...

Download LibreOffice – Suíte de aplicativos de escritório totalmente gratuita

Conheça um pouco sobre o LibreOffice que é a maior suíte de aplicativos gratuita do Brasil e como fazer o download da suíte para o seu computador.

por Edson Pessoa
96 Visualizações

Você sabia que pode fazer o download de um pacote de softwares para escritório similar ao Microsoft Office totalmente de graça sem precisar pagar nenhum tipo de licença? 

Se isto realmente te interessou, te convido a ficar nesta postagem até o final para que possa entender em detalhes o que é o  pacote de softwares do LibreOffice e como fazer o download do pacote de programas em seu computador. 

O que é o LibreOffice? 

O pacote de aplicativos para escritório LibreOffice é um software desenvolvido e trabalhado por uma comunidade ativa no Brasil e é um projeto da organização sem fins lucrativos  The Document Foundation.

O LibreOffice é desenvolvido por usuários da comunidade de desenvolvedores que acreditam no software livre e no compartilhamento do seu trabalho com o mundo de maneira não restritiva.

No coração destes princípios estão as quatro liberdades fundamentais e do Manifesto da Próxima Década da The Document Foundation.

Portanto, se você não quer desembolsar um dinheiro com licença de uso do pacote Office da Microsoft o LibreOffice é uma ótima alternativa.

 A suíte gratuita do Libre Office é capaz de atender à boa parte das aplicações de escritório por disponibilizar uma extensa gama de funcionalidades nas ferramentas que o compõem.

Só para você ter uma ideia O LibreOffice está entre as aplicações de escritório preferidas dos usuários que utilizam o sistema operacional Linux.

O LibreOffice possui compatibilidade com arquivos do Microsoft Office?

Sim. No tocante ao suporte a arquivos, o Libre Office possui compatibilidade com os formatos: DOCX, XLSX e PPTX que são formatos de arquivos que são gerados pelo Excel, Word e PowerPoint do Pacote Office.

Isso é algo que é superimportante para a experiência do usuário que utiliza o LibreOffice, pois, permitirá que os usuários não tenham que enfrentar problemas de compatibilidade com arquivos criados pelo Microsoft Office. 

Quais os avanços do pacote de aplicativos do LibreOffice?

Hoje o projeto do LibreOffice possui avanços específicos para cada ferramenta e inclusive já possui a possibilidade de uso pela comunidade surda com o complemento do Vlibras dentro do pacote de aplicativos. 

Inclusive aqui no blog você poderá saber mais detalhes sobre o projeto de Vlibras que foi incluído no Libre Office acessando a postagem: Libreoffice permite a tradução em libras com extensão Vlibras.

Já com o editor de textos Writer (Similar ao Word), por exemplo, agora tem uma opção para marcar notas como resolvidas e permite a adição de comentários em imagens ou gráficos.

Já o Calc (Similar ao Excel) ganhou uma função que exporta uma planilha para PDF em folha única para dar uma visão geral do arquivo.

Por sua vez, o Impress (Similar ao PowerPoint) e o Draw (desenho vetorial) agora possibilitam unificar textos de vários quadros em um só.

Quais os programa que fazem parte da Suíte do LibreOffice?

O LibreOffice é composto pelos seguintes aplicativos:

  • Base: Gerenciador de banco de dados, que é bem semelhante ao Access, disponível no Microsoft Office, e destina-se à criação e gerenciamento de bancos de dados, tendo suporte para a criação e modificação de tabelas, consultas, macros, relatórios e formulários.
  • Calc: é um software de planilha eletrônica e assemelha-se ao Lotus 1-2-3, da IBM, e ao Excel, da Microsoft.
  • Draw: é um software de editoração eletrônica e construção de desenhos vetoriais, semelhante ao CorelDRAW, da Corel.
  • Impress: é um software de apresentação de slides similar ao PowerPoint, encontrado na suíte da Microsoft, e destina-se a criar e a apresentar slides, sendo possível inserir plano de fundo, títulos, marcadores, imagens, vídeos, efeitos de transição de slides, dentre outras opções que encontramos no Powerpoint.
  • Math:  é um software que auxilia na formatação de fórmulas científicas e matemáticas de maneira equivalente ao Equation Editor, ferramenta presente na suíte da Microsoft.
  • Writer:  é um editor de textos, semelhante ao Word, presente no Microsoft Office. O Writer utiliza o sistema WYSIWYG para a elaboração de textos complexos, com imagens e diversas opções de formatação.

LibreOffice – Como funciona a Licença?

O LibreOffice é um Software livre  dado sua origem no site do LibreOffice e é licenciado sob a licença LGPLv3  oferecendo liberdades e responsabilidades essenciais.

O LibreOffice está licenciado sob os termos da LGPLv3 (ou posteriores) e pela MPL – Mozilla Public License (ou posteriores).

Isso significa que você está livre para usá-lo para fins pessoais e comerciais (uso em empresas), além de poder copiar, distribuir, modificar e reestruturar o código-fonte inclusive criando obras derivadas do Libreoffice caso você seja um programador. 

Para mais detalhes sobre o LibreOffice, visite o FAQ do licenciamento (em inglês).

Download LibreOffice

Para fazer o download do LibreOffice gratuitamente basta clicar no botão logo abaixo.

Se tiver problemas para fazer o download nos envie uma mensagem para: [email protected] ou por através de nosso formulário de contato.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE