Mulher segurando antigo cartão CPF que foi emitido até 2010
Imagem: Divulgação/Agência Brasil

Como tirar CPF? Se você é brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil e ainda não possui um CPF (Cadastro de Pessoa Física), é importante saber que este documento é essencial para realizar diversas atividades, como abrir uma conta bancária, solicitar um empréstimo, prestar concursos públicos, entre outras.

Neste artigo, vamos te mostrar como tirar o CPF online de forma simples e rápida. Com apenas alguns passos, você poderá obter o seu documento sem precisar sair de casa.

Então, se você ainda não tem um CPF, continue lendo este guia passo-a-passo e saiba como obtê-lo agora mesmo!

O que é o CPF?

CPF é a sigla para Cadastro de Pessoas Físicas, um registro mantido pela Receita Federal do Brasil que identifica cada contribuinte perante o órgão.

O CPF é um número único, composto por 11 dígitos, que serve como identificação fiscal para os cidadãos brasileiros e estrangeiros que residem no Brasil.

O CPF é um documento fundamental para diversas atividades, como abrir uma conta bancária, solicitar um empréstimo, prestar concursos públicos, emitir documentos fiscais, entre outras.

Para obtê-lo, é necessário fazer o cadastro junto à Receita Federal do Brasil, seja de forma presencial em uma agência dos Correios ou do Banco do Brasil, ou de forma online por meio do site oficial do órgão.

Quando foi criado o CPF?

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) foi criado em 1964, por meio do Decreto-Lei nº 401, durante o regime militar no Brasil.

Na época, o CPF era conhecido como “Cadastro Geral de Contribuintes”, e tinha o objetivo de facilitar o controle e a arrecadação de impostos no país.

Inicialmente, o CPF era utilizado apenas para fins fiscais, mas com o passar do tempo, passou a ser utilizado em diversas atividades, como abertura de contas bancárias, solicitação de empréstimos, emissão de documentos fiscais, entre outros.

Desde sua criação, o CPF passou por diversas mudanças, como a implementação da numeração única de 11 dígitos em 1989, a inclusão de menores de idade no cadastro, a criação do CPF digital e a integração com outros sistemas governamentais, como o Cadastro Único para Programas Sociais.

Quais os requisitos para tirar o CPF online?

Os requisitos para tirar o CPF, tanto online quanto presencial, são:

  1. Ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil;
  2. Possuir idade igual ou superior a 16 anos;
  3. Possuir título de eleitor (apenas para maiores de 18 anos);
  4. Possuir nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número de documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte);
  5. Preencher corretamente os dados solicitados no formulário de cadastro;
  6. Em caso de solicitação presencial, apresentar os documentos originais de identificação e comprovante de residência.

Vale ressaltar que menores de 16 anos podem ser incluídos no CPF dos pais ou responsáveis legais. Para isso, é necessário comparecer a uma unidade dos Correios ou Banco do Brasil e apresentar a documentação necessária.

Já para a emissão do CPF de estrangeiros não residentes no Brasil, é necessário comparecer pessoalmente em uma embaixada ou consulado brasileiro no exterior.

Como tirar o CPF Online pelo site da Receita Federal?

Se você já viu que atende aos requisitos mínimos para tirar o CPF basta fazer o acesso ao site da Receita Federal do Brasil e preencher o formulário.

Para realizar o preenchimento do formulário ACESSE AQUI.

Após acessar o site será exibida uma tela com os campos necessários para o preenchimento. Preencha todos os dados e clique sobre o botão “Enviar“.

Imagem: Reprodução Site Receita Federal (2022)

Pode ser necessário também realizar o envio de documentos escaneados para a Receita Federal concluir o processo de emissão do CPF. 

Por se tratar de um atendimento realizado pela internet os documentos casos sejam solicitados deverão ser encaminhados para um dos endereços de e-mail que irei disponibilizar abaixo. 

Fique atento qual é a sua região. É muito importante que a documentação seja enviada ao endereço de e-mail correto de sua região. 

  • 1ª Região DF, GO, MT, MS e TO atendimentorfb.01@rfb.gov.br
  • 2ª Região AC, AM, AP, PA, RO e RR atendimentorfb.02@rfb.gov.br
  • 3ª Região CE, MA e PI atendimentorfb.03@rfb.gov.br
  • 4ª Região AL, PB, PE e RN atendimentorfb.04@rfb.gov.br
  • 5ª Região BA e SE atendimentorfb.05@rfb.gov.br
  • 6ª Região MG atendimentorfb.06@rfb.gov.br
  • 7ª Região ES e RJ atendimentorfb.07@rfb.gov.br
  • 8ª Região SP atendimentorfb.07@rfb.gov.br
  • 9ª Região PR e SC atendimentorfb.09@rfb.gov.br
  • 10ª Região RS atendimentorfb.10@rfb.gov.br
  • Exterior – cpf.residente.exterior@rfb.gov.br

Se você for um cidadão estrangeiro deverá preencher o cadastro de CPF Estrangeiro ACESSANDO AQUI.

Se desejar, é possível acompanhar o andamento do seu pedido de inscrição ACESSANDO AQUI.

Brasileiros que moram no exterior devem preencher um formulário diferente ACESSANDO AQUI. O primeiro passo é selecionar o país em que reside.

Depois de realizar o procedimento de envio da documentação e obter a aprovação, o documento será encaminhado  por e-mail para imprimir ou caso prefira poderá obter o aplicativo CPF Digital para plataformas Android e IOS.

Obs: Vale lembrar que o cartão físico (azulzinho) do CPF deixou de ser emitido desde o ano de 2010.

Como baixar o aplicativo CPF Digital?

Para baixar o aplicativo CPF Digital acesse uma das lojas abaixo.

Depois de realizar a instalação do aplicativo faça os seguintes passos:

  • Abra o aplicativo e no menu, toque em ‘Consulta e 2a via CPF’;
  • Preencha os campos com o seu CPF e data de nascimento e toque na lupa.

Pronto! O Seu CPF Digital já estará disponível. 

Reprodução: Página de Download do Aplicativo CPF Digital.

Para que serve o CPF?

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento de identificação fiscal essencial no Brasil.

Ele serve para identificar cada contribuinte perante a Receita Federal do Brasil e é utilizado em diversas atividades, tais como:

  1. Abrir conta bancária;
  2. Obter empréstimos;
  3. Realizar compras a prazo;
  4. Comprar e vender imóveis;
  5. Adquirir veículos;
  6. Fazer inscrição em concursos públicos;
  7. Receber salário ou benefícios do governo;
  8. Emitir nota fiscal eletrônica;
  9. Realizar operações na bolsa de valores;
  10. Realizar operações de câmbio.

Além disso, o CPF também é utilizado para fins estatísticos, como a elaboração de estudos e pesquisas demográficas e socioeconômicas.

Em resumo, o CPF é um documento fundamental para a identificação fiscal e o exercício de diversas atividades no Brasil.

O CPF pode ser emitido presencialmente?

Sim, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) pode ser emitido presencialmente em agências dos Correios ou do Banco do Brasil, mediante o pagamento de uma taxa.

O procedimento é simples e consiste no preenchimento do formulário de cadastro, apresentação dos documentos necessários e pagamento da taxa de emissão.

Para solicitar o CPF presencialmente, é necessário apresentar o documento original de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte) e comprovante de residência.

Menores de 16 anos podem ser incluídos no CPF dos pais ou responsáveis legais, mediante a apresentação dos documentos necessários.

Após a solicitação presencial, o CPF é emitido em um prazo médio de até 24 horas. No entanto, esse prazo pode variar de acordo com a demanda e o tipo de serviço solicitado.

Vale lembrar que o procedimento de solicitação do CPF também pode ser feito de forma online, por meio do site oficial da Receita Federal do Brasil.

Conclusão

O CPF é um documento de identificação fiscal essencial para os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, que facilita a realização de diversas atividades financeiras, fiscais e administrativas.

É importante ressaltar que o CPF pode ser emitido tanto presencialmente, em agências dos Correios ou Banco do Brasil, quanto online, por meio do site oficial da Receita Federal do Brasil.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre como tirar o CPF e sua importância. Se você ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que teremos prazer em ajudá-lo.

E se gostou deste conteúdo, não se esqueça de compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações valiosas.

Você também poderá gostar de ler: Cartão Cidadão – Quem precisa ter? Como solicitar?

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?

Sobre o Autor

Edson Silva

Edson Silva é Especialista em Tecnologia e Tecnólogo em Marketing Digital. No seu tempo disponível se dedica a criação de conteúdo que educa, informa e gera valor para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile