...

O que é Cardano (ADA)?

por Edson Pessoa
45 Visualizações

O projeto Cardano é um dos que mais prometem inovações para o mundo das criptomoedas.

O projeto Cardano (ADA) foi desenvolvido com o objetivo de ser mais do que uma criptomoeda, de maneira geral o projeto é formado por uma plataforma que tem como objetivo executar aplicativos financeiros descentralizados.

A ideia é que estes mesmos aplicativos que executam dentro da plataforma da Cardano(ADA)  facilitem os processos em ações financeiras de instituições do governo, empresas e pessoas físicas. 

Logo, isso tudo faz da Cardano (ADA) uma rede que integra múltiplas funcionalidades em um único lugar.

Dentro dessa plataforma, são desempenhadas pela tecnologia da Cardano funções para proporcionar transações rápidas e seguras e a leitura e execução de contratos inteligentes (smart contracts).

Além disso, a plataforma emite o seu próprio token, o Cardano ADA, considerado uma criptomoeda (ou um criptoativo).

Como funciona a Plataforma da Cardano?

A plataforma da Cardano (ADA) possui uma grande diferença em sua construção, sendo totalmente desenvolvida por meio de metodologia cientifica com a participação de diversos engenheiros, desenvolvedores e cientistas especializados que atuam no desenvolvimento da plataforma desde o inicio do projeto. 

A arquitetura da plataforma conta com uma blockchain de código aberto, assim como o Bitcoin, que foi desenvolvida em forma de camadas separadas, fazendo funções de leituras de contratos inteligentes e das transações da criptomoeda Cardano (ADA)

A maneira como a plataforma da Cardano (ADA) foi concebida faz dela uma plataforma flexível e que possibilita melhorias e alterações sem interferências aos usuários que utilizem a plataforma. 

As atualizações acontecem como se fosse um hard fork mesmo, porém a rede não precisaria ser reiniciada e não há rupturas que prejudiquem os investidores. Isso ocorre por conta do mecanismo Hard Fork Combinator da Cardano.

Como surgiu a Cardano?

O criador da plataforma Cardano, que também teve co-participação na criação da Ethereum, Charles Hoskinson, iniciou o desenvolvimento do projeto em 2015.

A intenção de Hoskinson era reunir as melhores características e aplicabilidade das demais altcoins e do próprio Bitcoin, ainda visando explorar as oportunidades de sanar problemas e oferecer soluções para questões que ainda não foram tocadas nesses outros projetos de blockchain.

A criptomoeda ADA é chamada de “Ethereum Japonês” por ter tido 90% dos seus investidores no Japão e outros países asiáticos. Isso porque alguns desses países possuem uma regulação já consolidada para criptomoedas.

Tais investidores financiaram toda a rede da Cardano entre os anos de 2015 a 2017.

Inicialmente a moeda era conhecida por IOHK, pois ela foi lançada pela empresa IOHK (Input Output Hong Kong), liderada por Hoskinson, que foi o responsável pelo desenvolvimento da parte criptográfica da plataforma.

A plataforma recebeu apoio de diversos cientistas e acadêmicos ao redor do mundo. Além da IOHK, existe a empresa Cardano Foundation, uma organização independente localizada na Suíça, que presta suporte para os usuários da plataforma e às autoridades responsáveis pela regulamentação e pela parte comercial.

Para que serve a Cardano (ADA)?

A plataforma da Cardano é super inovadora entre as criptomoedas, pois ela foi toda desenvolvida com o objetivo de solucionar problemas que outras altcoins e até do próprio Bitcoin não entregam, oferecendo ferramentas ideais para o mercado financeiro como um todo.

Entre os principais objetivos da plataforma Cardano (ADA) podemos destacar a integração com serviços de pagamentos, leitura e execução de contratos inteligentes (Smart Contracts) e integração financeira com instituições financeiras e bancos, além é claro da mineração de sua criptomoeda Cardano (ADA) em sua blochchain. 

Também é possível afirmar que o projeto abrange a possibilidade de a rede Cardano (ADA) Funcionar como uma forma de pagamento alternativa.

Onde comprar Cardano (ADA)?

Para comprar a Cardano (ADA) é necessário antes de tudo criar uma conta em uma corretora de criptomoedas que é conhecida também como  uma Exchanges. 

Para te ajudar a encontrar uma corretora confiável deixo logo abaixo algumas das principais corretoras que comercializam a criptomoeda da Cardano (ADA).

Só lembrando que ao fazer sua compra em uma das corretoras indicadas você poderá também comprar outras criptomoedas conhecidas como a Ethereum, Litecoin e Bitcoin assim como também novos projetos de criptomoedas que podem ser interessantes.

Apenas gostaria de salientar que esta postagem não é uma indicação de compra de criptomoeda  e que não estamos interferindo em sua escolha de Corretora (Exchange). Sendo apenas um conteúdo que visa informar você das maiores Exchanges (Corretoras) em nossa opinião. 

Lista com as principais Exchanges de negociação de criptomoedas:

Cotação das Principais Criptomoedas

Desenvolvido por Investing.com

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE