Aliexpress-Cupom
O que é MarketPlace? Imagem Ilustrativa
Cartão de visita foto criado por ijeab – br.freepik.com

Para começar um projeto de loja virtual a um certo tempo era uma ótima escolha para começar a vender online, mas, para que realmente tivesse sucesso e otimizasse os ganhos era necessário ter uma estrutura sólida para o gerenciamento de uma plataforma de e-commerce.

Hoje este cenário mudou e ter uma loja virtual própria não é  a única opção para quem quer vender pela internet, graças ao crescimento do MarketPlace.

Por isso nesta postagem irei abordar o que é MarketPlace e como ele funciona.

O que é MarketPlace?

É muito provável que você já tenha comprado alguma coisa em sites como Mercado Livre, Walmart, Extra.com, Submarino.com, Magazine Luiza e por ai vai.

Você sabia que todas estas lojas funcionam atualmente como um MarketPlace?

Todas as lojas que citei logo acima atuam como um MarketPlace, disponibilizando produtos de várias lojas diferentes, só que reunidas sob um mesmo endereço.

O legal deste modelo de negócio é que se for feito do jeito correto o resultado  é uma plataforma com múltiplos vendedores que se beneficiam de maior visibilidade e de um aumento nas vendas.

Em troca desse serviço, o dono do MarketPlace recebe uma comissão em cima de cada venda.

Resumindo, MarketPlace é quando um site que já possui autoridade e confiança no mercado, libera seu espaço para outros lojistas (não muito conhecidos) anunciarem seus produtos/serviços sob o pagamento de uma comissão ao dono do site principal. 

Quais os principais sites que atuam com MarketPlace no Brasil?

No Brasil temos várias empresas que atuam como um MarketPlace mais vou citar apenas 2 exemplos. 

Mercado Livre

Tela do site Mercado Livre
Imagem: Reprodução: Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos grandes sites de MarketPlace do Brasil.  No site do Mercado Livre não importa se você é um lojista com dezenas de ofertas diferentes ou se é uma pessoa que deseja se livrar de uma televisão velha. Ambos encontrarão clientes para os seus produtos.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza é um grande e-commerce varejista que é um dos maiores do Brasil e que já atua como um MarketPlace , disponibilizando seu site para outros lojistas venderem seus produtos através de sua marca.

Logo abaixo veja um exemplo de um produto que está sendo vendido no site do Magazine Luiza, no entanto, se trata de um produto de outra loja.

Site do Magazine Luiza
Imagem: Reprodução: Site Magazine Luiza

Vantagens do MarketPlace

Como todo tipo de negócio utilizar a estratégia do MarketPlace tem suas vantagens e desvantagens, assim como riscos ou benefícios. 

Portanto vamos conhecer primeiramente as principais vantagens em aderir ao modelo de MarketPlace para vender seus produtos ou serviços.

  • Visibilidade –  Utilizar a plataforma de marcas que já são conhecidas no mercado online e consideradas confiáveis dão visibilidade a quem não é tão conhecido na internet. A visibilidade e a segurança que sites de empresas conhecidas passam oferece a possibilidade de alcance maior no número de clientes da maneira mais rápida possível. O resultado?  Aumento das suas vendas. Tendo em vista que disponibilizar seu produto em um site como o Magazine Luiza por exemplo,  vai fazer com que o seu produto seja encontrada por muito mais clientes – em comparação com um e-commerce próprio.
  • Redução de custos – Vender através de MarketPlace reduz os custos do lojista, pois não precisará se preocupar com custos referente a marketing digital, gestão de redes sociais e ate mesmo com otimização de SEO. 
  • Não se preocupar com requisitos técnicos – Outro ponto muito importante é que no MarketPlace o lojista não precisa se preocupar com a parte técnica do site, tendo em vista que tudo isso já é suprido pelo lojista dono do site. Portanto, atualizações sistêmicas e estruturais que envolvam parte técnica não caem na responsabilidade de quem anuncia via MarketPlace. O máximo que pode acontecer é o dono do site cobrar uma pequena taxa referente  a este serviço, mas, que mesmo assim ainda não chega perto de um valor que seria investido em uma estrutura própria. 

Desvantagens  do MarketPlace

Agora vamos conhecer algumas desvantagens no uso da estratégia de venda por MarketPlace que devem ser consideradas por quem está querendo aderir a este modelo de negócio.

  • Falta de controle na experiência do Usuário – Por se tratar de um modelo onde se anuncia na plataforma de um terceiro, não é possível controlar a experiência do usuário, aplicando melhorias no FrontEnd do site ou melhorando a navegabilidade. Na verdade esta desvantagem vai depender muito do site em que você vai vender com este modelo, grandes empresas no geral possuem sites bem otimizados e com uma experiência na navegabilidade muito boa. 
  • Promoção de sua marca – Ao escolher vender através de MarketPlace sua marca não ficará evidenciada no momento da compra, tendo em vista que o site principal é o que ficará evidenciado na cabeça de quem está comprando. Até tem a informação de que a entrega e o produto é feito por sua loja, mais não fica muito evidente  de forma visual.

Conclusão

Vimos nesta postagem que o MarketPlace é uma maneira de quem não tem visibilidade vender seus produtos sem precisar ter uma estrutura de e-commerce própria utilizando sites que já detém autoridade e reconhecimento.

No entanto, vimos que existem vantagens e desvantagens em utilizar este modelo de negócio para promover e vender seus produtos e serviços.

 Por outro lado, a escolha de vender numa plataforma do tipo pode deixar você bastante dependente, sem falar que a empresa que cede o espaço para você divulgar e vender seus produtos não esteja interessada em focar nas necessidades específicas dos seus clientes.

A recomendação que deixo é que quando possível comece a construir sua estrutura própria de e-commerce  através de locação de hospedagens de lojas virtuais ou com sua estrutura própria.

Por isso, a minha recomendação é de que você use o  MarketPlace com cuidado e em conjunto tente construir e manter o seu próprio e-commerce, investindo em divulgação e fidelizando seus clientes.

Tenha certeza que se trata de um investimento que vai te render bons frutos no futuro.

Seja um afiliado GearBest e Ganhe Dinheiro em Casa
Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.