...

Creative Commons – O que é e como funciona?

Se você já baixou ou compartilhou uma foto, vídeo ou texto online, provavelmente já se deparou com o termo “Creative Commons”. Mas o que é o Creative Commons e como ele funciona?

por Edson Pessoa
12 Visualizações
Licença Creative Commoms

Imagem: Wikimedia Commons

Se você já baixou ou compartilhou uma foto, vídeo ou texto online, provavelmente já se deparou com o termo “Creative Commons”. Mas o que é o Creative Commons e como ele funciona?

Bom! É sobre isso que iremos falar nesta postagem!

Portanto, se você quer saber detalhes sobre o que é a licença Creative Commons e como ela funciona leia esta postagem até final.13

O que é Creative Commons?

Creative Commons é um sistema de licenças que permite aos criadores compartilhar seu trabalho com o mundo, mantendo algum controle sobre como esse trabalho é usado. Por exemplo, um criador pode optar por permitir que seu trabalho seja usado apenas para fins não comerciais ou pode permitir que outros façam trabalhos derivados (com base em seu trabalho original).

As licenças Creative Commons não são uma proposta do tipo tudo ou nada; os criadores podem escolher quais direitos desejam manter e quais direitos estão dispostos a renunciar. Isso torna o Creative Commons uma ferramenta flexível e poderosa para compartilhar trabalhos criativos online.

Como o Creative Commons funciona?

As licenças permitem que os criadores especifiquem como seu trabalho pode ser usado e por quem. Por exemplo, um criador pode optar por permitir que seu trabalho seja usado apenas para fins não comerciais, ou pode optar por permitir que outros remixem e desenvolvam seu trabalho.

As licenças Creative Commons não são uma alternativa aos direitos autorais; em vez disso, são uma forma de os criadores modificarem seus termos de direitos autorais para melhor atender às suas necessidades. Os direitos autorais ainda existem para todas as obras licenciadas sob uma licença Creative Commons – o criador simplesmente escolhe quais direitos deseja renunciar.

Quais os tipos de licenças Creative Commons?

As licenças Creative Commons fornecem uma gama flexível de proteções e liberdades para autores, artistas e educadores. A CC oferece seis licenças diferentes que permitem que os criadores personalizem seus direitos autorais para melhor atender às suas necessidades.

As seis licenças são:

  • Atribuição (CC BY) – Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Esta licença costuma ser comparada com as licenças de software livre e de código aberto “copyleft”.
  • Atribuição-CompartilhaIgual (CC BY-SA) – Esta Licença permite que você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
  • Atribuição-SemDerivações (CC BY-ND) – Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído a você.
  • Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) – Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
  • Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA) – Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
  • Attribution_NonCommercial_NoDerivs (BY NC ND) – Esta é a mais restritiva das nossas seis licenças principais, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Licenças Creative Commons

Para saber mais sobre a licença Creative Commons, visite https://creativecommons.org/licenses/.

Por que usar uma licença Creative Commons?

Há muitas razões pelas quais você pode querer usar uma licença Creative Commons (CC).

Talvez você queira disponibilizar seu trabalho para outras pessoas usarem, mas não queira abrir mão de seus direitos autorais,  quer garantir que seu trabalho seja usado da maneira que você pretende ou talvez você esteja apenas procurando alguma flexibilidade na forma como os outros podem usar o seu trabalho.

Seja qual for o motivo, as licenças CC (Creative Commons) fornecem uma maneira fácil para os criadores comunicarem quais direitos eles reservam e quais direitos renunciam ao público.

Quando alguém usa um trabalho licenciado pela CC, deve obedecer aos termos da licença.

Isso significa que, se eles quiserem fazer algo com o trabalho que não é permitido pela licença, eles precisam primeiro obter permissão do criador.

Como aplicar uma licença Creative Commons a um conteúdo?

A disponibilização de conteúdos na  licença Creative Commons é muito simples.

Basta acessar o site oficial — creativecommons.org — ou sua versão brasileira, creativecommons.org.br — e procurar uma página que trate de publicação .

Na página, você responderá a um breve questionário para determinar o que pode e o que não pode ser feito com a sua obra.

Você também pode incluir informações adicionais, como o formato de sua criação (áudio, vídeo, imagem, texto, entre outros), o título do trabalho, o link original e por aí vai.

Concluiu? Agora é só copiar o código do ícone da licença e incluir em seu site. 

Para obter mais informações sobre como aplicar licenças Creative Commons, visite https://creativecommons.org/licenses/.

Caso queira se aprofundar mais sobre direitos autorais e licenças Creative Commons BAIXE AQUI a apostila que foi criada com o financiamento do Community Activities Fund (CAF), do Creative Commons.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE