...

O que é a Tecnologia da Informação e Comunicação?

por Edson Pessoa
144 Visualizações

No início de tudo, os computadores eram grandes máquinas que realizam tarefas lógicas em planejamentos de guerra, em instituições de pesquisas e em entidades governamentais.

No entanto, com o passar do tempo esses mesmos computadores hoje são totalmente compactas e absurdamente mais confiáveis e velozes.

Com todos estes avanços no campo computacional hoje temos um conceito que está presente em nossa vida diária que é a Tecnologia da Informação (TI) que com a integração com os meios de comunicação se tornou “Tecnologia da informação e comunicação” (TIC). 

Para entender tudo sobre este assunto leia esta postagem até o final.

O que é informação?

Informação é um conhecimento sob a forma escrita, oral ou audiovisual resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe.

Do ponto de vista analítico, a informação ela é nada mais que um patrimônio, um conjunto de dados que possui valor.

Quando em formato digital, esses dados não correspondem apenas a um monte de bits e bytes, mas a um conjunto classificado e organizado de informações detalhadas que podem ser usadas por pessoas, instituições de ensino e instituição de pesquisa, assim como governos e outras organizações em prol de um objetivo comum.

Logo percebemos o quão importante é a informação e quanto determinante é para a sobrevivência de uma empresa, não é mesmo?

Por este motivo, a tecnologia da informação e comunicação é extremamente importante no tratamento das informações das empresas, independentemente de seu porte ou mercado de atuação.

Recentemente tivemos a lei geral de Proteção de dados (LGPD) que também regem algumas normas no controle, tratamento e obtenção de informações e que envolvem diretamente o setor Tecnologia da informação e comunicação neste processo.

Isso aumenta consideravelmente a presença da TIC na determinação de papeis dos indivíduos dentro das organizações, assim como, as decisões que definem como os dados podem ser coletados analisados, classificados e guardados.

O que é Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?

A Tecnologia da Informação e comunicação que é o termo mais utilizado atualmente é um conjunto de atividades responsáveis por prover recursos computacionais e de comunicação que visem prover soluções e sistemas, proteção das informações e garantir o armazenamento, segurança, proteção, acesso e gerenciamento do uso de informações. 

Logo a TIC é composta por uma combinação de recursos que envolvem equipamentos (hardware) e sistemas e programas(software).

Entre os hardwares podemos destacar: PCs, notebooks, deskphones, servidores, tablets, smartphones, equipamentos de redes (como roteadores e switches), impressoras, leitores de códigos de barra, câmeras de monitoramentos inteligente entre outros.

Já entre os softwares podemos destacar:  Sistemas operacionais, aplicativos (programas), protocolos de comunicação, sistemas de gerenciamento de acesso, softphones, antivírus, soluções de ERP, certificados digitais, tecnologias como blockchain entre outros.

Por que a Tecnologia da Informação e Comunicação é importante?

Como vimos anteriormente a informação ela é um patrimônio que pode caso em mãos erradas pode até mesmo impactar no fim de uma organização.

Portanto, é importante que os recursos de hardware e software sejam mantidos de forma segura e compatível com cada atividade exercida.

Por este motivo, é de grande importância que as empresas mantenham um departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Atualmente muitas empresas infelizmente estão optando por terceirizar as equipes de TIC, ou seja, fecham contratos com empresas de tecnologia que oferecem serviço de locação de mão de obra especializada na gestão de recursos da TIC e atendimento de usuário.

Mas, por que infelizmente terceirizando equipes de TIC? Bom, em primeiro lugar esta é uma estratégia que visa conseguir mão de obra pagando salários baixos sem benefícios atrativos para estes profissionais que são terceirizados o que de fato na minha opinião causa desmotivação e de certa forma cria brechas na gestão.

mas deixando esta observação de lado, independentemente do ramo de negócio ou atuação, a Tecnologia da Informação faz parte das “engrenagens” que movem empresas e demais organizações, por isso, precisam ser tratada com prioridade e com profissionais motivados e reconhecidos.

Vale lembrar que a TI possui uma interação com setores estratégicos e de controle financeiro das organizações fazendo com que seja uma das mais importantes engrenagens do sistema funcional das empresas.

Divisões da Tecnologia da Informação e Comunicação

Muitas pessoas têm a impressão de que o profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação é um faz de tudo. Na verdade, não é bem assim que funcionam as coisas.

Assim como qualquer setor de mercado a Tecnologia da Informação e Comunicação possui ramificações com profissionais com especialidades distintas.

Em geral o setor de tecnologia da informação e comunicação de uma empresa se divide em pelo menos três principais áreas que irei descrever logo abaixo.

Governança de TIC

A governança de TIC é formada por profissionais e recursos que lidam com processos, políticas, normas, estratégias e análises ligadas à TIC.  Neste setor estão os Coordenadores e gerentes das equipes que controlam e gerenciam os processos da TIC.

TIC operacional

Na TIC Operacional é onde se concentra os profissionais que tocam a Tecnologia da Informação e comunicação no dia a dia da organização. Neste setor é onde está disponibilizado o suporte técnico, suporte na implementação de sistemas, análises de segurança, abertura de chamados entre outros.

A TIC operacional é o setor dentro da Tecnologia da Informação e comunicação que de fato carrega todas as demandas operacionais da TIC, ou seja, a empresa é totalmente dependente deste setor.

Portanto, o profissional que deseja atuar dentro da TIC operacional (geralmente técnicos e analistas) deverá ter equilíbrio emocional para atuar com carga de stress desencadeado por cobranças de usuários (suporte técnico) e gestores da empresa.  

Infraestrutura de TIC

Na infraestrutura de TIC é onde estão os profissionais que atuam com os ativos de rede e infraestrutura de cabeamento no provimento dos serviços.

Entre os ativos de redes posso citar: servidores, roteadores de rede, APs, estruturas de comunicação como cabeamento de rede, sistema de telefonia Voip, nobreaks e impressoras.

Essas são as principais divisões dentro do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da maior parte das empresas.

No entanto, vale salientar que dependendo do ramo de atuação ou do porte do negócio, uma empresa pode ter outras divisões internas ligadas à TI, como uma área dedicada exclusivamente a desenvolvimento de software ou a gestão de recursos WEB como sites e Plataformas de Extranet por exemplo.

Qual o futuro do profissional de TIC?

O profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) precisa estar atento às novas tendências, pois o dinamismo das mudanças tecnológicas acompanha a rapidez da Era Digital.

O futuro nos mostra uma quebra de padrões onde habilidades técnicas não serão mais a base primordial para quem quer atuar nesta área.

No entanto, a área de TIC é promissora e a expectativa é que faltem profissionais a longo prazo para atuar principalmente na área de desenvolvimento de software, que de fato é um dos setores onde os profissionais são bem valorizados com ótimos salários e benefícios atrativos.

Em contrapartida os profissionais de TIC podem contar ainda com certificações para especializações e cursos de pós-graduação para aumentar as chances de encontrar uma vaga com melhor salário no mercado. 

Conclusão

O setor de tecnologia da informação e comunicação é um setor que está em constante crescimento e que abre muitas oportunidades para quem deseja seguir carreira nessa área.

No entanto, se você quer conseguir vagas com salários e benefícios atrativos uma área que está em crescimento e que com certeza terá escassez de mão de obra e o setor de desenvolvimento de softwares e aplicativos.

Segundo dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) sinalizam que o déficit de desenvolvedores pode chegar a 264 mil nos próximos anos.

Esse cenário aponta que grandes oportunidades vão surgir para quem seguir este seguimento de desenvolvimento e programação de softwares.

Com o crescimento deste setor logo boas oportunidades atrativas surgem também para quem quer assumir cargos de gestão.

Já se você optar por atuar em áreas operacionais, por ter uma demanda maior de profissionais no mercado e principalmente pela terceirização do setor que se acentuou com a reforma trabalhista, os salários não são atrativos e a carga de trabalho é exaustiva.

Espero ter lhe ajudado a entender o que a Tecnologia da Informação e Comunicação e agora a escolha de que carreira você vai seguir está em suas mãos.

Para iniciar esta sua carreira em TIC é necessário que você comece a estudar e se qualificar nesta área com um curso superior e de qualificação profissional como complemento.

Hoje temos diversas instituições no mercado que oferecem formação em Gestão de Tecnologia da Informação inclusive no formato EAD onde você poderá fazer seu curso direto de sua casa.

Uma instituição muito interessante e que possui o Curso de gestão de Tecnologia da Informação totalmente aprovado pelo MEC e com mesmo certificado do presencial é a Uninta (Centro Universitário Inta).

Os seus cursos são referência no Brasil e podem ser feitos totalmente online através de seu polo digital. Para saber detalhes acesse aqui. 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE