniciar ou  aperte a tecla iniciar do teclado e va em: Sistema do Windows > Prompt de Comando;

 

Após abrir o Prompt de comando digite “hostname” e tecle enter,  na sequência ele vai informar qual é o nome do computador.

Bônus – Outras formas de como saber o nome do computador no Windows 10

Existem algumas outras formas de saber o nome do computador no Windows 10 que deixarei logo abaixo:

  1. A forma mais simples é abrir o Explorador de Arquivos e clicar com o botão direito do mouse em “Este PC” na barra lateral esquerda. Em seguida, clique em “Propriedades” e você verá o nome do computador na seção “Nome do computador, domínio e grupo de trabalho”.
  2. Você também pode pressionar as teclas “Windows + Pause” para abrir a janela de propriedades do sistema, onde você poderá ver o nome do computador na seção “Nome do computador, domínio e grupo de trabalho”.
  3. Outra opção é abrir o prompt de comando ou PowerShell e digitar o comando “hostname” e pressionar Enter. O nome do computador será exibido na linha de comando.
  4. No PowerShell, você também pode usar o comando “Get-WmiObject Win32_ComputerSystem | Select-Object Name” para exibir o nome do computador.
  5. Se você estiver conectado a uma rede, também pode ver o nome do computador nas configurações de rede. Vá para “Configurações de Rede e Internet” nas configurações do Windows, clique em “Status” e, em seguida, clique em “Propriedades da rede”. O nome do computador será exibido na seção “Identificação do computador”.

Conclusão

Existem diversas maneiras de saber o nome do computador no Windows 10, como acessando as propriedades do sistema, usando o prompt de comando ou PowerShell, ou verificando as configurações de rede.

Saber o nome do computador pode ser útil em diversas situações, como quando você precisa se conectar a uma rede, compartilhar arquivos ou solucionar problemas técnicos.

Se você quer continuar aprendendo sobre tecnologia e informática, recomendamos seguir o canal do blog PessoaTech no TikTok, Instagram e Youtube.

Lá você encontrará dicas, tutoriais e notícias sobre tecnologia, além de poder tirar dúvidas e interagir com outros usuários interessados no assunto.

Não perca a chance de aprimorar seus conhecimentos e ficar por dentro das novidades do mundo digital. Siga-nos agora mesmo!

Você também poderá gostar de ler: 7 dicas essenciais para comprar o computador perfeito

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?

Sobre o Autor

Edson Silva

Edson Silva é Especialista em Tecnologia e Tecnólogo em Marketing Digital. No seu tempo disponível se dedica a criação de conteúdo que educa, informa e gera valor para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile