...

O que é dead pixel e stuck pixel? Existe solução?

Dead Pixel é um problema que ocorre em monitores de LCD no que diz respeito a pixels que param de funcionar. Se quiser entender melhor sobre este assunto leia esta postagem na integra.

por Edson Pessoa
14 Visualizações
Imagem de um Monitor LCD ligado em cima de uma mesa

Imagem: https://www.trustedreviews.com/

Dead pixel em tradução livre significa “pixel morto” e como já diz o nome se trata de um pixel que deixou de funcionar causando aquele pontinho preto na sua tela.

Já o stuck pixel (tradução = pixel preso) é um pixel que emite luz mais não tem a capacidade de mudar de cor, causando um efeito de um ponto luminoso na tela.

Mas o que é de fato um dead pixel e stuck pixel? Por que esse problema ocorre? Existe alguma solução para este tipo de problema? Existe alguma maneira de evitar este problema de forma preventiva?

Se quiser sanar todas estas dúvidas e entender tudo sobre este assunto fique até o final desta postagem. 

O que é um dead pixel?

Dead pixel é o nome que se dá a um defeito que ocorre principalmente em telas do tipo LCD e este tipo de problema se manifesta com a presença de minúsculos pontos pretos na tela.

Os minúsculos pontos pretos na tela são a evidência de que aqueles pixels morreram e deixaram de funcionar, ou seja, se tornaram “pixels mortos” ou como são conhecidos “dead pixels”. 

Imagem de uma tela com Dead Pixel

Imagem: Dead Pixel em uma tela de LCD – Imagem: wikimedia.org

Qual a diferença de um dead pixel para um stuck pixel?

Os pixels também podem se apresentar na tela como pontos luminosos que não mudam de cor.

Na maioria das vezes os pontos luminosos que não mudam de cor podem ser notados como um ponto na tela emitindo luz branca, no entanto, podem aparecer como um ponto fixo nas cores: vermelha, azul ou verde.

Para estes casos o Pixel não chegou a morrer pois não perdeu a sua luminosidade.

Portanto, para este tipo de problema onde o pixel continua emitindo luz, no entanto, perdeu a capacidade de mudar de cor dar-se o nome de: “stuck pixel” que em tradução livre seria o mesmo que “pixel preso”.

Os dois tipos de problemas ocorrem bastante em monitores e TVs de LCD independente da qualidade dos componentes empregados na construção da tela. 

Inclusive alguns fabricantes não trocam telas de equipamentos que possuem um número baixo de dead pixels, mas, não se trata de uma regra, afinal, isso gera controvérsias com o Código de Defesa do consumidor que diz que existe uma garantia por parte do fabricante.

Stuck Pixel em um monitor LCD

Stuck Pixel em um monitor LCD – Imagem: https://commons.wikimedia.org/

 

Qual a causa para o aparecimento de dead pixels e stuck pixels em telas?

Os “dead pixels” podem ser causados por algum tipo de impacto na tela, por uma oscilação elétrica, falhas durante o processo de produção ou desgaste de componentes eletrônicos. 

Em alguns casos o problema existe desde a fabricação do produto, aonde já chega para o usuário final com problemas de dead pixel. Inclusive nestes casos é esperado que mais pixels se apresentem na tela como dead pixel.

Já o “stuck pixel” pode ser causado por uma falha de alimentação elétrica nos circuitos da placa, tendo em vista que um pixel precisa da energia na medida correta para que realize a mudança de cor e funcione corretamente. 

Existe algum tipo de solução para problemas de dead pixel e stuck pixel?

Como já vimos anteriormente o dead pixel e o stuck pixel podem ocorrer por fatores relacionados a falhas no processo de produção, impacto ou desgaste dos componentes. 

Por este motivo, é difícil prever algum tipo de medida preventiva que evite naturalmente que o dead pixel e stuck pixel apareçam. 

O melhor a fazer é evitar que o equipamento fique exposto a ambientes úmidos, com temperaturas excessivas, não ligar o equipamento em redes elétricas instáveis ou de estrutura precária e evitar impactos físicos na tela. 

Há quem recomende que a área do pixel com problemas seja pressionada, no entanto, isso pode causar mais danos a tela, razão pela qual eu não recomendo que você faça este tipo de procedimento.

A mal notícia é que se um “dead pixel” ou “stuck pixel” aparecer na tela de sua TV ou monitor não vai ter muito o que ser feito.

Uma esperança que ainda pode ajudar em casos de stuck pixel é o site  JScreenFix, que executa um teste onde tenta voltar um pixel problemático ao normal.

No entanto, tenha ciência que se o pixel tiver um dano permanente, esse tipo de teste não vai fazer milagres contornando o problema. 

Infelizmente na maioria dos casos a solução é conviver com o problema ou realizar troca do monitor, caso o problema de dead pixel ou stuck pixel esteja atrapalhando o uso. 

Se o seu equipamento estiver na garantia, vale a pena entrar em contato com o fabricante para checar se a troca pode ser realizada gratuitamente, tendo em vista que é considerado um vício do equipamento e o Código de Defesa do Consumidor garante este direito. 

Se você se interessar gostaria de te sugerir a leitura de nossa postagem sobre o que é o efeito burn-in que acontece com os monitores e como evita-lo. 

Você também poderá gostar de:

Deixe um comentário

Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Caso você esteja de acordo com isso clique em "ACEITAR". Lembre-se que segundo as Leis RGPD e LGPD você poderá cancelar seu consentimento a qualquer momento. ACEITAR CONSULTE NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE