...

Saiba como testar a velocidade de sua internet e entenda os resultados

por Edson Pessoa
96 Visualizações

Não tem nada mais irritante do que navegar na internet quando ela está super lenta não é mesmo? 

Principalmente se a lentidão na rede acontece quando mais precisamos do serviço, o que para alguns significa a própria manifestação da ‘Lei de Murphy’.

Por outro lado, a tecnologia pode ajudar com ferramentas que ajudam a identificar se a velocidade da conexão está de acordo com a contratada em seu fornecedor. 

Existem diversas opções de sites para medir a velocidade de internet, no entanto hoje eu vou falar sobre  o medidor de velocidade de internet aqui do Pessoatech

O medidor de velocidade aqui do Blog PessoaTech é gratuito e construído sobre uma estrutura de uma das maiores empresas especialistas neste seguimento que é a SpeedTest.

Como medir a velocidade da internet do celular com o medidor do PessoaTech?

Para medir a velocidade de internet da sua conexão seja pelo celular, tablet ou computador basta acessar o site: https://velocidadeinternet.pessoatech.com.br

Depois de acessar o site ele vai exibir um botão com o nome “Iniciar”, basta clicar no botão e o mesmo começará a realizar a medição da velocidade de sua internet.

Tela medidor de internet PessoaTech

Imagem: Reprodução Medidor PessoaTech

Depois de realizar o teste será apresentada uma tela com algumas informações que vão te ajudar a entender melhor como esta a velocidade da sua internet. No entanto, ao final do teste será exibida algumas informações que talvez você não esteja familiarizado. Por este motivo estarei descrevendo o que significa cada uma delas.

Tela de Resultado Medidor de Internet PessoaTech

Imagem: Medidor de Internet PessoaTech

O que é velocidade de Download?

A velocidade de download é a velocidade de conexão com que a sua internet é capaz de acessar e extrair dados de um servidor para o seu dispositivo.

Simplificando, é a rapidez com que os arquivos são baixados para seu computador.

Quanto maior a velocidade de  Download mais rápido você vai baixar programas e mais rápido será o carregamento de filmes e musicas em serviços de streaming como: Netflix, Deezer, Spotify, Amazon Filmes entre outros.

Portanto, quanto maior for a taxa de download, melhor é a velocidade da conexão de sua internet para baixar coisas da internet.

Em geral velocidades acima de 10Mbps já oferecem uma boa experiência em downloads de arquivos e execução de streaming de musicas e filmes. 

O que é velocidade de Upload?

A velocidade de Upload é a quantidade de dados que a rede pode enviar para a internet ou para outro computador.

Quanto maior for a taxa de upload, melhor será para você enviar arquivos para a internet como: vídeos, fotos e arquivos.

Se sua conexão possui acima de 2 Mbps de velocidade de Upload isso significa que você já possui uma ótima velocidade de upload.

A velocidade de Upload em geral é 10% da velocidade de Download. Por exemplo: se você possui uma velocidade de download de 15Mbps a sua velocidade de Upload deverá ser de no máximo 1,5 Mbps.

Se você utiliza muito a velocidade de Upload para fazer Lives ou subir vídeos para as redes sociais, o ideal é ter uma velocidade de Download de 30 À 50 Mbps ou adquirir um link de internet dedicados.

Os links dedicados costumam se bem mais caros, no entanto, oferecem a mesma velocidade de Download e Upload.

O que é ping (Latência)?

O Recurso de Ping é um utilitário que usa o protocolo ICMP que realiza o teste de conectividade entre equipamentos em uma rede.

Essa informação indica o tempo que leva para que uma  quantidade de dados faça um movimento de ida e volta entre seu computador e outro computador de uma determinada rede.

Quanto menor for o resultado, mais reativa e rápida é a sua conexão.

O teste é efetuado realizando diversas medições de ping onde o  sistema identifica um tempo mínimo, uma média e o jitter (que significa a variação máxima entre todas as medidas efetuadas).

O teste utiliza o protocolo TCP por garantir os resultados da medição e se as portas 8080 e 8081 estiverem bloqueadas o teste é realizado no modo HTTP.

O que é um bom resultado de Ping?

Geralmente se você tem menos de 50 ms ping isso já é o suficiente para utilizar bem os serviços web, no entanto, qualquer coisa acima disso, você pode começar a viver com um delay online, especialmente se você gosta de  jogar online ou fazer lives. 

Geralmente quem possui conexões por fibra óptica que é uma conexão de internet bem estável é comum que se tenha bons resultados de ping, no entanto, se você é um usuário que não faz uso de recursos online como lives ou mesmo jogos online onde precisam de uma resposta rápida sem delays não é um caso em que se deva se apegar muito.

O que é Jitter?

Você provavelmente já ouviu alguém falar por aí que a rede está “congestionada” ou “atrasada”, certo?

Ao se utilizar essa expressão estamos falando da variação com atraso na entrega de dados em uma rede o que de fato está possui ligação direta com o jitter.

Isso significa que que há uma interrupção na sequência normal na troca de pacotes de dados, considerando o envio e o recebimento durante a conexão. 

Isso ocasiona em uma flutuação, que faz com que a experiência na internet seja impactada.

O jitter é medido a partir dos testes de pings, considerando a largura da rede e o tempo entre a troca de dados. 

Qual é o jitter ideal?

Em uma rede com funcionamento perfeito, o que se espera do jitter é que seja zerado, ou seja, sem nenhuma variação de atraso na troca de dados na internet.

No entanto, há diversos fatores que interferem na sua conexão.

Desde o plano de internet banda larga contratado, o tipo de conteúdo que você está acessando, a quantidade de pessoas na página e até mesmo o navegador de internet.

Diante disso, para o melhor desempenho da sua conexão, o ideal é que o jitter esteja abaixo de 20ms. 

Com essa medida, qualquer atraso não é sentido pelo usuário e a experiência de navegação será boa. 

Caso o jitter exceda 30ms, o impacto será perceptível pelo usuário, principalmente no caso de videoconferências e chamadas por Volp. 

 

Para ver se sua velocidade de internet esta conforme o contratado utilize agora o nosso medidor de internet clicando no botão abaixo.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE