Uma ilustração e moeda de Bitcoin
Imagem: Pixabay

Hoje muito tem se ouvido falar em moedas digitais e uma das mais conhecidas é a moeda digital Bitcoin. 

Este assunto gera muitas dúvidas e entre elas posso destacar as seguintes perguntas:  O que é o Bitcoin? Por que ele está moeda foi criada? Como são as transações? Quem criou o Bitcoin? 

Se você quer saber a resposta para cada uma delas não deixe de ler esta postagem até o final. 

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é um sistema de dinheiro digital P2P (peer-to-peer) que funciona como um meio de pagamento global e descentralizado sem a necessidade de gestão por parte de um Banco central ou de um governo para funcionar.

O Bitcoin é a primeira criptomoeda funcional e que é capaz de digitalizar as propriedades do dinheiro em espécie (em papel).

Portanto, assim como na moeda tradicional o Bitcoin pode ser transferido entre pessoas sem a necessidade de intermediários, tendo suas transferências confirmadas e irreversíveis, possibilitando segurança a quem recebe.

Como o software funciona em uma rede de ponto a ponto, assim como o Tor ou BitTorrent, o Bitcoin vai além das fronteiras sendo uma moeda segura, resistente a censura e de alcance global a tornando uma moeda descentralizada e o melhor de tudo uma moeda protegida contra a inflação.  

Por que o Bitcoin foi criado?

O que faz uma moeda ser segura e confiável por parte das pessoas é a não depreciação da moeda através da gestão de um banco central.

No entanto, na história das moedas vemos que nem sempre é assim, pelo contrário, a história das moedas estão cheias de violação que ferem este conceito e causam desconfiança em alguns críticos do sistema financeiro e econômico tradicional gerido por um governo e por um banco central.

No Brasil temos como um grande exemplo o Plano Collor, quando o governo confiscou a poupança de milhões de cidadãos.

Por este motivo o Bitcoin é especialmente importante para as pessoas que estão sob regimes mais autoritários, pois, com a criptomoeda, você pode ser seu próprio banco e guardar seus ativos em uma carteira pessoal com segurança sem riscos de confisco por parte de qualquer governo. 

Outro detalhe importante sobre o Bitcoin é que o limite máximo de moedas não pode passar das 21 milhões de unidades, fazendo com que ela seja uma moeda inflacionada, ou seja, isso significa dizer que ela é uma moeda protegida contra a inflação.

Não é à toa que os maiores investidores do mundo como Bill Miller, Paul Tudor Jones e Stanley Druckenmiller apoiam a moeda Bitcoin.

Como funcionam as transações com Bitcoin?

As movimentações de Bitcoin acontecem através de registros de Blockchain (bloco de registros públicos, também chamado de livro razão publico) que indicam a quantidade de moedas transferidas de uma carteira digital para outra e logo depois é realizada uma validação por parte dos mineradores.

Em resumo o blockchain é uma espécie de banco de dados aberto e distribuído entre todos os participantes do Bitcoin, que garante a transparência da rede.

Para enviar ou receber bitcoins apenas é necessário baixar uma carteira gratuita no seu celular, que pode ser através de um aplicativo ou em um computador através de softwares específicos.

Também é possível comprar as chamadas hardwares wallets que é um dispositivo físico usado para enviar e receber criptomedas onde entre obviamente se insere o bitcoin.

Uma alternativa bem interessante e recomendada para quem não conhece muito sobre criptomoedas é criar uma conta em alguma corretora de criptomoedas para intermediar suas compras e suas vendas com segurança. 

Existem diversas corretoras no mercado, no entanto,  algumas são mais conhecidas neste seguimento  como é o caso das corretoras  Binance, Mercado BitcoinBlockChain.

Nestas corretoras é necessário apenas realizar um cadastro para criação da conta e validação de documentos.

Depois de a conta criada para transferir e receber bitcoins é tão simples como fazer um Pix.

Com sua conta em uma corretora de criptomoeda é possível por exemplo, fazer um deposito em sua moeda local e depois comprar bitcoins ou frações de bitcoins assim como também converter bitcoins em sua moeda local.

Para receber pagamentos também é super simples e pode ser feita através de carteiras digitais ou através de um endereço disponibilizado pela corretora e que pode ser compartilhado por um link ou QR Code.

O bitcoin é divisível até a oitava casa decimal, chamada de “satoshi” em homenagem ao criador da moeda.

Um satoshi equivale a 0,00000001 BTC e um bitcoin é a soma de 100 milhões de satoshis.

Quem criou o Bitcoin?

Símbolo Bitcoin
Imagem de xresch por Pixabay

O Bitcoin surgiu no ano de 2008 quando o pseudônimo Satoshi Nakamoto mostrou seu projeto, intitulado “Um Sistema de Dinheiro Eletrônico P2P”.

Satoshi foi inspirado por diversos esboços de dinheiro digital como o Hashcash, b-money e bitgold para criar o Bitcoin, que acabou se tornando a primeira criptomoeda funcional do mundo.

A identidade do criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto é completamente desconhecida, já que ele seguia todas as boas práticas de privacidade na internet.

Satoshi deu início à rede Bitcoin em 3 de janeiro de 2009 minerando o bloco gênesis (o bloco número 0), e nele deixou a seguinte mensagem: “The Times 03/Jan/2009 Chanceler próximo do segundo resgate aos bancos”.

Usando a manchete de um jornal britânico, Nakamoto apresentou para o mundo uma prova de que a rede só teve poder computacional direcionado ao Bitcoin a partir daquela data, sem pré-mineração.

Mas muitos pensam que a mensagem vai além disso, mostrando a insatisfação de Satoshi com o sistema financeiro atual.

Com o Bitcoin, não há necessidade de confiar seu dinheiro em bancos, nem mesmo para fazer a custódia de seus ativos.

Os governos, por sua vez, também não têm como confiscar sua poupança ou diluir seu poder de compra através da inflação.

Com regras pré-definidas e apoiadas pelo modelo de consenso descentralizado, o Bitcoin foi revolucionário nesse sentido.

Ele originalmente fundou o bitcoin.org e o conhecido fórum bitcointalk.org, onde era ativo na comunidade.

Com o tempo, Satoshi acabou deixando de contribuir com o projeto e deixou sua última publicação no BitcoinTalk em dezembro de 2010.

Nascendo como um software de código aberto, a ideia sempre foi que o Bitcoin não dependeria de Satoshi Nakamoto para continuar crescendo e se desenvolvendo.

Atualmente contando com dezenas de desenvolvedores dedicados e centenas de voluntários.

Muitos argumentam que o sumiço de Satoshi foi uma coisa boa para a descentralização do Bitcoin, já que a direção do desenvolvimento do projeto não é escolhido por uma “autoridade central”, mas de forma distribuída pela comunidade.

Como funciona o Bitcoin?

Tudo leva a crer que Satoshi era um amante do ouro, pois muitos aspectos do funcionamento do Bitcoin de fato lembram o metal precioso.

Uma delas é a emissão de moedas, que é realizada através de mineração, um processo que usa força computacional para minerar a moeda.

Uma grande característica do ouro que pode ser aplicada no Bitcoin é a quantidade finita de moedas, que ocorre com o ouro, onde quanto mais ouro é minerado, mais difícil fica de se encontrar.

Com o limite de 21 milhões de unidades definida no código e uma emissão decrescente e previsível, tudo indica que a sua mineração terminará por volta de maio de 2140.

Não existe ninguém responsável pela mineração do Bitcoin, na verdade qualquer pessoa pode minerar a moeda, para isso apenas basta baixar o blockchain completo e começar a usar o poder computacional.

Porém, vale ressaltar que a mineração de bitcoin já se tornou uma atividade muito competitiva ao redor do mundo, e pode não valer a pena vale a depender do custo da energia elétrica na sua região. 

É importante fazer os cálculos nas plataformas de mineração e verificar se vai valer a pena o investimento e gastos.

Para que o Bitcoin serve?

O Bitcoin foi criado para ser um meio de pagamento, rápido, barato e seguro, no entanto, pode se tornar caro se tiver alta demanda de transações. 

Porém, devido sua segurança , se tornou uma criptomoeda popular e de valor, tanto que muitos o chamam de “ouro digital” por grandes investidores.

Muitas empresas têm comprado o Bitcoin como uma forma de manter suas fortunas longe da desvalorização pela inflação monetária. 

Um grande exemplo é a empresa MicroStrategy que comprou mais de US$ 1, 1 Bilhão em Bitcoin para manter seu balanço. 

A Tesla, empresa liderada pelo investidor Elon Musk, acabou comprando também US$ 1,5 bilhão em Bitcoin em janeiro de 2021, alegando maximizar a rentabilidade do dinheiro que não é usado em operações diárias.

Essa adoção institucional que começou a ganhar força em 2020 e foi impulsionada no começo de 2021 reforça a narrativa de que o Bitcoin tem grande potencial para ser uma excelente reserva de valor semelhante ao ouro.

Inclusive quem acreditou no Bitcoin desde o início hoje são notáveis Milionários.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Agora que você já leu nosso conteúdo, o que acha de se cadastrar em nossa lista VIP e receber nossos conteúdos com prioridade?

Sobre o Autor

Edson Silva
Edson Silva

Edson Silva é Especialista em Tecnologia e Tecnólogo em Marketing Digital. No seu tempo disponível se dedica a criação de conteúdo que educa, informa e gera valor para as pessoas.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

Maquininha de Cartão que Imprime o Comprovante 10 Melhores Bancos de Imagens Gratuitos Conheça 9 sites para ganhar dinheiro como Freelancer Celular não conecta no Wi-fi? Veja como pode resolver! Como viver de Youtube? Quem são os astronautas que vão a lua em 2024? Se vai trocar de telefone não pode ignorar estas dicas Se você vai trocar de computador não deve ignorar estas dicas 7 Mitos e verdades sobre a bateria do celular Aplicativos que consomem bateria do celular