...

Conecte SUS: Controle de vacinação digital na palma da mão.

Com o sistema conecte SUS é possível consultar suas doses de vacinas e outras informações relacionadas a sua saúde. Veja como baixar e gerar seu certificado de vacinação da COVID-19.

por Edson Pessoa
109 Visualizações

Conecte SUS Digital

O cenário dinâmico e de grande risco à população provocado pela pandemia do novo Coronavírus exigiu respostas contundentes de todo o sistema de saúde e, em especial do SUS, de coordenar as ações nacionais e orquestrar os esforços de estados, municípios e mesmo da Saúde Suplementar.

Foi com esse objetivo e com essa missão que o projeto da Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, que faz parte da Estratégia Digital de Saúde do Brasil, foi reorientado para receber e compartilhar informações que pudessem suportar cidadãos e profissionais de saúde no combate à COVID-19.

Dessa forma, o Ministério da Saúde, com o apoio dos Laboratórios Públicos e Privados, permitirá a recepção e compartilhamento dos resultados dos exames relacionados ao Coronavírus que poderão ser acessados pelo cidadão por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

O Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), para facilitar o monitoramento da vacinação contra a Covid-19 no país.

No app é disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização no país.

Assim que receber a vacina, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS.

Na palma da mão e em tempo real, o usuário poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose. Esse mapeamento também vai evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

O formato digital permite que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada – não só a da Covid-19 – deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo.

Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção da Covid-19, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.

Como fazer o cadastro e baixar o aplicativo?

O cadastro no Conecte SUS é simples, feito em poucos minutos com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde.

Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e fazer o download de forma gratuita. Acesse sua plataforma abaixo e faça o download do aplicativo. 

app ios

app android

O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br – pelo portal, o usuário também consegue acessar a ferramenta. Até o momento, mais de 8,5 milhões de downloads já foram realizados.

O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado contra a Covid-19.

Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários.

No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.

Já os indivíduos com comorbidades serão pré-cadastrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Aqueles que não tiverem sido pré-cadastrados poderão apresentar comprovante que demonstre o pertencimento a um dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, etc.) no momento da vacinação.

Como emitir o Certificado de Vacinação no Conecte-SUS?

No Conecte SUS Cidadão, busque pelo o ícone vacina >> aperte o ícone vacina >> escolha a opção: ver o as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clicar no botão emissão do certificado.

Pronto! Após estes passos você poderá baixar o certificado em PDF e deixar no seu smartphone ou poderá realizar a impressão do mesmo. 

Fonte: Gov.br

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE