...

Saiba como fazer a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida.

por Edson Pessoa
91 Visualizações
Programa de Imposto de Renda 2021

Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Você sabia que é possível fazer a declaração de Imposto de renda já pré-preenchida? 

Esta possibilidade existe desde 2014, no entanto, para conseguir era preciso ter um certificado digital para acessar o portal e-CAC.

No entanto, agora em 2021 é possível ter acesso a este serviço com o certificado digital e acessando com a conta do “Portal Gov.br“.

Como baixar a declaração pré-preenchida?

Para baixar a declaração pré-preenchida basta utilizar o sistema Meu Imposto de Renda, disponível no portal e-CAC e clicar em “Baixar declaração pré-preenchida” para obter o arquivo e importar utilizando o programa do Imposto de Renda baixado no seu computador.

O serviço também é disponibilizado no preenchimento da declaração de forma on-line, diretamente no e-CAC.

Em 2020, a Receita Federal já havia adicionado a opção diretamente no programa do Imposto de Renda. Na aba “Nova”, basta clicar o botão “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”, mas mantendo a necessidade de usar certificado digital para baixar os dados.

Agora tudo ficou mais fácil só necessitando criar uma conta no Portal do Gov.br.

De onde vêm as informações, utilizadas na declaração pré-preenchida?

As informações que preenchem a sua declaração são obtidas pela Receita Federal a partir de dados prestados por outras pessoas através da apresentação de diversas declarações. Dentre elas:

  • as fontes pagadoras tenham enviado à RFB a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf)  do respectivo exercício e ano-calendário, inclusive dados financeiros; ou
  • as pessoas jurídicas do ramo de imóveis e equiparadas tenham enviado à RFB a Declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias (Dimob); ou
  • as pessoas jurídicas e equiparadas, prestadoras de serviços de saúde tenham enviado à RFB a Declaração de Serviços Médicos (DMED);

É importante entender que a sua declaração somente será pré-preenchida se as fontes prestaram essas informações. Algumas divergências ou ausências de dados podem ocorrer se as fontes não entregaram a declaração ou precisaram retificá-las por algum motivo. Por isso, nos primeiros dias do cronograma de entrega é possível que nem todos os campos estejam completos.

E lembre-se! É de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.

Informações dos dependentes

A partir de 2021, também é possível obter as informações pré-preenchidas dos dependentes. Para isso, o dependente deve passar uma procuração digital para o titular da declaração antes de baixar as informações.

Fonte: Receita Federal do Brasil

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE