...

Lojas Renner sofrem ataque de Ransomware e seus sistemas ficam fora do ar

Ataque não afetou atividade das lojas físicas da empresa, que continuam em operação. Companhia confirmou ocorrido em fato relevante. Site da empresa segue indisponível.

por Edson Pessoa
82 Visualizações

A Lojas Renner sofreram um ataque de Ransomware nesta ultima quinta-feira, 19, que tirou do ar o seu sistema de e-commerce.

A empresa confirmou o ataque em um fato relevante divulgado ao mercado.

De acordo com informações repassadas pela empresa o ataque deixou indisponível parte dos sistemas da empresa e da operação.

No entanto, informa que o funcionamento de suas lojas não foram afetadas. 

Em acesso ao site da empresa nesta tarde (20/08/21) não foi possível acessa-lo sendo exibida uma página com informações de estão com indisponibilidade e que estão trabalhando para normalizar toda a situação.

Site da Renner após ataque de Ransoware

Reprodução: Site Renner (20 Agosto de 2021)

O Ransomware é um tipo de vírus que ao infectar um determinado computador ele pega as informações e as sequestra deixando as mesmas inacessíveis ao proprietário dos dados.

Por este motivo, ele é conhecido como um vírus sequestrador, ele criptografa as informações e exibe uma mensagem exigindo um resgate para que seja disponibilizada uma chave para de descriptografar as informações.

No caso da Renner o resgate que está sendo cobrado pelos cibercriminosos e na cifra de1 bilhão de dólares.

No entanto, como estamos falando de cibercriminosos, pagar o valor exigido não é total garantia de que as informações realmente serão recuperadas. 

Inclusive os especialistas em segurança não recomendam pagar pelo valor de resgate, pois não existem garantias de que os computadores serão liberados.

Apesar disso, esse tipo de atividade criminal tem se tornado cada vez mais comum, com bandidos mirando vítimas com apólices de seguro cibernético e enormes volumes de dados confidenciais de consumidores.

Se você quer entender melhor sobre como funciona um Ransoware leia nossa postagem: O que é Ransomware, quais os tipos e como se prevenir?

Este tipo de ataque não é o primeiro que acontece com uma empresa brasileira. Empresas como a JBS e Fleury sofreram ataques semelhantes deste mesmo tipo de vírus.

No caso da JBS os criminosos virtuais solicitavam o pagamento de US$ 11 milhões de dólares pelo resgate dos dados.

Quais os impactos este ataque pode trazer para as Lojas Renner?

O impacto que este tipo de ataque pode trazer para uma organização é a exposição de milhares de informações de seus clientes e até mesmo informações estratégicas da empresa.

Se trata realmente de um ataque gravíssimo e que com certeza vai trazer consequências negativas para a empresa.

A empresa agora terá um grande desafio de sair ilesa desta situação e ainda ter que comprovar aos seus clientes, acionistas e ao mercado que realmente ela é uma empresa confiável no ponto de vista cibernético.

Não significa em hipótese alguma que os sistemas da empresa não sejam seguros, ou que ela não tenha recursos que garantam a segurança da informação em seus ambientes.

O fato é que os cibercriminosos sempre buscam novas formas de burlar os sistemas das empresas e realizarem invasões, no entanto, isso não deixa de ser um sinal de que a empresa precisará reforçar ainda mais seus mecanismos de segurança da informação.

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE