Aliexpress-Cupom

apple 691282 1920

Efeito Burn-in  ocorre quando uma imagem estática é exibida por um longo período (entre 2 e 3 horas ou mais), e que geralmente ocorre em monitores ou televisores.

Este efeito é demonstrado através de manchas (conhecidos fantasmas) da imagem que foi exibida anteriormente por um longo período.

Isto acontece, porque os pixels foram queimados pela demora na exposição de uma mesma imagem e que geralmente permanece mesmo depois de mudar o conteúdo exibido.

O efeito burn-in ocorria bastante em monitores CRT(aquele que possui um tubo) , isso por que utilizava compostos de fosforo para formação da imagem. Tendo em vista que os compostos de fosforo utilizados para emitir luz na formação da imagem perdiam a luminosidade com o uso, manter imagens estáticas por um período já criava o efeito burn-in nas antigas telas de CRT.

Mas, o efeito burn-in não afeta apenas televisores e monitores CRT, monitores que utilizam a tecnologia LED, OLED e LCD também podem vir a gerar o efeito.

Burn-in é o mesmo que retenção de imagem?

Não!

São coisas parecidas, mas que possuem características diferentes.

A retenção de imagem funciona da seguinte forma:

Vamos supor que você passe algumas horas com uma imagem sendo exibida em sua TV e de repente você mude para outro conteúdo.

Após fazer isto com certeza será possível perceber alguns contornos da imagem que estava sendo exibida na tela anteriormente.

Isto vai ficar  perceptível por um tempo até sumir por completo depois de algumas horas. Isso é conhecido como efeito de retenção de imagem.

No caso do burn-in se trata da mesma característica do efeito anterior, só que  permanece por alguns dias, meses ou mesmo para sempre.

Tudo vai depender do tempo em que a tela ficou com a  imagem congelada na tela.

Quanto maior o tempo, maior a possibilidade de o efeito de retenção de imagem se tonar o efeito burn-in.

20190617044338 228

Como evitar o efeito burn-in?

Como vimos anteriormente o efeito burn-in  é ocasionado pela exibição de conteúdo estático na tela por um longo período.

Sendo assim, a melhor forma de não ter este problema é evitar manter imagens ou vídeos estáticos (pausados ou parados ) em sua tela por muito tempo.

Veja algumas dicas de como evitar este problema com sua tela:

  • Evite deixar uma imagem estática em sua tela por longos períodos de tempo.
  • Desligue seu monitor quando não estiver assistindo.
  • Não pause vídeos por mais de 20 minutos.
  • Configure uma proteção de tela (Consulte seu manual ou fabricante para saber se sua TV ou monitor é compatível com este recurso.)
  • Se sua TV ou seu monitor é de plasma, reduzir o contraste da tela pode ajudar a evitar o burn-in (mas, não significa que o efeito não ocorra.)

20190617044338 228

Existe Garantia para problemas de Burn-in permanente?

Por se tratar de um problema que não esta relacionada ao processo de produção da tela e que não possui um controle do fabricante sobre como o produto esta sendo utilizado,  não é oferecida garantia com relação ao efeito burn-in, exceto para televisores que utilizem a tecnologia QLED (tecnologia que irei falar um pouco mais adiante).

Mais mesmo televisores que utilizam a tecnologia que evitam o efeito de burn-in ao exemplo dos monitores e televisores com a tecnologia QLED, existem algumas restrições de garantia.

Segundo a própria Samsung  na página oficial da  Samsung NewsRoom Brasil :

“A garantia contra o efeito burn-in abrange os produtos utilizados em ambientes domésticos normais, apenas para Burn-in não intencionais. A garantia de 10 anos contra Burn-in é elegível aos consumidores que tenham adquirido um dos produtos da linha de TV Samsung QLED de forma oficial no Brasil.”

A tecnologia que promete acabar com o efeito Burn-in nos monitores e TVs.

Até então quando se falava em qualidade de imagem, a melhor tecnologia era a OLED, porém, se trata de uma tecnologia que tornam os monitores e televisores mais caros se comparados aos tradicionais LCD.

Logo, foi necessário criar uma tecnologia que pudesse oferecer qualidade de imagem e ao mesmo tempo evitar o efeito burn-in nas telas.

Neste quesito a Samsung saiu na frente e apresentou  na Consumer Eletronics Show (CES)  do ano de 2017 seus primeiros televisores que estão utilizando a tecnologia QLED.

A tecnologia QLED significa Quantum Dot Light Emitting Diodes (QLED), e se trada da mistura das tecnologias OLED e LED.

20191108035309 156

Como funciona a tecnologia QLED?

O QLED funciona com minúsculos cristais que absorvem e emitem frequências de luz para criar a imagem na tela.

A  tecnologia QLED proporciona alta qualidade de imagem, além de se destacar por seu alto contraste que deixam as imagens com nitidez em praticamente qualquer ambiente.

E você gostou deste blog post? Ele te ajudou a tirar suas dúvidas sobre televisores QLED?

Deixe aqui em baixo nos comentários, eu quero saber sua opinião.

Se Inscreva em nosso Canal do Youtube e acompanhe nossos vídeos.

 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.