...

Memória RAM – O que é, quais os tipos e como funciona?

RAM, ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória de computador que pode ser acessada aleatoriamente, o que significa que qualquer byte de memória pode ser acessado sem tocar nos bytes anteriores. A RAM é encontrada em servidores, computadores pessoais, estações de trabalho e na maioria dos outros tipos de computadores.

por Edson Pessoa
155 Visualizações

memoria ram

Nem todo mundo é especialista em tecnologia, e tudo bem!

Mas, hoje eu gostaria de explicar e falar um pouco sobre um hardware super importante para o pleno funcionamento de um computador e diversos outros dispositivos eletrônicos e eu estou falando sobre a memória RAM. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

20191123002322 954

O que é a memória RAM?

RAM, ou memória de acesso aleatório, é um tipo de memória de computador que pode ser acessada aleatoriamente. Isso significa que os dados podem ser armazenados e recuperados em qualquer ordem.

A memória RAM é normalmente usada para armazenar dados que estão sendo usados ativamente pela CPU, como instruções do programa ou dados que estão sendo processados e é diferente de outros tipos de memória de computador, como ROM (Read Only Memory) ou PRAM (Parallel Random Access Memory), porque pode ser gravada e lida.

Isso a torna ideal para armazenar informações temporárias que precisam ser acessadas rapidamente pela CPU.

Ela  é o que determina a quantidade de informações temporárias que podem ficar em uso enquanto o computador ou smartphone estiver ligado.

Estas informações ficam na memória RAM para facilitar a comunicação com o processador tendo em vista que a memória RAM se comunica de forma bem mais rápida.

Se não existisse a memória RAM o processador teria que buscar as informação direto no HD o que deixaria o computador muito lento.

O que acontece com os arquivos que ficam armazenados na memória RAM após desligar o computador?

Por se tratar de uma memória de armazenamento temporário ao desligar o computador os arquivos da memória RAM automaticamente são apagados, inclusive com risco de perder todas as alterações feitas caso não tenha salvado anteriormente.

Uma forma de validar o funcionamento da memória RAM é fazendo o seguinte teste:

Em um texto escrito em um editor de texto como o Word por exemplo, utilize os comandos de copiar e colar do Windows (ctrl+c e ctrl+v) neste momento as informações foram armazenadas na memória RAM, depois desligue o computador.

Resultado?

Ao ligar e tentar colar o conteúdo copiado antes, você não terá mais a informação disponível, ou seja, a memória foi desligada e consequentemente as informações foram apagadas.

No entanto, além de a memória RAM ser utilizada após um simples comando como: copiar e colar, ela também é utilizada a todo momento pelo sistema operacional e softwares instalados em seu computador sem interações de sua parte.

Portanto a memória RAM é determinante no que diz respeito ao correto funcionamento do computador.

Mas, lembre-se que a memória RAM possui limites de armazenamento e caso você utilize muitas abas abertas e diversos softwares ao mesmo tempo isso poderá causar problemas de travamentos durante o uso.

Em geral os computadores saem de fábrica com padrões de 4GB e 8GB de memória RAM que em geral podem ser estendidas através de pentes de memória adicionais.

Por este motivo, quando estamos falando de quantidade de memória RAM nunca é demais, pois, quanto mais memória mais softwares e serviços poderão ser executados ao mesmo tempo.

Mas, antes que você me pergunte: Por que sempre que desligo e ligo meu computador meus arquivos como músicas, documentos e imagens ainda estão lá?

Sim! Você está certo. Seus arquivos que foram salvos por você estão disponíveis ao ligar o computador, mas, por que será?

Bom, neste caso está sendo utilizada uma memória do tipo perene que em geral é conhecida como HD (disco rígido).

Se você quer conhecer um pouco mais sobre HD leia a postagem onde faço um resumo da história do disco rígido.

Quais os tipos de memória RAM?

memorias ram

A memória RAM ela pode ser de dois tipos: DRAM ou SRAM e  possuem diferenças bem peculiares e que irei descreve-las logo abaixo.

Memória DRAM

DRAM (RAM dinâmica) é o tipo mais comum de memória em computadores e outros dispositivos digitais. A DRAM armazena cada bit de dados em um capacitor separado dentro de um circuito integrado.

Os capacitores podem ser carregados ou descarregados; esses dois estados representam os dois valores de um bit, 0 e 1.

Quando a energia é aplicada ao dispositivo, cada capacitor é preenchido com carga (representando um 1).

Quando a energia é removida, a carga vaza lentamente ao longo do tempo (embora muito mais rápido do que se fosse um capacitor real), então os dados devem ser atualizados periodicamente (é por isso que é chamado de RAM dinâmica).

Essa atualização leva tempo e retarda o acesso aos dados armazenados na DRAM.

Memória SRAM

A memória SRAM é um tipo de memória de computador normalmente usada para dados que precisam ser acessados rapidamente. SRAM significa “memória estática de acesso aleatório” e é pronunciada como a palavra “quadro”.

Embora a SRAM seja mais rápida que a DRAM, ela também é mais cara e requer mais energia. Por esse motivo, a SRAM geralmente é usada apenas para fins específicos, como caches de CPU ou pequenas quantidades de dados que precisam ser acessados muito rapidamente.

Conclusão

Espero que você tenha entendido que a memória RAM é uma das partes mais importantes de um computador, pois é responsável por armazenar dados e programas que estão atualmente em uso.

Sem RAM suficiente, um computador ficará lento e não conseguirá executar aplicativos complexos.

Por esse motivo, é importante garantir que seu computador tenha RAM suficiente para atender às suas necessidades.

Se ainda tiver dúvidas sobre este assunto deixe aqui nos comentários ou acesse nosso formulário de contato que estarei aqui pronto a te ajudar.

Se você ainda não conhece nosso canal do Youtube visite agora e se inscreva para receber nossos conteúdos em vídeo.

Grande abraço e até nossa próxima postagem!

 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE