Aliexpress-Cupom

Como transformar câmera Smartphone em WebCam

Uma Webcam é extremamente útil quando precisamos fazer uma live ou mesmo participar de uma reunião a distância com amigos ou no trabalho.

No entanto, se você possui um computador do tipo desktop é provável que você precise de uma webcam externa para utilizar em Lives e reuniões, Certo?

Não, errado. Hoje é possível utilizar a câmera do seu celular como uma webcam e com ótima qualidade de imagem.

Nesta postagem eu vou de te indicar 3 aplicativos que vão lhe possibilitar utilizar seu Smartphone como uma webcam e por sinal com uma ótima qualidade de imagem. (Qualidade bem melhor que muita Webcam por ai).

Para usar a câmera do seu smartphone como uma webcam apenas é preciso estar dentro da mesma rede em que seu computador está conectado, instalar o aplicativo no seu celular e instalar um software Client em seu computador para capturar as imagens geradas pela câmera do celular.

Neste tutorial irei indicar 3 aplicativos:  EpocCam,  iVCam e DroidCam.

Preparativos antes de começar a usar a câmera do seu smartphone como Webcam

  1. Antes de começar a utilizar a câmera de seu aparelho smartphone é importante você saber alguns detalhes sobre o uso destes recursos.
  2. Será necessário instalar um programa client ou drives adicionais em seu computador para que o computador recepte  as informações da câmera de seu celular/smartphone.
  3. Será necessário instalar um aplicativo em seu smartphone (que poderá ser um dos que citaremos nesta postagem.)
  4. Lembre-se de também instalar os drivers USB do seu smartphone (Estes drives podem ser obtidos no site do fabricante do seu celular)
  5. Computador e smartphone precisam estar dentro da mesma rede Wifi para que  funcione.
  6. Você poderá capturar os dados da câmera do seu celular pelo sinal da rede wifi ou por um Cabo USB. 
  7. as versões gratuitas dos aplicativos exibem anúncios e podem deixar marcas d’água nas imagens geradas.

EpoCam

O EpoCam é um aplicativo que está disponível apenas para aparelhos da Apple que possibilita transformar facilmente seu telefone smartphone  em uma webcam de alta definição para Mac ou Windows.

Ideal para quem quer utilizar as imagens geradas pela câmera do smartphone para: reuniões, lives, podendo ser adicionado a softwares de Streaming como o OBS e Wirecast e em softwares de Reunião como o Zoom e Teams.

Para ter o EpoCam instalado e em funcionamento basta seguir os seguintes passos:

  1. Faça a instalação do aplicativo EpocCam através da loja de aplicativos AppStore. (instale acessando aqui)
  2. Baixe e instale os drivers do computador (baixe e instale acessando aqui) – Lembre-se de escolher EpocCam e selecionar o sistema Windows ou Mac para baixar os drivers corretamente.
  3. Instale o programa iTunes da Apple
  4. Conecte o telefone ao PC via Wi-Fi ou USB 
  5. Defina EpocCam como a webcam em seu computador

Lembrando que depois de instalar o aplicativo no smartphone e no computador, basta que eles estejam conectados na mesma rede e abrir o aplicativo do EpocCam  para que a câmera dele passe a ser utilizada no seu computador.

Se você preferir, também é possível conectar o seu celular smartphone ao computador via cabo USB, embora este recurso esteja disponível apenas para dispositivos iOS.

Na versão gratuita, o vídeo é transmitido na resolução 640 x 480 pixels com 30fps. Já a versão paga roda  na resolução Full HD (1920 x 1080p) e permite usar o microfone, usar a câmera com HDR e mais.

iVCam 

No iVCam é um aplicativo espetacular e que funciona bem nos moldes do  EpocCam só que com versões para aparelhos Apple e Android.

Primeiro de tudo instale o aplicativo que pode ser baixado em sua versão para Android na Google Play e para iOS na App Store.

Instalado o aplicativo no seu celular smartphone basta baixar o programa client para Windows acessando aqui.

Depois basta abrir o iVCam no celular e o Client no computador e automaticamente a câmera do seu smartphone começa a ser utilizada como Webcam pela conexão wireless ou se desejar também é possível captar as imagens da câmera via cabo USB.

O que me chama a atenção neste aplicativo é que ele permite alguns ajustes manuais e têm interface muito simples tanto no Windows quanto no aplicativo de celular.

O  iVCam mesmo na versão gratuita permite controlar manualmente a exposição e o ISO, além de alternar entre o balanço de branco, foco e exposição automáticos, as transmissão do vídeo é em HD na resolução 1280 x 720.

A única observação que faço quanto ao uso do iVCam é que na versão gratuita a marca d’água fica na imagem transmitida o que pode ser um problema para quem quer fazer uma transmissão mais profissional.

DroidCam

O DroidCam é um aplicativo bastante conhecido e que funciona do mesmo modo que os aplicativos anteriores. Portanto, precisa da instalação do Client do Windows (acesse aqui para baixar o Client para Windows) e do aplicativo no smartphone.

O aplicativo está disponível para smartphones com sistema Android  na PlayStore e iOS na loja da App Store.

Na versão gratuita do aplicativo é possível capturar as imagens da câmera de seu smartphone por rede wifi ou por cabo USB. 

O aplicativo possui versões para Android que incluem o DroidCamX (versão paga) e o DroidCam OBS (gratuita) que é exclusivo para uso com o Software gratuito de Streaming OBS Studio.

Meu smartphone não está sendo reconhecido pelo USB o que fazer?

Se o seu smartphone não estiver sendo reconhecido por um dos aplicativos que citamos aqui nesta postagem realize os seguinte procedimentos:

  1. Procure no site da fabricante pelos drivers para Windows ou Mac.
  2. Depois habilite o modo Depuração USB nas ‘Opções do desenvolvedor’ nos ajustes do Android.

Para habilitar o modo de depuração USB siga os seguintes passos:

  1. ir em Ajustes > Sobre o dispositivo
  2. tocar sete vezes no número da versão do seu celular e esperar o aviso
  3. abrir as Opções do desenvolvedor, rolar a página e ativar a Depuração USB

Após o processo, é só tentar conectar o celular via USB e abrir o programa no computador para verificar se já é possível usá-lo como a sua webcam.

Conclusão

Espero ter te ajudado com a indicação destes três aplicativos que com certeza vão te ajudar se o seu objetivo é utilizar a câmera do seu smartphone como uma webcam. 

Eu sinceramente gostei muito do desempenho do aplicativo iVCam que se mostrou bem estável nas transmissões pelo Wifi sem falar nas configurações adicionais que ele proporciona.

Qualquer dúvida deixem nos comentários e terei o maior prazer em lhe ajudar!

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.