Aliexpress-Cupom
6 dicas essenciais na escolha de uma plataforma de loja virtual
Tecnologia foto criado por wirestock – br.freepik.com

Se você quer criar uma loja virtual, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que não dever ser apenas mais uma loja virtual na internet.

Sei que gerar resultados satisfatórios é uma premissa que em geral todo empreendedor quer alcançar, no entanto, para se destacar é necessário escolher uma plataforma com recursos e funcionalidades adicionais.

Imagino que você já tenha percebido que para obter sucesso neste seguimento tão concorrido  é necessário ter uma loja virtual com uma estrutura sólida e de fácil gerenciamento, principalmente para quem está começando.

Portanto, é necessário ficar atento a algumas características essenciais em uma loja virtual onde posso citar: recursos, funcionalidades inclusas e os custos envolvidos na aquisição da plataforma.

Estas características são importantes porque se você conhece os recursos e funcionalidades de uma plataforma de loja virtual e sabe o quanto vai gastar, logo, consegue se preparar adequadamente.

É assim que você conseguirá ter uma plataforma de loja virtual qualificada em muito pouco tempo.

Por este motivo, nesta postagem eu quero compartilhar com você 6 dicas essenciais que você deve considerar antes de escolher a sua plataforma de loja virtual.

Vamos então ao que interessa?

1.Catálogo de produtos

Uma loja virtual precisa disponibilizar produtos ou serviços em uma vitrine virtual, logo, para que se tenha esta possibilidade a loja precisa possuir um catálogo de produtos.

No entanto, ter um catálogo parece ser bem obvio não é mesmo?

Eu entendo que um catálogo de produtos é algo obvio em uma loja virtual, porém, o ponto onde você deverá ficar atento é para o que este catálogo oferece a nível de cadastro de informações como: descrição dos produtos, avaliações dos clientes e recursos automatizados de avise-me quando estiver disponível por exemplo.

2.Integração com Sistemas de pagamentos

Toda loja virtual tem que possuir integração com um sistema de pagamento, afinal o cliente precisa realizar o pagamento dos produtos escolhidos não é mesmo?

No entanto, neste ponto o que se deve analisar no ato da contratação de uma plataforma de loja virtual é a quantidade de integrações disponíveis.

Uma boa plataforma de loja virtual tem que ter uma variedade em métodos de pagamento para os clientes pagarem pelas suas compras.

Lembre-se de que um bom comércio eletrônico deve, pelo menos, oferecer a possibilidade de pagar por cartão de crédito e por boleto bancário.

3.Painel de controle (Painel administrativo) 

Um dos pontos importantes que devem ser observados na contratação de uma ótima plataforma de loja virtual é o painel de gerenciamento da loja que também é conhecido como painel de controle. 

Em geral uma boa plataforma de e-commerce deverá ter um painel de controle em que é possível verificar o status dos pedidos e das entregas das encomendas.

As plataformas mais completas mostram informações sobre a média de pedidos, os produtos mais vendidos e o histórico de compra dos consumidores e ainda podem ser integradas a sistemas que controlam o seu estoque. 

No entanto, uma plataforma que já proporcione o monitoramento do status dos pedidos e das entregas já é suficiente e satisfatório para quem está começando.

4.Sistema de segurança

O sistema de segurança é básico para qualquer comércio eletrônico. Infelizmente, o roubo de dados na internet é uma preocupação real e o seu negócio deve estar protegido disso.

Em geral as plataformas de loja virtual não possuem recursos antifraude, pois este serviço é adicional e deve ser contratado em uma empresa especializada neste serviço.

Uma forma de deixar seus clientes mais tranquilos é exibindo os selos de segurança em seu site, no entanto, não se deve ignorar a contratação de uma empresa antifraude para avaliar previamente os pedidos realizados em sua loja virtual. 

Uma empresa bem conhecida no seguimento de análise antifraude em lojas virtuais é a ClearSale.

5.Compatibilidade com as técnicas de SEO

Não sei se você sabe, mas, para ter sucesso em qualquer negócio na internet é necessário ficar bem posicionado nos buscadores da internet como por exemplo o Google.

Um dos pontos que são analisados pelos buscadores é o SEO (Search Engine Optimization) que traduzindo para o português é “Otimização para mecanismos de buscas”.

Portanto. É necessário escolher uma plataforma de loja virtual com estrutura otimizada para SEO.

Mas lembre-se que quem for realizar os cadastros de produtos deve ter conhecimentos sobre SEO para aplicar as técnicas no título e na descrição dos produtos da loja.

6.Possibilidade de customização (Personalização)

Como falei no início desta postagem a primeira coisa que uma pessoa que quer abrir uma loja virtual tem que ter em mente é de que não será apenas mais um na multidão.

E não ser mais um na multidão exige algo que se chama identidade visual ou em outras palavras customização.

Por este motivo, quando estiver buscando uma boa plataforma de loja virtual, verifique se ela oferece a possibilidade de personalização (customização) da loja.

Uma loja que disponibilize a customização vai possibilitar o uso de cores de acordo com a sua marca e com o seu negócio, assim como, permitirá trocar de tempos em tempos os banners do site. 

Conclusão

Espero ter tem ajudado neste momento tão delicado para quem quer começar uma loja virtual na internet que é a escolha de uma plataforma segura e personalizável.

Considerando todas as 6 dicas que abordei aqui nesta postagem com certeza as chances de você se arrepender serão mínimas.

Inclusive gostaria de te indicar uma empresa que já é referência no mercado de lojas virtuais e que possui uma Plataforma com todas as características aqui citadas que é a Simplo7.

Eles me concederam a possibilidade de testar a plataforma deles e achei super simples e rápido.

Se você tiver interesse em fazer um teste gratuito na plataforma deles faça seu cadastro acessando aqui. 

 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.