Aliexpress-Cupom
Disco Rígido
Disco Rígido – Imagem: Pixabay

HD ou disco rígido como também é conhecido  é um componente eletrônico que possui funcionamento  mecânico.

Ele serve para armazenar as informações que são salvos no computador em nosso cotidiano.Estas informações incluem  o sistema operacional, documentos, programas, fotos, vídeos e músicas.

Ele é conhecido como um dispositivo de armazenamento não volátil, ou seja, as informações não apagadas quando é desligado.

A história do disco rígido é muito interessante e mostra uma evolução constante para chegar até os modelos disponibilizados hoje em dia.

O Hd é um componente que faz parte do nosso dia-a-dia, mais apesar de ter se popularizado,  sua história e evolução já vem ocorrendo a muitos anos.

O  primeiro computador a utilizar sistema de armazenamento em discos foi o RAMAC 305 que foi criado em 1956.

 

 

HD – Um pouco sobre o seu inventor

 

Seu criador foi o inventor e pioneiro da computação estadunidense Rey Johnson que  é considerado até hoje como o Pai do disco rígido.

Rey Johnson
Rey Johnson – Considerado o pai do disco Rígido

 

O sistema de armazenamento em disco do RAMAC 305 tinha a capacidade de armazenamento de de 5 Megabytes e era composto por 50 discos magnéticos de 24 polegadas e pesava uma tonelada.

ramac305 ibm
Imagem: Sistema de armazenamento em disco do RAMAC 305

 

Mas, a utilização de sistema de armazenamento em discos pelo  RAMAC305 era apenas o início da revolução dos discos rígidos.

Em  1961, 5 anos após a invenção do primeiro sistema de armazenamento em discos  a IBM criou o seu primeiro disco com cabeças de rolamento de ar o que permitiu maiores velocidades de leitura e gravação.

 

Em 1973 a IBM cria o modelo de HD Winchester 3340.

O Winchester 3340 era uma unidade de disco rígido lacrada e que se popularizou tanto  que muitos profissionais de tecnologia da época começaram a se referir ao hd pelo nome winchester.

O Winchester 3340  é o primeiro disco com funcionamento bem parecidos com os atuais discos rígidos que conhecemos.

Veja no vídeo a seguir como funcionava o Winchester 3340.

https://www.youtube.com/watch?v=ovjt_UKok74

No ano de 1980 tivemos mais uma revolução, a empresa Seagate Technology lança o primeiro disco rígido para microcomputadores, o ST506.

 

O Hd ST506 possuía um motor muito veloz e os discos armazenavam 5MB cada um.

hd st506
Imagem: Disco Rígido – ST506

Após 6 anos do lançamento do HD ST506 no ano de 1986 chega ao mercado os discos rígidos de 3.5 polegadas, reduzindo drasticamente o tamanho dos discos rígidos.

Depois de 11 anos do surgimento do HD ST506 a tecnologia dos computadores estava avançando e a tecnologia dos hds não estavam acompanhando.

 

E isso estava se tornando um problema para as fabricantes de hds.

 

Foi quando em 1997 a Seagate lançou seu hd com velocidade de 7.200rpm o que aumentou a velocidade de gravação e leitura dos dados.

Oito anos depois no ano de 2005 a Seagate lança novamente seu HD de modelo Cheetah X15 com 15.000 rpm.

Em geral os computadores possuem discos que não passam dos 7.200 RPM. Discos com velocidade de 15.000 RPM são utilizados em servidores de grandes empresas.

 

Agora os hds que estão chegando ao mercado são os hds do tipo SSD.

HD SSD
HD SSD – Imagem: Pixabay.com

 

A tecnologia SSD já existe desde a década de 80. Mas só agora e que estão se popularizando também.

A gravação de arquivos no SSD é realizada de forma diferente do HD tradicional pois neste caso as informações são gravadas em um ou vários chips de memória.

Por este motivo neste tipo de disco  sua economia principal é no consumo de energia  já que não é necessário alimentar motores ou componentes.

Mas, nem tudo são flores, existem vantagens e desvantagens entre as duas tecnologias.

Por isso se você quer entender estas vantagens e desvantagens entre as duas tecnologias  leia Agora uma postagem aqui do blog  onde falo sobre as vantagens e desvantagens  entre o HD tradicional e o SSD.

 

Os hds evoluíram bastante desde sua criação em 1956,  porém, a forma de armazenamento utilizada pela maioria dos hds ainda permanece a mesma desde sua criação, só que com novas tecnologias e implementações que os tornaram mais silenciosos, duráveis, velozes e confiáveis.

Mais a evolução ainda não para por ai, com certeza o futuro do HD ainda nos trará muitas surpresas.

Finalmente chegamos ao fim de mais um post e espero que tenha passado de forma bem objetiva a história do Disco Rígido para você.

Compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais e faça com que esta informação chegue até outras pessoas.

E se você quer receber conteúdos de tecnologia em vídeo não se esqueça de se inscrever no canal do PessoaTech no Youtube.

Para acessar nosso canal do Youtube basta CLICAR AQUI.

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro.

Ofertas de Livros da Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.