
O hábito de assistir TV através da internet vem aumentando consideravelmente, se for parar para observar é possível perceber que algumas emissoras de TV aberta já estão deixando seus streamings rodando no Youtube.
Com a alta procura de serviços de streaming de vídeo na internet as plataformas IPTV estão entrando nesse cenário e vem se tornando popular nos últimos anos.
O aparelho de TV tradicional, que era uma necessidade para quem precisava assistir algum canal de TV está sendo substituído por Tvs inteligentes (Smart Tvs) e dispositivos que dispensam a necessidade de antenas ou outros equipamentos de sintonização.
Hoje em dia, é possível assistir filmes, novelas, séries e até canais ao vivo, tudo pela internet seja pelo computador, celular (smartphone) ou tablet através do Youtube e nas plataformas IPTV.
Com o IPTV é possível obter acesso vitalício gratuitamente a canais exclusivos de assinatura, emissoras de TV fechada, e adicionais como o Premiere, Telecine, Canal Combate e assim por diante.
Portanto, é preciso ficar esperto ao escolher um serviço de IPTV grátis. Mesmo com a dificuldade em encontrar um serviço de IPTV que seja legalizado, fique sabendo que é possível sim, encontrar serviços que não são piratas como as plataformas da Pluto TV e Plex TV.
Mas, você sabe o que é e como funciona o IPTV? Fique nesta postagem até o final e entenda.
O que é IPTV?
Em resumo o IPTV (ou Internet Protocol Television) é um método usado por algumas operadoras que possibilita o acesso do usuário ao pacote de TV pela internet.
O Objetivo do IPTV é tornar o seu dispositivo conectado à internet, como um celular ou computador em uma SmartTV agregando funcionalidades adicionais como por exemplo: a possibilidade de rever uma cena de minutos atrás em uma transmissão ao vivo.
As plataformas IPTV podem se enquadrar em três tipos de reprodução de conteúdo:
- Transmissões de canais ao vivo: Quando se transmite uma programação em tempo real via streaming
- Conteúdos on demand: São conteúdos disponíveis para assistir a qualquer momento, como filmes, séries, novelas e assim por diante.
- Vídeos disponíveis por tempo limitado: Nesta categoria se enquadram programas ao vivo que foram gravados e ficam disponíveis para assistir por um período específico, até que a emissora retire do ar.
Como funciona o IPTV?
O IPTV funciona seguinte maneira: Ao acessar a plataforma de IPTV como a Pluto TV por exemplo é criada uma conexão privada entre os servidores de streaming oferecem os canais sejam eles pagos ou gratuitos.
Ao concluir esta conexão o conteúdo começa a ser exibido no player disponibilizado pelo serviço de streaming IPTV.
Hoje em dia, muitas emissoras de TV fazem suas transmissões via suas antenas de transmissão tradicionais que leva o sinal as TVs convencionais e ao mesmo tempo transmite sua programação através da internet pelo IPTV.
Um detalhe muito importante para que se tenha uma experiência agradável ao consumir conteúdos via IPTV é que tenha uma boa velocidade de internet que o ideal é que seja acima de 10MB de download. (Para medir sua velocidade acesse nosso medidor de velocidade acessando aqui).
No entanto, ter 10MB de velocidade de internet (download) é uma estimativa mínima que pode variar a depender de quantos dispositivos ficam conectados na mesma rede consumindo recursos.
Na prática quanto maior for a velocidade melhor.
Qual a diferença do IPTV para a TV comum?
A diferença básica entre a TV convencional e o IPTV é que os programas da TV são transmitidos através de ondas de rádio que são receptadas pelas antenas das casas e receptadas pelo televisor, isso vale basicamente também para a TV Via satélite.
Já no IPTV a transmissão é através de dados que são transmitidos sob demanda utilizando sua banda de internet, e que diferente da TV pode ainda permitir fazer downloads de certos conteúdos, como filmes, series e a possibilidade de assistir programas já transmitidos ao vivo em qualquer momento.
Com o sinal digital de TV alguns recursos foram possíveis de serem incrementados nas SmartTvs como verificar informações sobre a grade programação, no entanto, ainda não se compara as possibilidades que existem no IPTV.
Conclusão
Como vimos nesta postagem, o IPTV é uma nova maneira de consumir conteúdo televisivo sem a necessariamente está em uma TV, podendo usufruir de seus programas favoritos de qualquer dispositivo que se conecte a internet como uma SmartTv, Smartphone, Tablet e computador.
Hoje temos algumas plataformas que indicamos no decorrer desta postagem que fazem isso de forma gratuita e legal sem piratear os sinais das emissoras que é o Pluto TV e Plex TV, no entanto, não são apenas estas as opções de plataformas IPTV.
Se você quer conhecer outros serviços de IPTV Grátis leia a nossa postagem: IPTV – 6 Plataformas Gratuitas para você usar.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?
Sobre o Autor
0 Comentários