Aliexpress-Cupom
Velocidade de Internet

 

Todo mundo que acessa a internet já deve ter passado por aquele momento onde a internet não ajuda, é um travamento aqui, outro ali, que muitas das vezes causa irritação e desmotivação de continuar acessando a internet.

Bom, nesta postagem eu vou dar algumas dicas de como descobrir o que pode ser o problema e indicar algumas formas de  como buscar solução para cada um deles.

O objetivo desta postagem não é tratar questões técnicas, mas, ajudar aos usuários a entender e detectar o que pode ser a causa do problema que esta afetando o funcionamento da Internet a deixando lenta, mesmo antes de acionar o suporte da empresa fornecedora.

Vamos então ao que interessa?

 

 

1. Medir a velocidade da Internet

A primeira coisa que deve ser realizada ao sentir que a internet esta muito lenta, é medir a velocidade para ter uma indicação de qual é a velocidade que a internet esta oferecendo no momento que você detectou o problema.

Para realizar os testes de velocidade você poderá acessar a pagina do medidor de velocidade de internet aqui do Blog PessoaTech clicando aqui ou acessando o site Banda larga Brasil.

Nestes sites você vai obter um relatório com as velocidades obtidas na medição.

Se estiver abaixo do contratado por você, por exemplo: Você esta com velocidade de 5 Mbps e  contratado é 15 Mbps é sinal de que alguma coisa não vai bem.

Então neste caso é hora de realizar outros procedimentos que vou descrever a seguir.

 

 

2. Verifique os equipamentos (Hardwares instalados)

Hardware - Roteador
Imagem: https://unsplash.com/

Se você solicitou a instalação de um serviço de internet em sua residência ou em sua empresa, é bem provável que a empresa fornecedora disponibilizou alguns equipamentos que vão prover este serviço para você correto?

Entre estes equipamentos podemos citar um Switch, Conversor de fibra ou mesmo um Modem ou Roteador sem fio.

Estes equipamentos portanto, é o Hardware que compões a sua rede e permitem a conexão a internet.

Estando ciente do que é o hardware a primeira coisa a fazer a sentir que a internet não esta funcionando legal é tentar desligar estes equipamentos por uns 2 ou 5 minutos e depois ligara e verificar se a internet normaliza.

No entanto, vale salientar que apenas é necessário desligar os equipamento como Switch ou roteador da conexão elétrica sem pressionar ou mexer em nenhum botão de configuração, pois desta forma pode desconfigura-los.

Caso o problema de lentidão persista é hora de passar para a próxima etapa de verificação que vamos ver a seguir.

 

3. Desconecte  todos os equipamentos da Rede

Caso tenha desligado os equipamentos de rede e ainda assim a internet continua lenta, isso pode ser o indicio de que algum equipamento esta com problema, no entanto, ainda não significa com certeza que seja isso.

Portanto, é por este motivo que ainda indico  que  solicite que todos os usuários que estejam utilizando sua rede se desconectem dela.

Depois de todo mundo desconectado volte a realizar os testes de velocidade da internet e verifique se a velocidade voltou ao normal.

Caso permaneça o mesmo problema e os testes que você realizou foi através do wifi é interessante seguir para o próximo passo.

Caso os testes que você fez até aqui foi em um computador ou notebook conectados via cabo de rede, então o melhor neste momento é abrir uma solicitação de suporte na empresa que fornece o serviço de internet para você.

 

4. Realizar um teste de velocidade com um computador interligado via cabo de Rede.

Cabo ethernet
Imagem: https://unsplash.com/

Se tudo que você fez até o passo 3 desta postagem não surtiu efeito algum, entendo que ainda não foi realizado o teste utilizando um computador ou notebook interligado via cabo de rede.

Portanto, se ainda não fez este teste, realize ele acessando o medidor de velocidade de internet aqui do Blog PessoaTech clicando aqui ou acessando o site Banda larga Brasil.

Se com o cabo de rede conectado, a internet ainda não esta com a velocidade contratada é hora de realmente acionar sua fornecedora e internet.

Outro detalhe importante é que a velocidade da internet pode esta normal e o problema ser na latência da internet ou problemas de DNS que só a empresa contratada poderá constatar estas configurações.

 

5. Quais problemas podem afetar a velocidade da internet?

Existem muitas variáveis que podem afetar o correto funcionamento da internet causando lentidões ou mesmo deixar a internet fora do ar.

Logo abaixo vou descrever algumas destas causas:

  • Problemas em super aquecimento de Hardware.  (Este tipo de problema ocorre principalmente quando os equipamentos são colocados em locais com pouca ventilação ou também nos tipos de equipamentos que são multi tarefas (Por exemplo: aqueles que fazem o papel de modem, roteador e Switch ao mesmo tempo) principalmente quando falamos de equipamentos muito baratos e que não possuem a estrutura ideal para prover todos estes serviços.
  • Problemas de lentidão também podem ocorrer por problemas de hardwares (Switch, Roteador ou Modem).
  • Problemas de lentidão na Wifi pode esta relacionado ao canal que esta sendo utilizado ou a depender da distancia em que se encontra do roteador. (Quanto menor o sinal de Wifi, mais a internet tende a ficar lenta).
  • Problemas de DHCP podem afetar o acesso a internet (nestes casos a internet perde a conexão e a rede fica totalmente sem internet). Para entender o que é DHCP clique aqui.
  • Problemas de DNS podem também deixar a velocidade de internet lenta.
  • Problemas no cabeamento. (Seja da parte interna da residência ou cabeamento externo da fornecedora de internet).
  • Computador infectado por vírus também podem executar processos que consomem o link de internet, então,  é importante sempre utilizar anti-vírus em seu computador.
  • Inserir configurações manuais na placa de rede também pode afetar o funcionamento da internet no computador.
  • Ter muitos dispositivos conectados a internet podem consumir toda sua velocidade deixando a internet lenta. (Neste caso o indicado é reduzir o numero de dispositivos que estão utilizando a internet ao mesmo tempo ou aumentar a velocidade contratada junto a empresa que lhe fornece o serviço).

 

6. O que fazer quando a operadora não resolve seu problema de velocidade?

Caso você já tenha entrado em contato com a empresa que fornece a internet em sua residência por várias vezes  e a mesma não resolveu sua situação da velocidade de internet,  é hora de procurar seus direitos como consumidor.

Conforme os artigos 16 a 18 da Resolução nº 574/2011 da ANATEL, as prestadoras de serviço de Internet são obrigadas a garantir ao consumidor metas relativas à velocidade da Internet de acordo com o que foi contratado.

Depois de você esta com as provas de que já entrou em contato com a empresa (em geral o protocolo de atendimento) é o momento em que você deve registrar uma reclamação na Anatel.

Como consumidor, você tem o direito de registrar, junto à Anatel, reclamações quando considerar que a empresa que você contratou seu serviço de internet não está cumprindo suas obrigações.

A Anatel é o órgão que regulamenta as empresas de telecomunicações do Brasil que incluem as empresas que fornecem o serviço de acesso a internet.

Para registrar uma reclamação no site basta acessar o endereço:  https://www.anatel.gov.br/consumidor/reclamacao

Caso depois de acionar a Anatel o problema não seja resolvido, ai é hora de buscar órgãos como o Procon e registrar a reclamação com os protocolos dos contatos feitos com a empresa e protocolo de abertura de reclamação na Anatel para formular uma reclamação no Procon de sua região.
 
Você também pode Mediar sua reclamação pelo site : https://www.consumidor.gov.br/ 
 
O site consumido é um portal do governo onde são realizadas mediação entre empresas e clientes  na solução de problemas no fornecimento de produtos e serviços.
 
No entanto, para abrir a a reclamação no site a empresa tem que esta cadastrada no site.
 

7. Conclusão

Como pudemos ver, lentidão na conexão da internet é algo muito comum e pode ter causadores diferentes para este problema que pode acabar demorando a entender o que realmente esta causando o problema e aplicar a correção.
 
O importante é identificar a causa para então aplicar a correção e caso não consiga resolver, tentar  buscar ajuda nos órgãos reguladores e de proteção ao consumidor.
 
 

 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.