Aliexpress-Cupom

memoria ram

Você sabe o que é memória RAM ? Creio que você já deve ter ouvido falar quando foi comprar um computador ou mesmo nas especificações de algum aparelho Smartphone não é mesmo?

Mas, você sabe quais os tipos de memória RAM existem no mercado e como elas funcionam?

Se você quer tirar estas dúvidas ou esta querendo entender melhor como funciona este periférico tão essencial para o hardware de um dispositivo não deixe de ler este blog post até o final.

20191123002322 954

Qual o significado de memória RAM?

A sigla RAM significa ( Random Access Memory) que traduzindo para o português é nada mais que “memória de acesso aleatório” , ou seja, em caso de falta de alimentação elétrica as informações contidas nela são apagadas.

A memória RAM é o que determina a quantidade de informações temporárias que podem ficar em uso enquanto o computador ou smartphone estiver ligado.

Estas informações ficam na memória RAM para facilitar a comunicação com o processador tendo em vista que a memoria RAM se comunica de forma bem mais rápida.

Se não existisse a memória RAM o processador teria que buscar as informação sempre que precisasse direto no HD  o que deixaria o computador lento.

O que acontece com os arquivos que ficam armazenados na memória RAM após desligar o computador?

Por se trata de uma memoria de armazenamento temporário ao desligar o computador os arquivos da memória RAM automaticamente são apagados, inclusive com risco de perder todas as alterações feitas caso não tenha salvo.

Uma forma de validar o funcionamento da memória RAM é fazendo o seguinte teste:

Em um texto escrito em um editor de texto como o Word por exemplo utilize os comandos de copiar e colar do Windows ( ctrl+c e ctrl+v) neste momento as informações foram armazenadas na memória RAM. Depois desligue o computador.

Resultado?

Ao ligar e tentar colar o conteúdo copiado antes, você não terá mais a informação disponível, ou seja, a memória foi desligada e consequentemente as informações foram apagadas.

No entanto, além de a memória RAM ser utilizada após um simples comando como: copiar e colar, ela também é utilizada a todo momento pelo sistema operacional e softwares instalados em seu computador sem interações de sua parte.

Portanto a memória RAM é determinante no que diz respeito ao correto funcionamento do computador.

Mas, lembre-se que a memória RAM possui limites de armazenamento e caso você utilize muitas abas abertas e diversos softwares ao mesmo tempo isso poderá causar problemas de travamentos durante o uso.

Em geral os computadores saem de fabrica com padrões de 4GB e 8GB de memória RAM que em geral podem ser estendidas através de  pentes de memoria adicionais.

Por este motivo, quando estamos falando de quantidade de memória RAM nunca é demais, pois, quanto mais memória mais softwares e serviços poderão ser executados ao mesmo tempo.

Mas, antes que você  me pergunte: Por que sempre que desligo e ligo meu computador meus arquivos como musicas, documentos e imagens ainda estão lá?

Sim! Você está certo. Seus arquivos que foram salvos por você estão disponíveis ao ligar o computador, mas, porque  será?

Bom, neste caso está sendo utilizada uma memória do tipo perene que em geral é o HD (disco rígido).

Se você quer conhecer um pouco mais sobre HD leia a postagem onde faço um resumo da história do disco rígido.

Quais os tipos de memória RAM?

memorias ram

A memória RAM ela pode ser de dois tipos: DRAM ou SRAM.

Quais as diferenças entre DRAM e SRAM?

As diferenças entre os tipos de memória está no modo em que as mesmas processam e atualizam as informações que são enviadas ao processador.

A memória DRAM (Dinamic Read Acess Memory)  ou trazendo para o nosso português, “Memória dinâmica de acesso aleatório”  necessita atualizar as informações a todo momento para que não seja perdida, com isso acaba consumindo mais energia, perdendo performance e com mais dissipação de calor, já que tem que ficar atualizando as informações a todo momento.

Na memória SRAM (Static Read Acess Memory) ou memória estática de acesso aleatório, a atualização das informações não é feita  a todo momento. 

Além de econômica, a memória SRAM é mais rápida, boa performance e menos aquecimento, logo é um tipo de memória que exige um investimento maior caso queira utiliza-la.

Conclusão

Espero que você tenha entendido como é o funcionamento da memoria RAM e a diferença entre a DRAM e SRAM.

Se ainda tiver dúvidas deixe aqui nos comentários ou acesse nosso formulário de contato que estarei aqui pronto a te ajudar.

Se você ainda não conhece  nosso canal do Youtube visite agora e se inscreva para receber nossos conteúdos em vídeo.

Grande abraço e até nossa próxima postagem!


 

 

 

 

 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.