Aliexpress-Cupom

O que é gorilla glass

Creio que você já tenha ouvido falar em algum momento na tecnologia implementada em telas de notebooks, tablets, smartwatchs e smartphones chamada Gorilla Glass.

Mas você sabe como esta tecnologia surgiu, qual seu objetivo e o que ela faz de fato?

Nesta postagem eu gostaria de esclarecer ao máximo tudo sobre esta tecnologia e sua aplicação.

O que é a tecnologia Gorilla Glass?

O Gorilla Glass é uma tecnologia que surgiu no mercado no ano de 2006 e que  deixou bastantes dúvidas logo no inicio se a tecnologia iria cumprir com o seu objetivo que era de fato proteger telas de aparelhos portáteis como notebook, tablets e smartphones contra riscos e arranhões.

E de fato essas dúvidas hoje estão esclarecidas e de fato a Tecnologia Gorilla Glass garante mais proteção as telas produzidas pela tecnologia.

A tecnologia Gorilla Glass  foi desenvolvida pela Cornin Inc, que é uma empresa  fabricante de vidros, cerâmicas e materiais relacionados, principalmente para aplicações industriais e científicas.

A empresa era conhecida como Corning Glass Works, até 1989, quando mudou seu nome para Corning Incorporated.

O  Gorilla Glass é um vidro feito de um material chamado álcali-aluminossilicato (ligação de uma base com o composto de alumínio, silício e oxigênio) que foi projetado para ser fino, leve e resistente a riscos e arranhões. 

Como é feito o vidro com tecnologia Gorilla Glass?

Na fabricação de um vidro comum é utilizado areia, sódio, cálcio e outros componentes químicos, que misturados em uma temperatura em torno de 1500ºC até se fundir.

Depois de fundido o vidro é aquecido e resfriado bruscamente se transformando em um vidro temperado.

O processo utilizado na produção do Gorilla  Glass é o mesmo do vidro temperado, mas após o processo do vidro comum ele ainda é submetido a uma imersão sobre uma solução de sais de potássio na temperatura de  400ºC.

Este processo adicional faz com que os íons de sódio sejam substituídos pelos íons de potássio.

Como os íons de potássio são maiores que os íons de sódio sobram menos espaço entre cada átomo criando assim uma camada mais densa e resistente  quando se esfria.

Características do Vidro com Tecnologia Gorilla  Glass

A tecnologia Gorilla Glass possui algumas  características que fazem dela uma opção vantajosa, vamos ver estas principais características logo abaixo. 

1.Resistente a danos

O Gorilla Glass é endurecido quimicamente através de um processo de troca de íons que cria uma camada de compressão profunda na superfície do substrato de vidro. Esta camada atua como uma “armadura” para reduzir a formação de riscos e arranhões.

2. Aplicação de camada de vidro de espessuras mais finas

O Gorilla Glass pode ser produzido em espessuras que vão desde 0,4 mm a 2 mm. Mesmo com 0,4 mm, o Gorilla Glass mantém sua proteção contra riscos e arranhões de forma eficaz.

3. Excelente qualidade de telas

O processo da  Corning dá ao Gorilla Glass uma superfície de tela de ótima qualidade e superior a outras tecnologia do mercado segundo a empresa.

Garantindo com a tecnologia superfícies excepcionalmente limpas, suaves, planas e com claridade ótica inigualável.

4. Tecnologia com ótima aplicação em telas touch

O Gorilla Glass é o vidro de cobertura ideal para telas do tipo touch pois é resistente o bastante para suportar as pressões na superfície e excepcionalmente fino para permitir respostas mais sensíveis e precisas.

Qual o segredo do Gorilla Glass que o faz ser tão resistente?

Segundo a Corning o que faz toda a diferença no que diz respeito ao vidro com tecnologia Gorilla  Glass é o álcali-aluminossilicato.

Por meio dele, é possível que a troca de íons atinja camadas muito mais profundas do que se ele não estivesse presente.

Na sua primeira versão em 2006 o vidro de Gorilla  Glass tinha uma espessura de de 0,5 mm a 2 mm

Quantas versões existentes do  Gorilla  Glass?

O  Gorilla  Glass já teve várias versões desde seu lançamento em 2006 e atualmente já esta na sua sexta versão.

Na versão 6 desenvolvida pelos cientistas da Corning o mesmo se mostrou mais resistente e resistente a quedas .

A empresa informa em seu site oficial que o Gorilla Glass 6 conseguiu resistir a quedas de até 1,6 metros em superfícies duras e ásperas.

Sob as mesmas condições de teste, o vidro aluminossilicato de outros concorrentes não conseguiu resistir à primeira queda.

O Gorilla Glass 6 também oferece uma melhoria de até 2x no desempenho de arranhões em comparação as demais versões.

Os vidros com tecnologia Gorilla Glass são realmente indestrutíveis?

Na verdade, não, mas chega bem perto.

Enquanto os materiais concorrentes fazem bastante estrago, com o Gorilla Glass os danos são menores, não passando da superfície. Isso porque seu material é tão forte quanto o titânio, perdendo apenas para o diamante.

Sem falar que são vários testes que os vidros Gorilla Glass são submetidos para Garantir sua resistência.

Para ver um vídeo mostrando os testes submetidos aos vidros com tecnologia Gorilla Glass  CLIQUE AQUI

E ai, assistiu ao vídeo? O que achou dos testes?

Bom, o Gorilla Glass  apesar de tantas qualidades tem um único obstáculo que  é o seu preço, o que pode encarecer bastante o valor do dispositivo.

Por outro lado, pode ser uma boa ideia pagar um pouco mais para garantir a proteção dos celulares, notebooks e tablets e smartwatches aumentando sua durabilidade.

Algumas marcas que estão utilizando a tecnologia  Gorilla Glass em seus produtos

Notebook Lenovo – Yoga Book C930

Notebook Yoga Lenovo

O Yoga Book C930, é um notebook 2 em 1 com duas telas, sendo uma E Ink, que se transforma em teclado, bloco de notas e leitor eletrônico, e outra QHD que proporciona uma resolução superior.

Vem com a proteção Gorilla Glass em sua tela.

Notebook Dell XPS 15

Notebook Dell XPS 15

Reprojetado para ser mais fino e menor, o novo Dell XPS 15 foi projetado com uma tela InfinityEdge de 16:10 refinada e imersiva de 4 lados que oferece 100% de cores Adobe RGB em detalhes brilhantes. O monitor anti-reflexo de 15,6 polegadas apresenta um vidro Corning® Gorilla® Glass 6 resistente a riscos e impactos.

Smartphone Samsung Galaxy S10 

Samsung S10

O Samsung Galaxy S10 é um aparelho compacto e oferece a proteção exatamente onde você mais precisa  a tela.

O monitor Infinito AMOLED Infinity Quad HD+ de quase 6,1 polegadas permite uma experiência de visualização mais profunda, detalhada e imersiva.

O design fino e equilibrado garante um ajuste confortável na sua mão.

A parte frontal do Galaxy S10 apresenta o Corning® Gorilla® Glass 6 para a melhor proteção de vidro da categoria contra quedas e na parte de trás, a Samsung projetou o Corning® Gorilla® Glass 5 resistente a danos e quedas.

Smartphone LG G8X ThinQ

Smartphone LG G8X ThinQ

 LG G8X ThinQ vem com tela de 6,4 polegadas, 19.5:9 FHD + OLED FullVision, mais uma câmera frontal de 32MP euma 12MP + câmera traseira de 13MP (ultra-wide).

Para uma maior durabilidade, o LG G8X ThinQ apresenta uma resistência a quedas graças à Gorilla® Glass 6 da Corning® na parte frontal e na parte traseira graças à Gorilla® Glass 5 da Corning®.

Para uma imagem melhor e para mais possibilidades, a imagem do LG G8X ThinQ também é compatível com o novo anexo de tela dual da LG, apresentando uma resistência contra arranhões da Gorilla® Glass 3 da Corning® na parte frontal e traseira.

Smartphone LG G7 ThinQ

LG G7 ThinQ

Integrando novas tecnologias Al em um design novo e elegante, o LG G7 ThinQ tem uma impressionante tela super brilhante de 6,1 polegadas, QHD+ FullVision com proporção de 19,5:9 com vidro resistente de próxima geração Corning® Gorilla® Glass 5 tanto na parte frontal quanto na traseira.

Para ver as empresas de smartphones que usam a tecnologia Gorilla Glass em seus produtos  CLIQUE AQUI

Conclusão

A tecnologia Gorilla Glass realmente veio pra ficar e não vai deixar de fazer parte dos dispositivos que possuem tela de vidro como notebooks, smartphones e smatwatchs.

Já com relação ao valor mais caro dos equipamentos que possuem a tecnologia Gorilla Glass, esta pode ser superada pela segurança que é proporcionada as telas que usam a tecnologia, assim como,  as estruturas traseiras de vidro dos smartphones que optaram também em utilizar os vidros com Gorilla Glass e que de fato garantem uma grande resistência a riscos e arranhões.

 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.