...

CRLV Digital – Veja como imprimir o licenciamento 2022 do seu veiculo.

O CRLV Digital que é um documento de porte obrigatório pode ser acessado virtualmente, no entanto, ter a versão impressa pode evitar multas. Portanto, leia esta postagem até o final e aprenda passo a passo como imprimir o seu CRLV 2022.

por Edson Pessoa
175 Visualizações

11Emissão do CRLV Digital.

Por decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Resolução 809), desde 04 de janeiro de 2021, o CRLV deixa de ser produzido em papel moeda e passa a existir somente em formato eletrônico.

O CRLV também deixa de ser enviado para as residências via Correios, não havendo mais necessidade de pagamento de taxa de postagem. 

Portanto, com a implantação do CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) é possível ter seu documento CRLV no seu smartphone através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito que está disponível para a plataforma Android e iOS.

Mais a pergunta que fica é: E se quem estiver dirigindo o veiculo for uma pessoa que não possui o documento no aplicativo? Neste caso como comprovar que o pagamento do licenciamento está em dia?

Para este caso a boa noticia é que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo 2022 poderá ser baixado e impresso direto no site do Denatran com a mesma validade do documento digital ou pode ser compartilhado através do aplicativo Carteira Digital de Transito na opção Veiculo pelo dono do veiculo. 

Para saber como obter o aplicativo Carteira Digital de Trânsito acesse AQUI. 

Aqui nesta postagem iremos focar em como realizar a impressão do documento CRLV ou baixar uma cópia em PDF para imprimir e disponibilizar para quem vai dirigir seu veiculo fique atento ao passo a passo que irei descrever logo abaixo.

1.Criar uma conta no portal Gov.br

Se você já possui uma conta cadastrada no Portal Gov.br  prossiga para o próximo tópico.

Caso ainda não possua uma conta no Portal Gov BR sugiro que você antes crie sua conta no Portal Gov BR  Acessando AQUI.

Lembrando que ter uma conta no Portal Gov.br é pré-requisito para conseguir realizar os procedimentos deste tutorial.

2. Acessando o portal do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)

Acesse o portal do Denatran através do endereço: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/ e em seguida escolha a opção “Entrar com Gov.br” conforme ilustra a imagem logo abaixo.

Página do Denatran - Acesso pelo Portal Gov.br

Reprodução: Site Denatran

3. Acessando a Conta Gov.br

Depois de escolher a opção “Entrar com Gov.br” inclua seu CPF e clique no botão “Avançar” para incluir a sua senha e na sequência clique em “Entrar”. Lembrando que além da possibilidade de entrar com o número do seu CPF,  também é possível acessar a conta do Gov.br através de Login criado em bancos credenciados, Certificado digital (Cartão ou Token) ou certificado digital em nuvem. 

Tela do Gov.br no site do Denatran

Imagem: Reprodução Site Denatran

 

Tela do Gov.br no site do Denatran - Incluir Senha

Reprodução: Site do Denatran

4. Acessando o CRLV Digital

Depois de fazer Login no Portal Gov.br acesse a opção que fica na lateral esquerda do site “CRLV Digital”  e depois em “Baixar CRLV” Conforme ilustra a imagem abaixo.

CRLV Digital no site do Denatran

Imagem: Reprodução Site Denatran

5.Inserindo as informações do Veiculo

Depois de clicar na opção “CRLV digital” e “Baixar CRLV” será exibida uma tela solicitando as seguintes informações:

  • Código Renavan – Está informação pode ser encontrado no documento do seu veiculo CRV (certificado de Registro de Veiculo/DUT) ou no CRLV ( Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) do ano anterior.
  • Placa do Veiculo – Placa do veiculo conforme consta no documento que poderá ser o CRV (certificado de Registro de Veiculo/DUT) ou licenciamento anterior.
  • Código de segurança do CRV – Os códigos de segurança são exclusivos em documentos emitidos a partir de 12/2006. Para veículos anteriores a esta data não é necessário informar o código de segurança do CRV.
Localização de Código de Segurança no CRV

Localização do código de segurança do CRV “DUT” (destacado em vermelho na imagem abaixo)

Preencha as informações e clique no botão “Prosseguir”.

Preenchimento das Informações do Veiculo

Reprodução: Site do Denatran

6. Baixando o CRLV

Depois de preencher as informações será exibida uma tela com todas as informações do seu veiculo e uma opção: “Baixar CRLV”. Clique na opção “Baixar CRLV” e será salvo em seu computador um arquivo em formato .pdf que você poderá abrir ele com qualquer visualizador de PDF como o Adobe Reader ou Foxit Reader e mandar imprimir na sua impressora.

Baixar CRLV Digital

Imagem: Reprodução Site Denatran

Depois de realizar todos os procedimentos acima, você já estará com seu documento CRLV com a mesma validade do documento digital instalado em seu smartphone.

Como fazer para emitir CRLV Digital em nome de Pessoa Jurídica?

Para estes casos não será possível obter o documento pelo aplicativo Carteira Digital. Sendo assim, a emissão é realizada apenas no site do Denatran ou no site do Detran do seu estado.

No entanto, para baixar o CRLV digital de veículos de propriedade pessoa jurídica será necessário obter um certificado digital do tipo A3 ou A1 compatível com ICP-Brasil.

Depois de obter o certificado digital em uma empresa especializada como a Serasa Experian ou Certisign por exemplo acesse o site do Denatran e faça Login escolhendo a opção com “Certificado Digital”.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE