Não tem nada mais irritante do que navegar na internet quando ela está super lenta não é mesmo?
Principalmente se a lentidão na rede acontece quando mais precisamos do serviço, o que para alguns significa a própria manifestação da ‘Lei de Murphy’.
Por outro lado, a tecnologia pode ajudar com ferramentas que ajudam a identificar se a velocidade da conexão está de acordo com a contratada em seu fornecedor.
Existem diversas opções de sites para medir a velocidade de internet, no entanto hoje eu vou falar sobre o medidor de velocidade de internet aqui do Pessoatech
O medidor de velocidade aqui do Blog PessoaTech é gratuito e construído sobre uma estrutura de uma das maiores empresas especialistas neste seguimento que é a SpeedTest.
Neste post você vai ver
Como medir a velocidade da internet do celular com o medidor do PessoaTech?
Para medir a velocidade de internet da sua conexão seja pelo celular, tablet ou computador basta acessar o site: https://velocidadeinternet.pessoatech.com.br
Depois de acessar o site ele vai exibir um botão com o nome “Iniciar”, basta clicar no botão e o mesmo começará a realizar a medição da velocidade de sua internet.

Imagem: Reprodução Medidor PessoaTech
Depois de realizar o teste será apresentada uma tela com algumas informações que vão te ajudar a entender melhor como esta a velocidade da sua internet. No entanto, ao final do teste será exibida algumas informações que talvez você não esteja familiarizado. Por este motivo estarei descrevendo o que significa cada uma delas.

Imagem: Medidor de Internet PessoaTech
O que é velocidade de Download?
A velocidade de download é a velocidade de conexão com que a sua internet é capaz de acessar e extrair dados de um servidor para o seu dispositivo.
Simplificando, é a rapidez com que os arquivos são baixados para seu computador.
Quanto maior a velocidade de Download mais rápido você vai baixar programas e mais rápido será o carregamento de filmes e musicas em serviços de streaming como: Netflix, Deezer, Spotify, Amazon Filmes entre outros.
Portanto, quanto maior for a taxa de download, melhor é a velocidade da conexão de sua internet para baixar coisas da internet.
Em geral velocidades acima de 10Mbps já oferecem uma boa experiência em downloads de arquivos e execução de streaming de musicas e filmes.
O que é velocidade de Upload?
A velocidade de Upload é a quantidade de dados que a rede pode enviar para a internet ou para outro computador.
Quanto maior for a taxa de upload, melhor será para você enviar arquivos para a internet como: vídeos, fotos e arquivos.
Se sua conexão possui acima de 2 Mbps de velocidade de Upload isso significa que você já possui uma ótima velocidade de upload.
A velocidade de Upload em geral é 10% da velocidade de Download. Por exemplo: se você possui uma velocidade de download de 15Mbps a sua velocidade de Upload deverá ser de no máximo 1,5 Mbps.
Se você utiliza muito a velocidade de Upload para fazer Lives ou subir vídeos para as redes sociais, o ideal é ter uma velocidade de Download de 30 À 50 Mbps ou adquirir um link de internet dedicados.
Os links dedicados costumam se bem mais caros, no entanto, oferecem a mesma velocidade de Download e Upload.
O que é ping (Latência)?
O Recurso de Ping é um utilitário que usa o protocolo ICMP que realiza o teste de conectividade entre equipamentos em uma rede.
Essa informação indica o tempo que leva para que uma quantidade de dados faça um movimento de ida e volta entre seu computador e outro computador de uma determinada rede.
Quanto menor for o resultado, mais reativa e rápida é a sua conexão.
O teste é efetuado realizando diversas medições de ping onde o sistema identifica um tempo mínimo, uma média e o jitter (que significa a variação máxima entre todas as medidas efetuadas).
O teste utiliza o protocolo TCP por garantir os resultados da medição e se as portas 8080 e 8081 estiverem bloqueadas o teste é realizado no modo HTTP.
O que é um bom resultado de Ping?
Geralmente se você tem menos de 50 ms ping isso já é o suficiente para utilizar bem os serviços web, no entanto, qualquer coisa acima disso, você pode começar a viver com um delay online, especialmente se você gosta de jogar online ou fazer lives.
Geralmente quem possui conexões por fibra óptica que é uma conexão de internet bem estável é comum que se tenha bons resultados de ping, no entanto, se você é um usuário que não faz uso de recursos online como lives ou mesmo jogos online onde precisam de uma resposta rápida sem delays não é um caso em que se deva se apegar muito.
O que é Jitter?
Você provavelmente já ouviu alguém falar por aí que a rede está “congestionada” ou “atrasada”, certo?
Ao se utilizar essa expressão estamos falando da variação com atraso na entrega de dados em uma rede o que de fato está possui ligação direta com o jitter.
Isso significa que que há uma interrupção na sequência normal na troca de pacotes de dados, considerando o envio e o recebimento durante a conexão.
Isso ocasiona em uma flutuação, que faz com que a experiência na internet seja impactada.
O jitter é medido a partir dos testes de pings, considerando a largura da rede e o tempo entre a troca de dados.
Qual é o jitter ideal?
Em uma rede com funcionamento perfeito, o que se espera do jitter é que seja zerado, ou seja, sem nenhuma variação de atraso na troca de dados na internet.
No entanto, há diversos fatores que interferem na sua conexão.
Desde o plano de internet banda larga contratado, o tipo de conteúdo que você está acessando, a quantidade de pessoas na página e até mesmo o navegador de internet.
Diante disso, para o melhor desempenho da sua conexão, o ideal é que o jitter esteja abaixo de 20ms.
Com essa medida, qualquer atraso não é sentido pelo usuário e a experiência de navegação será boa.
Caso o jitter exceda 30ms, o impacto será perceptível pelo usuário, principalmente no caso de videoconferências e chamadas por Volp.
Para ver se sua velocidade de internet esta conforme o contratado utilize agora o nosso medidor de internet clicando no botão abaixo.