Você já ouviu falar em autorregulamentação de e-mail marketing?
Isso mesmo!
A regulamentação existe de verdade, e segui-la a risca vai melhorar a qualidade de suas entregas e os resultados desejados em sua campanha.
O código de autorregulação de e-mail marketing é direcionado as pessoas envolvidas nos envios, recebimentos e nas melhores praticas na construção e envios de e-mails marketing.
O código de autorregulação foi elaborado por instituições como a ABRANET (Associação Brasileira dos Provedores de Internet), a ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados) e a ABRADI (Associação Brasileira das Agências Digitais), que visa definir o uso responsável, ética e pertinente da ferramenta de e-mail marketing.
Neste blog post iremos conhecer como funciona e qual o objetivo do código, quais as diretrizes incluídas , como se adequar a elas e qual a importância de segui-las e de que forma impacta no seu negócio on-line.
Também darei algumas dicas sobre leis anti-spam e como melhorar sua estratégia de e-mail marketing
Confira Agora!
Neste post você vai ver
O que é o código de autorregulação do e-mail marketing?
O código de autorregulação como já falamos anteriormente tem como objetivo principal regular as boas práticas da ferramenta para todos os envolvidos nos disparos e recebimentos de mensagens eletrônicas, como parte de uma estratégia de marketing.
Para os fins do código, é necessário que você considere questões como:
- ambiente online: que mais é que o local na internet identificado por um domínio e que contenham diversas informações, como textos e imagens;
- assunto: informação que está no campo do título do e-mail, denominada “Assunto”;
- destinatários: Pessoas que mantem relacionamento com o seu negócio, seja online ou fisicamente.
- código malicioso: refere-se a possíveis ações maliciosas no computador, como vírus, bots e worms;
- e-mail marketing: mensagem enviada ou recebida na internet, com o objetivo de realizar divulgação ou promoção de produtos ou serviços.
- empresa de e-mail marketing: pessoa jurídica, responsável por fornecer uma plataforma para a gestão das campanhas de e-mail marketing na internet;
- nome de domínio: o seu objetivo é localizar e identificar de forma correta os sites na internet;
- nome de domínio próprio: registrado pelo remetente do e-mail marketing, de acordo com os procedimentos legais da internet e por órgão gestor competente;
- opt-in: autorização concedida pelo destinatário mediante confirmação, a fim de que o remetente possua autorização para manter contato e possa enviar e-mails a ele;
- opt-out: disponibilizar opção de destinatário do e-mail possa se descadastrar a qualquer momento e parar de receber e-mails;
- parceira: pessoa física ou jurídica que contrata uma empresa para executar ações de e-mail marketing;
- provedor: empresa que presta serviços de conexão à internet, hospedagem de sites, e-mails entre outros serviços.
- remetente: pessoa física ou jurídica que é apresentada ao destinatário ao disparar uma mensagem;
- soft-opt-in: se refere ao disparo de mensagens sem opt-in, mas por comprovada relação social e comercial entre as duas partes.
Por que seguir as orientações do código de auto regulação de e-mail marketing?
Seguir as normas e técnicas propostas no Código de Autorregulamentação para a prática de e-mail marketing (CAPEM) lhe garante o correto uso da ferramenta e que a atividade seja feita de forma totalmente eficaz e profissional.
Há tempos atrás, não existia uma diferenciação clara entre SPAM e e-mail marketing.
O código então chega para criar uma separação em relação àquilo que é um e-mail marketing feito de forma ética e correta e um SPAM.
Trata-se, portanto, de uma regra — ainda que não prevista na legislação — para todos aqueles que prezam pelos bons valores e pela ética na internet.
Quais as normas incluídas no código de auto regulação de e-mail marketing?
Para entender de forma abrangente o código de autorregulação é necessário fazer a leitura do código de forma integral, porém, vou destacar 5 passos que considero cruciais e importantes para serem seguidos em relação as boas praticas de e-mail marketing.
1- Para quem preciso e posso enviar e-mails de marketing?
O código determina que as bases devem sempre ser opt-in ou soft opt-in — isto significa, que os destinatários tenham solicitado o recebimento das mensagens que são enviadas (opt in) ou deverá ter uma relação social ou comercial prévia e comprovada com o destinatário — ou seja, soft opt-in.
Caso esteja trabalhando campanhas de e-mail marketing para um grupo de pessoas que não estão enquadradas nas situações descritas acima, será necessário se adequar.
O ideal mesmo é realizar uma ação para que os destinatários confirmem o desejo de continuar recebendo suas mensagens.
2- Adote uma politica de privacidade para informar sobre como são utilizadas as informações dos cadastrados em minha lista de e-mail?
É indispensável que sua empresa ou seu site disponibilize a “política de privacidade de uso de dados e informações”, que é adotada com os usuários e os clientes em geral. Essa situação é muito importante para que seus leads saibam a forma e em quais situações a empresas utilizará os dados e as informações delas.
3- Disponibilize opção para usuários de sua lista de e-mails se descadastrarem (opt-out)
Uma das grandes questões do código é sobre a inclusão em seus e-mails marketing de formas que facilitem o descadastramento dos usuários de sua lista de -mail.
Caso não tenha como disponibilizar o descadastramento automático para que as pessoas de sua lista possam solicitar este descadastramento de sua base de dados, coloque informações no próprio e-mail marketing disponibilizando telefone, SMS, carta, site por exemplo (sem ter nenhum link, apenas o texto informando) onde as pessoas de sua lista possam solicitar o descadastramento da base sem problemas.
4. Sempre utilize endereços de e-mail do remetente que sejam de seu provedor
Utilize somente endereços que sejam do seu próprio domínio (como seunome@nomedaempresa.com.br).
Fique ciente que é totalmente proibido utilizar domínio de terceiros que não sejam do mesmo grupo econômico, conforme o próprio código.
Caso você ainda não conte com um domínio próprio, seja de pessoa física (exemplo: fulano.com.br) ou pessoa jurídica, é necessário providenciar quanto antes.
Vale ressaltar que você pode contratar um domínio e usufruir dos seus benefícios, mesmo sem necessariamente contar com um site ou um blog.
Inclusive se você precisa de um domínio ou hospedar o seu site/blog de forma segura e confiável indico a Hostinger, que inclusive é a empresa que hospeda o site aqui do PessoaTech.
Vamos então ao ultimo passo importante?
5 – Não compre lista de e-mails. De verdade!
No código é consta claramente que é expressamente proibido comprar listas de e-mails.
Como já vimos o envio só poderá ser feito, apenas e exclusivamente através do opt-in (autorização concedida pelo destinatário mediante confirmação) ou soft-opt-in (por meio de prévia e comprovada relação social e comercial entre as partes).
O código estabelece que existe permissão para que uma empresa faça envios para alguns parceiros específicos, enviando e-mails para a sua base de destinatários, contanto que seja observados os seguinte pontos:
- A base possui opt-in expresso e comprove o envio de e-mails para terceiros;
- O endereço do remetente é o mesmo que a pessoa jurídica ou física possui relação;
- A mensagem possui opções para as pessoas da listas se descadastrarem a qualquer momento;
- O endereço do remetente esta válido.
Conclusão:
Bom! Com este blog post foi possível entender um pouco como funciona as boas praticas de e-mail marketing não é mesmo?
Se você quer uma ferramenta para trabalhar o e-mail marketing existem várias opções no mercado como o: o E-goi, Leadlovers, LeadPages (site em inglês), Rd Station entre outros.
As ferramentas que citamos são as mais conhecidas do mercado, porém gostaria de destacar a ferramenta do E-goi, não que eu esteja puxando a sardinha para alguma ferramenta mais por que é uma solução de marketing digital bem completa e que inclui ferramentas para captação de leads como: formulários, landing pages…etc), possui também canais de comunicação integrados, e-mail marketing, sms marketing, push mobile e web pushcom.
Se você trabalha com e-commerce ou possui uma loja virtual estas empresas possuem automação e tracking de e-commerce que faz a recuperação de carrinhos abandonados, acompanhamento de seus leads e comunicação em tempo real com sua lista de e-mail.