...

Duolingo – Aprenda idiomas de uma maneira divertida

por Edson Pessoa
100 Visualizações

Duolingo

Saber falar a língua inglesa é fundamental nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo extremamente necessário.

Se parar para pensar direito o inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, a língua da comunicação com todo o mundo.

Portanto, aprender inglês é um atributo essencial para quem quer aumentar o leque de oportunidades principalmente no mundo corporativo.

Mas, você sabia que pode desenvolver o aprendizado da Língua inglesa e de outros idiomas com um aplicativo para celular chamado Duolingo?

O Duolingo é uma plataforma de aprendizagem de idiomas, disponível gratuitamente em telefones Android e iOS e que foi criada no fim de 2009 em Pittsburgh pelo então professor da Universidade Carnegie Mellon (Carnegie Mellon University) Luis von Ahn e seu aluno de graduação Severin Hacker.

Fundadores do Duolingo

Imagem: Severin Hacker e Luis von Ahn

No Duolingo você encontra 98 cursos em mais de 40 idiomas diferentes, mas para falantes de português, são 6 cursos: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto.

Como Funciona o método de ensino aplicado pelo Duolingo?

O método de ensino oferecido pelo Duolingo é bem diferente dos usados por outros cursos existentes no mercado e que de fato ajuda na memorização de palavras através da repetição.

O Objetivo principal do aplicativo é fazer com que os usuários aprendam uma nova língua de uma forma divertida e interessante. 

O método de ensino aplicado pelo Duolingo possui comprovação cientifica no que diz respeito a retenção do conteúdo a longo prazo com conteúdo baseado em cursos de padrão internacional de ensino.

Como utilizar o aplicativo?

Primeiramente você precisa realizar o download do aplicativo para seu smartphone clicando aqui.

Depois escolha o idioma que você quer estudar e faça um breve cadastro no aplicativo.

Depois de realizar o cadastro dentro do aplicativo, você pode definir metas para a realização de exercícios de 5 a 20 minutos por dia.

Você também pode autorizar notificações de aprendizagem, nas quais o aplicativo envia mensagens motivacionais e lembra da programação de aprendizagem que você programou.

No aplicativo Duolingo você vai fazer exercícios diários com base em situações do dia a dia onde por meios destes exercícios você pode aprender novas palavras, frases e expressões.

Todo o conteúdo é distribuído por nível, e para avançar de nível sempre é necessário passar por uma fase anterior.

Quais as vantagens de aprender idiomas com o Duolingo?

Ao utilizar o aplicativo Duolingo você terá algumas vantagens em relação a outros métodos como:

  • Aprendizagem Personalizada – As lições do Duolingo se adaptam ao seu jeito de estudar. Os exercícios são elaborados para ajudar você a aprender e revisar o vocabulário de maneira eficaz e não precisa de ter um horário estabelecido para fazer suas atividades diárias.
  • Receba suas notas logo após finalizar as atividades –Fique sabendo  imediatamente se as suas respostas estão corretas. E no caso de erros o aplicativo passa algumas dicas de como melhorar seu aprendizado.
  • Receba recompensas por fazer os exercícios –  O Duolingo oferece recompensas para quem faz seus exercícios diários com moedas virtuais, acesso a novos níveis dentro do aplicativo.
  • Aprenda em Qualquer hora e em qualquer lugar – Com o Duolingo você pode usar o seu tempo livre de forma mais produtiva para aprender idiomas. 

Conclusão

O Duolingo é um ótimo aplicativo para você que quer aprender algumas frases e palavras essenciais para a comunicação do dia a dia.

O aplicativo possui uma interface bem interativa e fácil de entender, inclusive com aquele tom de competição, o que realmente traz uma sensação mais divertida de aprender.

Sugiro que passe as fases do aplicativo e que extraia o máximo que o app lhe oferecer no que diz respeito ao aprendizado da língua que você escolheu estudar.

No entanto, se você já possui conhecimentos avançados na língua inglesa o aplicativo Duolingo não vai agregar muito conhecimento de aperfeiçoamento.

Na minha opinião ele é muito bom para quem está iniciando e quer aprender frases e palavras primordiais e essências para a comunicação do dia a dia.

Para quem quer aperfeiçoar mais sua fala o aplicativo Cambly seria mais viável, tendo em vista que as aulas são ao vivo com professores nativos da língua.

Se você quer baixar o Duolingo para seu smartphone e começar a aprender acesse aqui.

Eu espero ter te ajudado de alguma forma e nos vemos em outras postagens aqui do blog de tecnologia PessoaTech.

Dúvidas e opiniões deixem nos comentários.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE