Aliexpress-Cupom

Hospedagem Cloud

Você já ouviu falar em hospedagem Cloud ou Cloud Hosting?  Se você quer entender que tipo de hospedagem é essa não fique sem ler esta postagem.

A Hospedagem Cloud é um tipo de hospedagem de sites que usa vários servidores diferentes para equilibrar o uso de recursos e garantir o funcionamento constante de um serviço de hospedagem.

O diferencial desse tipo de serviço é que, ao invés de centralizar os recursos em apenas um  servidor divide em vários servidores através de um cluster de servidores. Cluster significa um conjunto de servidores.

A hospedagem de sites do tipo Cloud Hosting funciona assim:  Os servidores são  todos interconectados e fornecem os recursos necessários para um site funcionar.

Sendo assim, se algum dos servidores parar de funcionar por qualquer motivo, um outro servidor assume essa posição e garante a disponibilidade do serviço até que o servidor com problemas se restabeleça.

Portanto, se você opta por ter uma hospedagem em cluster, significa que seu site ou sua aplicação web que esta hospedada neste tipo de serviço esta funcionando em mais de um servidor.

Bem ao contrário de uma hospedagem  tradicional, onde é disponibilizado um espaço em um único servidor. O que pode não ser o suficiente para projetos mais robustos.

1. Qual a maior diferença da Hospedagem Cloud versus Hospedagem Tradicional?

A estrutura Cloud possui uma diferença em relação ao hospedagem de site tradicional que é a criação de uma redundância em outros servidores no mesmo local ou em locais diferentes.

Para você entender melhor eu vou explicar em maiores detalhes:

Na hospedagem tradicional se costuma centralizar vários sites em um único servidor, portanto, se este servidor deixa de funcionar por algum motivo todos os sites hospedados nesta estrutura deixa de funcionar, até que o servidor tenha seus serviços restabelecidos.

hospedagem de site rápida hostinger

Já na hospedagem Cloud isso não ocorre pois os sites estariam replicados em outros servidores do cluster, o que na indisponibilidade de algum servidor o serviço não é interrompido, pois esta replicado em outro servidor que pode ser no mesmo local ou em outra localidade que é o mais comum.

Esta estrutura é ideal para quem possui serviços que são críticos que não podem ficar fora do ar por muito tempo, neste caso da hospedagem Cloud a disponibilidade seria de 100% .

2. Para quais sites é indicado a hospedagem Cloud?

A hospedagem Cloud ela é a mais indicada para sites das seguintes categorias:

  • E-commerces (lojas virtuais). (Tendo em vista que tempo indisponível significa perda de vendas, e de certa forma pode perder a credibilidade mediante aos clientes. Afinal, ninguém quer comprar de um site que fica fora do ar.)
  • Sites de geração e gerenciamento de leads.
  • Páginas corporativas.  (A marca da sua empresa tem que sempre ficar online. hoje em dia ficar 1 minuto com o site fora do ar, significa perder oportunidades.)
  • Agências de publicidade e marketing.
  • Projetos com alto tráfego de dados e usuários. (Sites como Google, Facebook e empresas como a Amazon que são gigantes da internet não teria hoje como atender a tantas demandas de acessos diários sem um estrutura Cloud que garanta a disponibilidade do serviço.)

Mesmo que seu site não esteja dentro dos seguimentos que citei aqui,  mesmo assim, analise se seu projeto tem potencial de escalar rapidamente, pois neste caso seria viável começar já em uma hospedagem Cloud.

Para fazer uma analise mais rápida se o serviço de hospedagem Cloud é para você faça o seguinte:

Considere se o usuário que vai acessar seu serviço ou site na internet vai precisar de muitos recursos e poder de banda para rodar seu site com fluidez ou se vai receber muitos cliques, tráfego e trocas de dados em todas as páginas é bom já optar por este tipo de hospedagem.

De maneira geral, é uma escolha muito consistente na maioria das situações, ainda mais porque ela é superior à Hospedagem Compartilhada e aos Servidores Virtuais (VPS).

3. Quais as vantagens de hospedar na nuvem?

Com o advento da transformação digital que estamos passando, existe um procura constante das empresas por tecnologias que possam atender às necessidades de manter um ambiente com alta disponibilidade.

E entre as vantagens que posso citar como as mais importantes para quem contrata uma hospedagem em Cloud posso relacionar algumas como: poder de escalabilidade do negócio, controle dos custos,  alta capacidade de processamento de informações e reduções nos custos.

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas?

3.1 Poder de Escalabilidade

Posso descrever de uma maneira simples que escalabilidade é a capacidade que um ambiente tem de aumentar ou diminuir os recursos computacionais  de acordo com o aumento ou redução da necessidade de utilização.

Por exemplo:

Um site de um sistema escolar pode em determinados períodos do ano não precisar usar os recursos a todo vapor, pois entende-se que em momentos de férias os acessos serão reduzidos, sendo assim, é possível reduzir os recursos computacionais da estrutura que o sistema esta utilizando.

hospedagem de site hostgator

Podemos também utilizar o exemplo de uma loja virtual onde durante períodos de grande movimento, como a Black Friday precisem aumentar os recursos computacionais para que atenda a alta demanda de pessoas acessando o site sem lentidões ou indisponibilidades.

No caso de contratação de um serviço de hospedagem em nuvem (Cloud) esse aumento de recursos é realizado automaticamente.

Portanto, quando o sistema percebe uma maior requisição de processamento, faz a liberação automática conforme a necessidade de utilização, o mesmo ocorre de maneira oposta, quando o processamento volta ao padrão normal, o ambiente também é reduzido ao seu estado original.

3.2 Controle dos custos

Como já descrevi nesta postagem anteriormente, A hospedagem em nuvem pode ser ajustada conforme  a necessidade de utilização do momento.

Ou seja, a empresa é que define o quanto quer gastar com o ambiente.

Por este motivo caso haja a necessidade de utilização de recursos adicionais, conforme citei o exemplo da loja virtual em período da Black Friday, a cobrança é feita de acordo com a utilização.

Portanto, isso significa que com uma hospedagem cloud é possível disponibilizar recursos para o processamento do dia a dia e quando necessário obter recursos computacionais extras que são cobrados de acordo com a necessidade.

3.3 A capacidade de processamento

Como já vimos, a hospedagem cloud funciona com vários servidores interligados replicando a mesma informação.

Por conta desta estrutura, além da alta disponibilidade do serviço e a possibilidade de aumentar ou reduzir a capacidade computacional da hospedagem.

King Host - A melhor Hospedagem de sites

Com toda essa flexibilidade de uso de recursos é possível também ampliar ou reduzir o processamento caso precise.

3.4 Redução de custos

A hospedagem em Cloud por ter seu desempenho auto ajustável como já vimos proporciona redução de custo para a empresa que opte por este tipo de hospedagem.

Sem falar que a empresa que contrata um serviço de hospedagem em Cloud pode desfrutar de redução em investimentos com hardwares caros e licença de softwares, pois tudo isso fica por conta da empresa de hospedagem contratada.

 

Você também pode gostar de: [Como criar um blog poderoso em apenas 6 Passos?]

 

4. O Futuro da Hospedagem Cloud

Manter serviços em nuvem (Cloud) esta se tornando cada vez mais importante para as empresas e pessoas desta era moderna.

A hospedagem na web é apenas a ponta do iceberg, mas também é a pedra angular que torna a nuvem possível.

Hoje as grandes empresas como: Google, Facebook, Youtube, Amazon, Bancos e centenas de milhares de grandes empresas usam a tecnologia cloud em seus negócios.

Portanto, se prepare para acompanhar a hospedagem cloud se tornar o centro de tudo em um futuro bem próximo!

 

5. Conclusão

Escolher o uso de estruturas que funcionem na nuvem como a hospedagem cloud traz uma serie de vantagens seja para as empresas ou para os usuários.

Entre as várias vantagens estão a segurança e bom desempenho para os sites e aplicações web.

Portanto, se a sua hospedagem compartilhada já começa a demonstrar incapacidade creio que é o momento de você pesquisar sobre este serviços e algumas empresas e ficar ciente dos preços e recursos oferecidos por cada uma delas.

E assim tomar a decisão que você acha mais ideal para manter seu negocio crescendo na internet.

 

Você também pode gostar de: [Conheça as 4 maiores empresas de hospedagem do Brasil]

 

6. Quais as maiores empresas que oferecem serviço de hospedagem (Cloud) em nuvem?

Veja algumas das maiores empresas que oferecem o serviço de hospedagem Cloud no Brasil. Analise o plano de cada uma das empresas e tome sua decisão.


King Host

KingHost

Hospedagem Cloud


Umbler

Umbler

Planos de Hospedagem de Sites


hospedagem hostmidia

HostMídia

Planos de Hospedagem de Sites


Hostinger

Hostinger

Planos de Hospedagem de Sites


LocaWeb

LocaWeb

Planos de Hospedagem de Sites


IntelHost

IntelHost

Planos de Hospedagem de Sites


Uol Host

Uol Host

Planos de Hospedagem de Sites

 

 

 

 

 

Hospedagem de Sites - HostMídia
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.