Aliexpress-Cupom
Tipos de cabos USB
Imagem de tomekwalecki por Pixabay

É muito comum em computadores, smartphones, impressoras e dispositivos eletrônicos de modo geral possuírem algum tipo de conexão USB.

Muitos deles vem inclusive com algum cabo disponível para realizar esta conexão.

Mas, qual a diferença entre os cabos USB, e qual deles é o melhor para se usar?

Devido à grande variedade de cabos existente no mercado, pode se tornar complicado para quem não conhece muito de tecnologia saber as diferenças entre vários padrões de cabo USB.

Por este motivo, decidi criar esta postagem explicando tudo sobre os padrões de cabo USB disponíveis no mercado.

O que é USB?

USB é a abreviatura para Universal Serial Bus que em português significa: porta serial universal.

Se trata de um padrão de indústria que estabelece especificações para cabos, conectores, e protocolos de comunicação para conexão, comunicação e provimento de energia entre computadores pessoais e seus dispositivos periféricos.

Foi Lançado no ano de 1996 e atualmente é mantido pelo USB Implementers Forum (USB IF).

Tipos de cabos USB mais conhecidos no mercado

A entrada USB é uma conexão praticamente universal, no entanto com tipos diferentes.

Mas, por que isso acontece? 

Isso acontece para que os cabos possuam funções diferentes e que possam preservar a compatibilidade no suporte a novos dispositivos.

Entre os cabos mais utilizados podemos citar:

  • USB-A: Este tipo de conexão é o padrão que se encontra na extremidade de quase todos os cabos USB e que em sua maioria posso citar os computadores, console de games, TVs e diversos outros dispositivos eletrônicos.
    Cabo Usb-A
    Cabo USB Tipo USB-A
      Cabo USB-A
  • USB-B: Este tipo de conexão é quase de formato quadrado e é utilizando muito em conexões de impressoras. Este tipo de cabo não é muito comum hoje, já que a maioria está utilizando um tipo de conexão menor. No caso das impressoras estes cabos apesar de ainda serem muitos utilizados a tendência é que se acabe no futuro, e seja substituído por conexão Wifi ou por cabo Ethernet como já vem ocorrendo em impressoras intermediarias.
    Cabo USB-B
    Cabo USB de um lado do Tipo USB-B e do outro lado USB-A
  • Mini-A: Esta conexão era o padrão para a conexão de aparelhos celulares antes  do micro- USB. Ele já não é tão comum, mais ainda é possível encontrar este tipo de conexão USB em algumas câmeras e em reprodutores de mp3 e em produtos eletrônicos similares.
    Cabo USB de um Lado Mini-A do outro Lado USB-A
    Cabo USB de um Lado Mini-A do outro Lado USB-A
  • Micro-USB: O Micro-USB é o padrão que está em uso atualmente, mais vem entrando em desuso lentamente. Portanto, mesmo o Micro-USB sendo um padrão muito utilizado principalmente em smartphones e celulares de linha de entrada, a tendência é que seja substituído pela conexão USB Type-C que possui maior velocidade de transmissão de dados.
    Conexão Micro USB
    Cabo de Conexão Micro USB
  • USB Type-C:  Esta conexão é o mais recente padrão de conexão USB especialmente para dispositivos mobiles como notebooks e smartphones. O cabo Type-C garante maiores taxas de transferências bem maiores que as conexões anteriores como o Micro-USB por exemplo. A conexão Type-C apesar de esta sendo implementada pelas empresas em produtos da linha premium e Plus a tendência é que muito em breve seja o padrão para todos dispositivos mobiles.

Você também poderá gostar de Ler: Computador Lento – 5 possíveis causas e 5 soluções para esta situação.

Padrões de Velocidade da conexão USB

Além de possuir vários tipos de conexões USB, vale ressaltar que o USB passou por vários padrões de velocidades de transferência de dados.

O que de fato saber qual é o tipo de conector do cabo que ele possui um determinado padrão de velocidade.

Principais variações de velocidade de transmissão de dados em cabos USB.

  • Padrão USB versão 1.0: Este padrão é um dos mais antigos e é muito provável que você ainda encontre este tipo de padrão em muitos dispositivos por aí, mesmo ele tendo uma velocidade de transmissão de dados bem menor que os padrões atuais.
  • Padrão USB Versão 2.0: No padrão USB 2.0 foi possível oferecer suporte para cabos mini e micro USB com também tecnologia OTG. O USB 2.0 também possui uma velocidade de transmissão de dados menor que as velocidades dos padrões atuais, no entanto, o padrão USB 2.0 ainda é muito usado em dispositivos como alguns Pen-drives (mais baratos) e em periféricos de computador como mouses e teclados. Na maioria dos computadores também é possível encontrar portas no padrão USB 2.0.
  • Padrão USB Versão 3.o: O Padrão USB 3.0 é o padrão atual para velocidades e bem mais rápido que o seu antecessor USB 2.0. Este tipo de padrão está sendo amplamente utilizado principalmente por dispositivos de armazenamento como Hds externos, Pen drives e dispositivos de transmissão como as boas placas de capturas utilizadas em Lives. Para identificar uma porta USB compatível com o padrão 3.0 basta olhar para a porta ou conector que deverá possuir a cor azul. Muitos cabos e conectores USB vem com as siglas SS (que quer dizer Super Speed). 

Você pode usar um dispositivo USB 2.0 em uma porta USB 3.0 ou um dispositivo USB 3.0 em uma porta USB 2.0, no entanto, a velocidade será a menor entre os dois padrões.

Por exemplo:

Se você usar um Pen drive USB 2.0 em uma porta 3.0 ela será limitada a menor velocidade que é a do Pen Drive.

Se você utilizar um Pen Drive USB 3.0 em uma porta USB 2.0 ela será limitada a menor velocidade que é a da porta a qual o Pen Drive está conectado.

Portanto, se você quiser realmente desfrutar da tecnologia 3.0 de um dispositivo, tanto a porta quanto o dispositivo devem ser de padrão iguais, ou seja, ambos devem ser USB 3.0.

O que é USB Type-C?

Cabo USB Type-C
Imagem de Denys Vitali por Pixabay

USB Type-C é um padrão que promete maior velocidade de transferência de dados assim como fornecer mais energia que as versões anteriores do USB.

No entanto, não é apenas a velocidade na transferência de dados que é o diferencial do USB Type-C.

O USB Type-C pode ser também utilizado para alimentar dispositivos, podendo ser empregado como um canal de saída para um monitor de computador por exemplo. 

Como falei anteriormente o USB Type-C será cada vez mais implementado nos dispositivos eletrônicos em especial os tablets e smartphones e em um futuro bem próximo ficará no lugar do atual Micro USB que ainda é amplamente utilizado pelas empresas.

Dicas importantes na hora de comprar um cabo USB

Muitas pessoas podem ter a necessidade de comprar um novo cabo USB, seja por ter perdido ou mesmo por um dano acidental que deixou o cabo sem utilidade. No entanto, ao comprar o novo cabo se atente a alguns pontos importantes.

Quando for comprar um novo cabo USB, não opte por escolher a opção mais barata. Na maioria das vezes, isso é uma má ideia e como já diz o ditado popular “O que é barato pode acabar saindo caro”.

Um cabo mal feito pode causar diversos problemas como: carregamento lento, baixo desempenho, danos ao dispositivo ou até mesmo um risco de incêndio.

Não estou dizendo que é necessário comprar um cabo original direto no fabricante do seu dispositivo, apenas deve se atentar se o produto é realmente de uma empresa séria e confiável. 

No caso de compra de cabos importados em lojas virtuais opte por marcas reconhecidas mundialmente como: Xiaomi, Huawey, OnePlus e em lojas confiáveis como: GearBest e BangGood por exemplo.

Algo que deve ser levado em consideração é o comprimento do cabo. Cabos curtos são ótimos para quem precisa de portabilidade, mas, de outro lado podem deixá-lo preso à uma curta distância de uma tomada de energia enquanto carrega seu smartphone ou tablet por exemplo. 

No entanto, um cabo muito longo pode ser inconveniente para você levar para outros locais e pode causar aquele emaranhado de fios.

Conclusão

E ai? O que você achou desta postagem? Espero que tenha lhe ajudado a entender melhor sobre o USB que é tão usado atualmente.

Caso ainda tenha dúvidas sobre este tema, deixe nos comentários e terei o maior prazer em esclarecer.

Se você ainda não é inscrito em nosso Canal do Youtube se Inscreva Agora e receba nossos conteúdos em vídeo e fique cada dia mais conectado com a tecnologia. 

Você também poderá gostar de Ler:  Computador para Jogos – 5 opções entre computadores desktops e notebooks para você comprar

 

Ofertas de Livros na Amazon

Sobre o Autor

Edson Pessoa
Edson Pessoa

Olá! Eu sou Edson Pessoa, Sou profissional de tecnologia, marketing digital e empreendedor digital. Sou apreciador de produtos de tecnologia em geral e adoro trazer dicas que tenham poder de mudar sua vida de alguma forma.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conteúdo protegido! Entre em contato para obter autorização de republicação com indicação da fonte.