...

IPTV – O que é? E como funciona este serviço?

por Edson Pessoa
107 Visualizações

O hábito de assistir TV através da internet vem aumentando consideravelmente, se for parar para observar é possível perceber que algumas emissoras de TV aberta já estão deixando seus streamings rodando no Youtube.

Com a alta procura de serviços de streaming de vídeo na internet as plataformas IPTV estão entrando nesse cenário e vem se tornando popular nos últimos anos. 

O aparelho de TV tradicional, que era uma necessidade para quem precisava assistir algum canal de TV está sendo substituído por Tvs inteligentes (Smart Tvs) e dispositivos que dispensam a necessidade de antenas ou outros equipamentos de sintonização. 

 Hoje em dia, é possível assistir filmes, novelas, séries e até canais ao vivo, tudo pela internet seja pelo computador, celular (smartphone) ou tablet através do Youtube e nas plataformas IPTV.

Com o IPTV é possível obter acesso vitalício gratuitamente a canais exclusivos de assinatura, emissoras de TV fechada, e adicionais como o Premiere, Telecine, Canal Combate e assim por diante.

Portanto, é preciso ficar esperto ao escolher um serviço de IPTV grátis. Mesmo com a dificuldade em encontrar um serviço de IPTV que seja legalizado, fique sabendo que é possível sim, encontrar serviços que não são piratas como as plataformas da Pluto TV e Plex TV.

Mas, você sabe o que é e como funciona o IPTV? Fique nesta postagem até o final e entenda. 

O que é IPTV?

Em resumo o IPTV (ou Internet Protocol Television) é um método usado por algumas operadoras que possibilita o acesso do usuário ao pacote de TV pela internet.

O Objetivo do IPTV é tornar o seu dispositivo conectado à internet, como um celular ou computador em uma SmartTV agregando funcionalidades adicionais como por exemplo: a possibilidade de rever uma cena de minutos atrás em uma transmissão ao vivo. 

As plataformas IPTV podem se enquadrar em três tipos de reprodução de conteúdo:

  • Transmissões de canais ao vivo: Quando se transmite uma programação em tempo real via streaming
  • Conteúdos on demand: São conteúdos disponíveis para assistir a qualquer momento, como filmes, séries, novelas e assim por diante.
  • Vídeos disponíveis por tempo limitado: Nesta categoria se enquadram programas ao vivo que foram gravados e ficam disponíveis para assistir por um período específico, até que a emissora retire do ar.

Como funciona o IPTV?

O IPTV funciona seguinte maneira: Ao acessar a plataforma de IPTV como a Pluto TV por exemplo é criada uma conexão privada entre os servidores de streaming oferecem os canais sejam eles pagos ou gratuitos.

Ao concluir esta conexão o conteúdo começa a ser exibido no player disponibilizado pelo serviço de streaming IPTV.

Hoje em dia, muitas emissoras de TV fazem suas transmissões via suas antenas de transmissão tradicionais que leva o sinal as TVs convencionais e ao mesmo tempo transmite sua programação através da internet pelo IPTV.

Um detalhe muito importante para que se tenha uma experiência agradável ao consumir conteúdos via IPTV é que tenha uma boa velocidade de internet que o ideal é que seja acima de 10MB de download. (Para medir sua velocidade acesse nosso medidor de velocidade acessando aqui).

No entanto, ter 10MB de velocidade de internet (download) é uma estimativa mínima que pode variar a depender de quantos dispositivos ficam conectados na mesma rede consumindo recursos.

Na prática quanto maior for a velocidade melhor. 

Qual a diferença do IPTV para a TV comum?

A diferença básica entre a TV convencional e o IPTV é que os programas da TV são transmitidos através de ondas de rádio que são receptadas pelas antenas das casas e receptadas pelo televisor, isso vale basicamente também para a TV Via satélite. 

Já no IPTV a transmissão é através de dados que são transmitidos sob demanda utilizando sua banda de internet, e que diferente da TV pode ainda permitir fazer downloads de certos conteúdos, como filmes, series e a possibilidade de assistir programas já transmitidos ao vivo em qualquer momento.

Com o sinal digital de TV alguns recursos foram possíveis de serem incrementados nas SmartTvs como verificar informações sobre a grade programação, no entanto, ainda não se compara as possibilidades que existem no IPTV. 

Conclusão

Como vimos nesta postagem, o IPTV é uma nova maneira de consumir conteúdo televisivo sem a necessariamente está em uma TV, podendo usufruir de seus programas favoritos de qualquer dispositivo que se conecte a internet como uma SmartTv, Smartphone, Tablet e computador.

Hoje temos algumas plataformas que indicamos no decorrer desta postagem que fazem isso de forma gratuita e legal sem piratear os sinais das emissoras que é o Pluto TV e Plex TV, no entanto, não são apenas estas as opções de plataformas IPTV.

Se você quer conhecer outros serviços de IPTV Grátis leia a nossa postagem: IPTV – 6 Plataformas Gratuitas para você usar.

 

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE