Aliexpress-Cupom

Extrair Membros de Grupo de AD

Se você é um profissional que atua com suporte técnico em redes de computadores esta postagem poderá ser muito interessante para você.

Nesta postagem eu vou mostrar como obter informações sobre quais usuários fazem parte de um determinado grupo do Active Directory com apenas alguns comandos.

Mas. antes de começar este tutorial de como você extrair esta listagem seria importante entender o que é o Active Directory e o que é um grupo de usuários do Active Directory.

O que é Active Directory?

O Active Directory (AD) é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários em uma rede, denominada serviço de diretório.
 
Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários e dispositivos  de uma organização informações que podem ser: nome, login, senha, cargo, perfil, setor, tipo de dispositivo e etc.
 
Portanto, resumindo, O principal objetivo do Active Directory é auxiliar o administrador de redes com o gerenciamento dos recursos de redes e que é amplamente utilizado por empresas.

O que é um grupo de usuários no Active Directory?

Um grupo é um conjunto de usuários, contatos e computadores que podem ser gerenciados como uma única unidade.

Os grupos são gerenciados como objetos de diretório, e normalmente são atribuídos a elementos, atributos e permissões  de acesso que compartilham propriedades semelhantes.

Por exemplo: em uma determinada empresa, analistas financeiros de um departamento financeiro possuem as mesmas permissões a serviços/sistemas utilizados por este setor.

Sendo assim é possível criar um Grupo com o nome ” Analistas Financeiros” e adicionar todos que precisam do mesmo tipo de atributo ou permissão compartilhadas.

Por que iria precisar de uma lista de contatos de um Grupo do Active Directory?

Imagine que no Grupo “Analistas Financeiros” tenhamos 150 pessoas incluídas neste grupo e uma equipe de auditoria precise identificar quem são todas elas, seria super trabalhoso ter que entrar no grupo e verificar quem faz paste deste grupo não é mesmo? 

Por este motivo, preparei esta postagem para lhe ajudar a fazer este tipo de extração em apenas alguns passos simples. 

Vamos então ao que interessa?

Extraindo lista de um Grupo do AD (Active Directory)

Abra o CMD (Prompt de Comando) – Clique com o botão direito do Mouse sobre o botão iniciar > escolha executar e digite “cmd” > tecle Enter. 

Extrair Lista de usuários de Grupo do AD

Extrair lista de Grupo do AD - Passo 2

Se você não for um usuário administrador clique sobre o botão iniciar com o botão direito e escolha “pesquisar” e digite “cmd ou Prompt de comando” ao aparecer atalho do Prompt de Comando clique sobre ele com o botão direito e escolha “Executar como Administrador” depois digite seu usuário administrador e senha e prossiga.

Extrair Lista de usuários de Grupo do AD

Extrair Lista AD

extrair listas usuarios grupo ad 4

extrair listas usuarios grupo ad 5

 

Depois de abrir o Prompt de comando você deverá digitar o seguinte código: 

dsquery group -name NOME_DO_GRUPO | dsget group -members -expand |dsget user -fn -ln >> C:/Nome do Arquivo.TXT 

 

Para entender melhor o que faz cada parte do comando gostaria de explicar logo abaixo:

  • dsquery group -name NOME_DO_GRUPO | – Este comando faz com que todos os dados de determinado grupo sejam carregados. Para obter por exemplo apenas  dados nome e sobrenome, precisamos utilizar: “|” (pipe) para direcionar o conteúdo obtido para outro comando de query que irá filtrar o conteúdo a ser exibido.
  • dsget group -members -expand | – este comando filtra o conteúdo gerado pelo DSQUERY para expandir apenas as informações dos membros do grupo escolhido, e o “|” (pipe) no final mais uma vez prepara o conteúdo para receber mais um filtro.
  • dsget user -fn -ln – Este comando traz apenas as informações de cada usuário conforme os parâmetros fornecidos. No código que disponibilizei temos  no final -fn e -ln que significa que vai trazer apenas o FIRST NAME (primeiro nome) e o Last Name (último nome). Podem ser adicionados mais parâmetros para exibir mais informações, se for necessário. Para verificar a lista de comandos disponíveis basta utilizar a ajuda do Windows através do comando dsget /? . 
  •  >> C:/LISTA.TXT – este comando cria um arquivo .txt no caminho indicado, e envia todas as informações para ele.

Pronto! Depois de realizar estes procedimentos apenas precisa incluir os dados em uma planilha e compartilhar com quem for preciso.

Seja um afiliado GearBest e Ganhe Dinheiro em Casa
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.